Para comemorar o Dia dos Namorados, que tal preparar um jantar completo bem juntinhos? Preparamos um menu especial para a data

O Dia dos Namorados está quase aí e deixar a data passar em branco está fora de cogitação, né? Apesar de a pandemia dificultar os planos dos apaixonados mais uma vez, que tal preparar um jantarzinho a dois e tornar a noite bem especial?

A sugestão do nosso chef, Marcelo Cotrim, para a data é deliciosa e bem completa. Para começar, duas opções de entrada: “Queijo brie empanado com mel de trufas” e “Mix de folhas com rosbife”. Na sequência, o prato principal é um “Carré de cordeiro com fettuccine” e, para finalizar, uma sobremesa delicada: “Panna cota de frutas vermelhas”.

O chef explica que a concepção do menu para comemorar a data foi pensada em um sentido mais amplo, ou seja, valorizando a união a dois. “Todo item do cardápio foi pensado para ser feito em parceria, assim como um casal deve ser na vida amorosa – e na cozinha também”, destaca Cotrim.

Itens do menu

Para a primeira entrada, a proposta é que um integrante do casal fique responsável por empanar o queijo brie, enquanto o outro vai aquecendo o óleo para a fritura. O compartilhamento das tarefas faz com que o queijo seja servido no ponto e com a mesma satisfação para apreciação dos dois.

A maioria das pessoas adora começar uma refeição com queijo, e o brie traz um ar de requinte para o menu. Além disso, outro upgrade é a adição do mel de trufas, que eleva a experiência dos sabores e deixa a entrada ainda mais sofisticada. A sugestão de bebida é um espumante.

Para o “Mix de folhas com rosbife”, a parceria é novamente o ponto alto do preparo. Um fica responsável pela higienização e cuidados com as folhas, enquanto o outro sela e fatia o rosbife, propõe Cotrim. “A ideia é trazer um pouco de frescor com a salada e um pouco de complexidade com o rosbife, iniciando, de fato, o menu. Como sugestão de harmonização, um vinho rosé”, completa o chef de cozinha.

Já para o prato principal, novamente dois preparos distintos com a massa (e o molho) e a carne para o envolvimento dos dois. Ao final, as duas preparações são combinadas para que a refeição esteja completa.

Para o encerramento, a “Panna cota com frutas vermelhas” deve ser preparada com um pouco de antecedência, mas não deixa de manter a proposta de união do casal. O creme e a calda são servidos juntos, fechando um menu completo para o Dia dos Namorados. “Este menu, desde o início até o final, é preparado a quatro mãos. Traz este espírito de cumplicidade e união entre um casal, que deve ser importante em vários setores da vida a dois, e na cozinha também”, destaca o chef.

Dicas valiosas
  • Para empanar o queijo brie, é importante que ele esteja bem gelado para não estourar. A combinação de três farinhas (trigo, rosca e panko) formam uma crosta perfeita.
  • O mix deve combinar folhas com sabores e texturas mais delicados e marcantes: alface baby roxa, alface-americana, rúcula baby e agrião baby.
  • A peça de filé mignon deve ser apenas bem selada, deixando o interior bem rosado para um ponto menos. Já as fatias do rosbife não devem ser grossas.
  • Assim que sair do fogo, a panna cota não ficará com uma consistência cremosa, chegando ao ponto somente após ser resfriada. E não se preocupe: a baunilha ainda ficará visível.