Receita inspirada em um clássico da culinária francesa garante suculência, muito sabor e aromas deliciosos para agradar a todos em uma ocasião especial

Berço da alta gastronomia, a culinária francesa é conhecida em todo o mundo pelas receitas clássicas, que encantam e inspiram chefs profissionais e amadores há muitas gerações. Sinônimo de sabores únicos, delicados e técnicas que extraem apenas o melhor dos ingredientes, é garantia de sucesso à mesa, em qualquer ocasião. Para esta edição da revista do BigLar, o chef Marcelo Cotrim trouxe toda essa magia do talento e tradição europeus para as panelas, aliada ao nosso toque bem brasileiro, presente nos temperos marcantes e inconfundíveis, para compor uma receita que todo mundo pode preparar e que já está em nossas redes sociais: o arroz de pato confitado.

“A palavra confit, na verdade, refere-se a um antigo método de conservação, datado da Idade Média, em que as carnes eram fritas lentamente em sua própria gordura e ali mantidas para maior durabilidade”, explica o chef. “O chamado confit de canard, ou pato confitado na tradução em português, é uma iguaria muito apreciada não só na França, mas nas mesas de todo o mundo, porque preza justamente por isso: o cozimento lento da carne de pato, em sua própria gordura, que traz uma grande suculência, com as coxas e sobrecoxas ficando muito macias e fáceis de desfiar, para serem agregadas ao arroz, que é aqui nossa sugestão”, diz Cotrim. 

Para não perder nem um pouquinho do sabor conferido pelo cozimento lento e cuidadoso, o chef optou por usar a própria gordura advinda do preparo da carne do pato também para fritar o arroz, além de acrescentar os temperos que fazem toda a diferença no resultado final e dão aquele toque de brasilidade indispensável. “Para trazer um sabor bacana de especiarias, incluímos na marinada da carne ingredientes como cardamomo em pó, anis estrelado, folhas de louro, alecrim, semente de coentro e de pimenta-do-reino, e tudo isso vai também no caldo do arroz”, aponta Cotrim. Para finalizar, um charme a mais: pétalas comestíveis, para dar aquele ar de sofisticação e impressionar os amigos e a família.

Marcelo Cotrim
Chef

Marcelo Cotrim

Cuiabano, formado em Gastronomia, Pós-Graduado em Chef de Cozinha Brasileira, indicado ao Prêmio Nacional Dólmã como um dos três melhores Chefs de MT no ano de 2015. Estagiou nos Restaurantes Epice, do Chef Alberto Landgraf, e nos premiadíssimos Mocotó, do Chef Rodrigo Oliveira, Dalva & Dito e D.O.M. Restaurante, do Chef Alex Atala , todos em São Paulo - SP. Foi colunista gastronômico da Folha do Estado, luta pela valorização dos ingredientes e preparações regionais. É o Chef por trás da Cotrim Gastronomia, empresa que trabalha com eventos gastronômicos personalizados. Participante da 1ª temporada do Reality de gastronomia Mestre do Sabor, da Rede Globo. Atualmente, é consultor gastronômico responsável pelas receitas do Supermercado BigLar e realiza consultorias no Estado de Mato Grosso.