Deliciosa combinação de sabores genuinamente regionais, sobremesa alia refrescância, leveza e crocância, com um ingrediente especial que só Mato Grosso tem

Quando participou recentemente do programa Mestre do Sabor, um reality show de gastronomia na TV Globo, o chef Marcelo Cotrim surpreendeu os jurados com um ingrediente diferente, que encantou pelo delicioso paladar e que só Mato Grosso tem: uma redução à base de canjinjin, licor quilombola tradicionalíssimo que é produzido na Vila Bela da Santíssima Trindade, a primeira Capital do Estado. “Eles ficaram encantados, tentando descobrir o que era e de onde tinha saído esse sabor, pois provaram às cegas e não conheciam”, conta o chef. Patrimônio cultural, a bebida já recebeu, inclusive, o selo de indicação geográfica, que aponta a relevância da origem e dos processos artesanais que asseguram sua identidade. Seu nome é uma homenagem ao príncipe Kangingin, filho do rei do Congo e destemido guerreiro, e muitos asseguram que tem poderes energéticos e afrodisíacos. A combinação exata, contudo, que leva diversas especiarias, cachaça, mel e raízes, é um segredo passado de geração para geração pelas mulheres quilombolas, responsáveis pelo seu preparo. 

Na receita destacada pelo chef Marcelo Cotrim, para os leitores do BigLar, nesta edição, o canjinjin é reduzido em temperatura bem baixa, em processo no qual um litro do licor rende cerca de 100 ml de calda. Para combinar com esse sabor, escolheu a banana, presença marcante em inúmeros pratos da região, como o Cozidão Cuiabano. “Preparamos um sorbet, congelando uma banana bem madura, passamos no processador com um pouco de açúcar até ficar um creme espesso e levamos ao freezer para acabar de congelar”, ensina Cotrim. “Daí, servimos com a calda de canjinjin e com um crumble de castanha-do-brasil, para enaltecer não só o sabor regional, mas o nacional também, até porque temos a Amazônia aqui, um de nossos biomas, trabalhando os elementos típicos de maneira diferenciada”, completa.

Marcelo Cotrim
Chef

Marcelo Cotrim

Cuiabano, formado em Gastronomia, Pós-Graduado em Chef de Cozinha Brasileira, indicado ao Prêmio Nacional Dólmã como um dos três melhores Chefs de MT no ano de 2015. Estagiou nos Restaurantes Epice, do Chef Alberto Landgraf, e nos premiadíssimos Mocotó, do Chef Rodrigo Oliveira, Dalva & Dito e D.O.M. Restaurante, do Chef Alex Atala , todos em São Paulo - SP. Foi colunista gastronômico da Folha do Estado, luta pela valorização dos ingredientes e preparações regionais. É o Chef por trás da Cotrim Gastronomia, empresa que trabalha com eventos gastronômicos personalizados. Participante da 1ª temporada do Reality de gastronomia Mestre do Sabor, da Rede Globo. Atualmente, é consultor gastronômico responsável pelas receitas do Supermercado BigLar e realiza consultorias no Estado de Mato Grosso.