Delícias típicas da nossa terra dão um toque especial nos tradicionais pratos das ceias natalinas compondo um cardápio diferente para todos os paladares

Final de ano é hora de celebrar e agradecer por tudo de bom que a vida nos brindou. Em tempos tão desafiadores como os que passamos ao longo de 2020, fazer dessa ocasião uma oportunidade para oferecer um mimo especial a quem amamos torna-se ainda mais importante. E nada melhor para demonstrar carinho do que aquele prato especial, preparado com amor e dedicação. Mas que tal acrescentar os incríveis sabores regionais às receitas tradicionais e surpreender todo mundo, trazendo um pouco do gostinho de infância e as boas lembranças afetivas à mesa? Acredite, alguns ingredientes do nosso dia a dia podem fazer toda a diferença até mesmo no sempre aguardado peru e outros quitutes nobres, bastando para isso seguir algumas dicas de elaboração e harmonização. O resultado? Convidados satisfeitos e alegria do começo ao fim!

“Sempre gosto muito de aproveitar tudo o que a nossa culinária e a nossa terra têm de melhor nos meus cardápios, especialmente as delícias cuiabanas, que oferecem vastas opções de combinações e incrementam qualquer receita”, destaca o chef Marcelo Cotrim, que desenvolveu uma ceia de final de ano especial e criativa para os clientes do BigLar. “Por que não agregar ingredientes frescos, suntuosos e irresistíveis ao menu tradicional de Natal e Ano Novo?”, diz. “Há também determinadas maneiras de preparo que valorizam opções mais nobres, como o peru e o bacalhau e, sempre relevante, garantem maior rendimento, sem contudo perder a apresentação apetitosa”, completa.

Como entrada refrescante, Cotrim indica duas sugestões fáceis e muito gostosas. “A primeira opção é um mix de folhas com bacalhau, que está sempre presente nas festas de fim de ano e muita gente acredita que é símbolo de prosperidade, além de ter cara de celebração”, aponta o chef. “Podemos usar folhas baby, para que a decoração fique mais bacana, e o fato de usar o bacalhau em lascas confitadas permite que mais pessoas possam degustar essa delícia de maneira mais acessível, em uma salada original e enriquecida.” A segunda alternativa não é menos irresistível, vai ser difícil decidir, melhor fazer as duas! “Outra ótima opção é a tehine de queijos com mel de hortelã sob cama de castanhas, em que misturamos queijo derretido, creme de leite e gelatina para dar um pouco de corpo e permitir desenformar”, conta. “A infusão do mel aquecido com a hortelã garante uma sensação refrescante na hora de servir, complementada pela crocância das castanhas, fica fantástica acompanhada de torradas, grissinis, crostines e os pães levain, com fermentação natural, do BigLar.”

Entre os pratos principais, o chef fez questão de manter o clássico, mas acrescentou um recurso nada convencional e muito saboroso. “Nesse período de festas, o peru é sempre o centro das atenções e claro que vamos oferecer como parte do nosso cardápio, mas vamos recheá-lo com uma farofa de banana-da-terra madura e frita, super tradicional aqui de Mato Grosso e que vai lembrar a todos um pouquinho da nossa raiz”, ressalta Cotrim, lembrando que é sempre bom deixar o peru, mesmo que já venha temperado, mergulhado por cerca de seis horas em uma marinada antes de assar para reforçar esse tempero. Na sequência, aquele prato que remete aos dias especiais na infância de muitos: o cuscuz paulista, só que feito com camarões, como a ocasião festiva pede! “Além de ser preparado com um caldo feito com os camarões com casca, o que deixa o sabor incrível, é visualmente muito bonito e pode ser mais um elemento de decoração para a mesa”. Para acompanhar, o chef recomenda o arroz natalino, em que o ingrediente, também muito associado à fartura e prosperidade, ganha a companhia das uvas-passas, aspargos e jamón, um presunto curado, fatiado. “Ele traz um toque de sal a mais e é um componente que confere requinte a essa preparação tão comum do nosso dia a dia.”

A deferência à nossa riqueza gastronômica continua com a receita de gratin de mandioquinha com mozarella de búfala e vai até a sobremesa. Sim, a rabanada também vai surpreender. “Fizemos uma versão recheada com rapadura de leite e com piché, a nossa paçoquinha feita com milho torrado, açúcar e canela”, explica Cotrim. “O ano todo, temos a sorte de poder contar com o melhor da natureza e da cultura brasileira em nossa mesa, não seria em uma noite tão importante que deixaríamos de valorizar esse nosso patrimônio”, finaliza.

Arte à mesa

É no Natal que a arte da mesa posta, a prática de organizar copos, pratos, talheres e objetos de decoração com o objetivo de tornar a experiência da refeição mais agradável e única, torna-se mais especial. 

“Quando organizamos os detalhes da ceia, pensamos nos deliciosos pratos, na sobremesa, nas bebidas, e pensar na decoração e na montagem de uma mesa nos dá a agradável sensação de que os pratos ficam ainda mais saborosos, presenteando os convidados com todo o capricho que eles merecem ser recebidos”, destaca a arquiteta Tamara Segala, que preparou essa mesa especial para os clientes BigLar.

Pode até parecer que organizar uma mesa posta de Natal seja uma tarefa difícil, contudo, com um toque de criatividade, disposição e amor, o sucesso é garantido. Para deixar sua decoração ainda mais bonita, Tamara traz algumas dicas importantes. 

Aposte nas cores tradicionais, vermelho, verde, branco e o dourado, que significam, respectivamente, amor, esperança, paz e prosperidade.

Invista nas louças brancas ou naquelas que tenham um toque a mais, combinando com as outras peças.

Uma boa dica para as taças é apostar nas transparentes, que combinam com todos os estilos.

Se tiver um jogo especial de talheres, é a hora de usá-los. 

Sousplats, porta-guardanapos e flores naturais deixam a decoração incrível.

Por fim, invista em enfeites. Uma ideia bem legal é combiná-los com os que usou na sua árvore de Natal. 

Use a sua criatividade e essas dicas para montar uma mesa especial e cheia de encantos.