Com receitinhas das avós ou grandes confeiteiros o bolo marca forte presença nas casas brasileiras

Pode ser uma receita simples ou mesmo versões mais elaboradas, o bolo está entre as delícias clássicas no dia a dia do brasileiro. Em cafés da manhã, da tarde, aniversários, casamentos, batizados, confraternizações, a presença de um bolinho não tem erro. E ele até ganhou um dia especial: em 26 de novembro, celebra-se o Dia do Bolo.

Exatamente por sua importância, esteve entre as receitas mais executadas durante a quarentena por aqueles que já amavam a cozinha e até por quem não tinha tanta experiência assim. Na quarentena, os ingredientes básicos para uma massa (ovos, açúcar e farinha) nunca entraram tanto em ação, mas as opções de receitas que já eram assadas nos fornos de cada casa sempre foram variadas: chocolate, cenoura, fubá, milho, maçã com canela, baunilha, laranja, limão, nozes, red velvet… Sem contar as versões recheadas, com caldas ou coberturas, sem glúten e fit. Uma delícia melhor que a outra!

Na casa da Julia Mello, que é cliente BigLar, a produção de bolos aumentou e ainda fez parte do aprendizado de matemática da filha Maju, de apenas quatro anos. Com as atividades enviadas para casa, a professora orientou que Julia começasse a inserir os ensinamentos no dia a dia. “Sempre procuro preparar os bolos com ela. Passei a destacar os números e as somas, como a quantidade de xícaras ou colheres de cada receita, e ela está aprendendo sem perceber que faz parte da atividade”, conta Julia.

Julia Mello

Cliente BigLar

“Sempre procuro preparar os bolos com ela. Passei a destacar os números e as somas, como a quantidade de xícaras ou colheres de cada receita, e ela está aprendendo sem perceber que faz parte da atividade”

  

E a Maju tem adorado todo o envolvimento para fazer os bolos durante esse período de recolhimento em casa. “Ela vai falando as receitas e até corrige as avós quando faz com elas, porque acredita que tem que ser do meu jeito (risos), conta a mãe. 

Além da participação e aproximação familiar, novas receitas foram testadas. Na casa da Julia, a receita de um bolo de chocolate da mãe ganhou espaço em sua cozinha pela primeira vez. Assim como o bolo de limão nas assadeiras da também cliente BigLar Dora Asckar. 

“A receita de bolo de limão foi a que mais fiz e aprendi na quarentena. É um bolo leve, fácil, saboroso e tem feito o maior sucesso”, conta Dora, que raramente preparava bolos, mas descobriu seu lado cozinheira nos últimos meses. “Foi a época de maior criatividade na cozinha na minha vida. Testei várias receitas novas, aperfeiçoei outras que não tinha tanta prática, de doces, salgados, bolos, pratos novos e massas”, afirma.

Dora Asckar

Cliente BigLar

“Foi a época de maior criatividade na cozinha na minha vida. Testei várias receitas novas, aperfeiçoei outras que não tinha tanta prática, de doces, salgados, bolos, pratos novos e massas”

Os bolos também não estavam muito presentes no dia a dia, mas acabaram recebendo uma atenção bem maior. “Era raro assar bolos, mas, depois, acabei me pegando fazendo bolos a cada dois dias. Queria aprender e a família toda gosta, minhas filhas e meu marido”, diz Dora. 

Julia também conta que descobriu como inovar seus bolos caseiros em receitas um pouco mais saudáveis, incluindo como ingredientes a aveia e o mel. E entre tantas receitas gostosas, sempre há uma preferida, e é o bolo de cenoura com cobertura de chocolate que faz mais sucesso nas casas de Julia e Dora.