Frescor e sabor do mar direto para a sua mesa, mas sem complicação

Muito apreciado especialmente na cozinha japonesa e espanhola, o polvo ganha a cada dia mais adeptos também por aqui, consolidando-se como uma opção de receita leve e saborosa para todas as estações. Com aparência sofisticada e compondo em geral pratos bastante refinados, o polvo é um ingrediente que muita gente tem receio de tentar preparar em casa e não obter os melhores resultados, mas nessa receita – que reservou especialmente para os nossos leitores – o chef Marcelo Cotrim mostra que oferecer essa iguaria para os familiares e amigos naquele almoço ou jantar mais caprichado é mais fácil do que se imagina.

Garantir o ponto certo é o segredo

O único cuidado que é preciso ter, conforme explica o chef, é na hora de cozinhar, para ficar no ponto e na textura certa, bem macia. “Se for na panela de pressão, pode colocar bem pouca água e também uma cebola, que soltará água, daí é só deixar 7 ou 8 minutos cozinhando depois que pegar pressão”, destaca. “Depois de desligar, é importante deixar a pressão sair naturalmente ou, se quiser agilizar, deixar sair a pressão bem devagarzinho, senão causa muito atrito dentro da panela e a pele do polvo não fica com a aparência mais apetitosa que a gente quer”, diz. “Pode fazer na panela comum também, mas aí são cerca de 30 a 35 minutos de cozimento, e é bom ir espetando um garfo ou palito para checar se já está no ponto desejado.” Quando ficar pronto, outra dica é manter o polvo na mesma água do cozimento até atingir a temperatura ambiente e deixar assim até o momento de finalizar o prato para servir. Isso evita que resseque e fique duro. “Na finalização, pode passar também rapidamente os tentáculos em uma frigideira com um pouco de azeite só para grelhar e ficar dourado, como fizemos na nossa receita.”

Acompanhamento versátil e delicioso

Tão simples de fazer quanto o polvo é o acompanhamento sugerido por Cotrim, mas que surpreende pelo delicado paladar. “O purê de cenoura é um verdadeiro coringa na culinária, pois fica bom como guarnição com quase todos os tipos de carne”, revela. “E não tem segredo, é só utilizar a caramelização do açúcar da própria cenoura, que pode ser refogada em um pouco de manteiga enquanto pingamos um pouquinho de água por vez, apenas para ir soltando do fundo da panela mesmo, e depois poder processar”, indica. “Essa combinação de dulçor com cremosidade fica bem bacana para acompanhar vários tipos de prato, não somente o polvo”, completa.

Marcelo Cotrim
Chef

Marcelo Cotrim

Cuiabano, formado em Gastronomia, Pós-Graduado em Chef de Cozinha Brasileira, indicado ao Prêmio Nacional Dólmã como um dos três melhores Chefs de MT no ano de 2015. Estagiou nos Restaurantes Epice, do Chef Alberto Landgraf, e nos premiadíssimos Mocotó, do Chef Rodrigo Oliveira, Dalva & Dito e D.O.M. Restaurante, do Chef Alex Atala , todos em São Paulo - SP. Foi colunista gastronômico da Folha do Estado, luta pela valorização dos ingredientes e preparações regionais. É o Chef por trás da Cotrim Gastronomia, empresa que trabalha com eventos gastronômicos personalizados. Participante da 1ª temporada do Reality de gastronomia Mestre do Sabor, da Rede Globo. Atualmente, é consultor gastronômico responsável pelas receitas do Supermercado BigLar e realiza consultorias no Estado de Mato Grosso.