Seja por meio de suas folhas, sementes ou do molho já pronto, a mostarda traz mais saúde com um gostinho de picância

Embora seja recorrentemente associada ao molho amarelo azedinho que serve para dar sabor aos lanches e sanduíches, a mostarda é uma planta, que apresenta mais de 2 mil espécies, das quais apenas três são empregadas na culinária, por meio de suas sementes e folhas.

São elas: a Brassica juncea – que origina a mostarda-marrom (também conhecida como mostarda-castanha, mostarda oriental, mostarda-da-índia etc.) –, a Brassica nigra – denominada de mostarda-preta – e a Sinapis alba (Brassica alba ou Brassica hirta) – espécie da mostarda-branca ou mostarda-amarela, a mais utilizada para fazer o famoso molhinho.

Um dos condimentos mais antigos da humanidade, cujo uso foi registrado por Heródoto, no século V a.C., e que, inclusive, tem suas sementes mencionadas em versículos bíblicos, a mostarda, no início da Era Cristã, chegou a ser usada na fabricação de remédios. Hoje, ela é popularizada nas cozinhas do mundo todo, e motivos para isso não faltam, além do acentuado sabor que promove aos alimentos.

Bomba de nutrientes

Na mostarda encontra-se grande quantidade de vitaminas, como as vitaminas: A, C, E, K e do complexo B, além de minerais como: cálcio, ferro, potássio e magnésio, o que traz inúmeros benefícios à saúde, seja pelo consumo de suas folhas ou sementes, que apresentam algumas particularidades nutricionais. Confira quais são estas particularidades e os benefícios que a ingestão deste alimento traz ao corpo.

Folhas de mostarda

Além dos já mencionados vitaminas e minerais, a folha de mostarda é muito rica em antioxidantes, sendo fonte de flavonoides, indóis, sulforafano, carotenoides, luteína e zeaxantina. Os indóis, por exemplo, protegem contra alguns tipos de câncer como o de próstata, mama, cólon e ovário, pois inibem o crescimento de células tumorais. Este alto conteúdo antioxidante também ajuda a baixar o colesterol e a prevenir doenças degenerativas.
Alguns dos outros benefícios das folhas de mostarda:

Desintoxicação do organismo: a folha de mostarda desintoxica o corpo por ser rica em glucosinolato, composto que protege o fígado e melhora seu desempenho, ativando enzimas que metabolizam as substâncias tóxicas. A presença da clorofila também ajuda a eliminar as chamadas “toxinas ambientais” da corrente sanguínea, neutralizando, por exemplo, metais pesados e produtos químicos que estão no corpo.

Combate à osteoporose: cem gramas de mostarda cozidas equivale a 525% da ingestão recomendada de vitamina K. Esta vitamina está diretamente envolvida na mineralização óssea e na coagulação do sangue. Além disso, auxilia na remoção do cálcio patológico – aquele que está presente onde não deveria, como nas articulações, causando bursite ou artrite; nos órgãos, formando cálculos, nos rins e vesícula, por exemplo; nos vasos sanguíneos, depositando-se nas artérias, o que endurece o sistema circulatório e aumenta a chance de um enfarte, entre outros.

Sementes de mostarda

Como a maioria das sementes, as de mostarda são uma fonte de nutrientes variados. Além do cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco etc., apresentam ômega-3, fitoesteróis e fibra. Também contêm altos níveis de selênio, um mineral com ação antioxidante e essencial para o metabolismo do cérebro e da tireoide, e de fitonutrientes antioxidantes, como o glucosinolato, isotiocianato e curcumina, que protegem contra o câncer. Outros benefícios das sementes (e dos molhos):

Menos riscos de doenças cardiovasculares: ricas em gorduras boas, como o ômega 3, elas ajudam a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL), colesterol total e triglicerídeos. Devido a sua propriedade antioxidante, as sementes de mostarda também previnem que a gordura fique acumulada dentro dos vasos e favorecem a circulação do sangue, diminuindo o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como aterosclerose, infarto ou AVC.

Controle da tireoide e colesterol: pelo alto teor de selênio, as sementes de mostarda ajudam a regular a tireoide, e, por conter vitamina B3 – que combate à aterosclerose –, baixa o colesterol. Também atuam na proteção da visão, por serem fonte de luteína e zeaxantina, dois carotenoides com ação ocular. Além disso, previnem diversos tipos de câncer, como de estômago e cólon, têm ação anti-inflamatória, aliviando dores articulares e musculares, e podem ajudar na prisão de ventre, por possuírem um bom teor de fibras e mucilagem, que aceleram o trânsito intestinal.

Folhas de mostarda
Inserindo a mostarda no cardápio

As folhas de mostarda podem ser refogadas ou cozidas a vapor e temperadas a gosto, sendo servidas como acompanhamento nas refeições ou como salada. Já as sementes podem ser usadas como tempero, inseridas inteiras no preparo de carnes e assados, ou moídas para acrescentar na hora da finalização do alimento. Além disso, das sementes se origina o molho/condimento usado em pratos prontos, geralmente em sanduíches, mas também combina com carnes e pode entrar no tempero de saladas e legumes. Mas cuidado com exageros. Grande quantidade de mostarda usada diariamente pode causar irritação gástrica. Para tê-la como sua aliada na saúde, consuma-a até duas vezes por semana.