Fácil de fazer e irresistível, receita indicada pelo chef Marcelo Cotrim para os leitores da revista do BigLar reúne duas das maiores paixões dos brasileiros

Não tem quem recuse: o pudim é uma sobremesa que agrada a todos os paladares. Suave e delicada, é perfeita para arrematar com perfeição qualquer cardápio, seja naquela reunião com os amigos ou na refeição em família. Sem contar que é uma iguaria que mora no nosso coração, pois quem não tem uma lembrança afetiva e gostosa do pudim de mãe ou de vó? Há quem guarde até receitas secretas! Por outro lado, o café é outra paixão nacional, símbolo da recepção boa  e da simpatia, que são marcas registradas do povo brasileiro. A combinação dessas duas gostosuras só poderia ser sucesso!

“São duas coisas que a gente não fica sem, e o pudim é sempre aquela opção certa, não tem como errar, todo mundo aprecia”, destaca o chef Marcelo Cotrim. “Nessa preparação, a diferença é que, para a massa do pudim, acrescentamos o café pronto ao leite que normalmente utilizado a receita, como se fosse um café com leite mesmo, o que já confere um sabor bem bacana”, descreve.

A tradicional calda de caramelo também ganha nova versão nessa sugestão. “É só fazer a calda como de costume e ao final colocar o café também já pronto, mexendo com cuidado até incorporar para depois colocar na forma”, ensina o chef. “Como complemento, para trazer uma crocância diferente, acrescentamos um crumble – um tipo de farofinha – ao final. Basta misturar farinha, açúcar, manteiga e café solúvel e, depois que o pudim estiver pronto e desenformado, despejar cuidadosamente por cima para decorar. Dá uma nota a mais e uma coloração fantástica para a receita, tenho certeza de que todo mundo vai aprovar!”, finaliza Cotrim.

Você sabia?

Embora seja tão apreciado pelos brasileiros que tenha ganhado até uma data comemorativa em 22 de maio, o Dia Nacional do Pudim, essa delícia não nasceu no Brasil e tem origem controversa. A mais recorrente aponta que a sobremesa teve origem no século 16 e foi criada nos conventos portugueses, chegando aqui na terrinha durante a colonização. A princípio, era preparado com ovos, farinha, leite, açúcar e favas de baunilha. O leite condensado, como parte da mistura, só viria tempos depois, no final do século 19, após a gostosura – descoberta acidentalmente pelo americano Gail Borden enquanto tentava desidratar leite comum – começar a se tornar popular em todo o mundo, sendo fabricada em escala industrial.

Marcelo Cotrim
Chef

Marcelo Cotrim

Cuiabano, formado em Gastronomia, Pós-Graduado em Chef de Cozinha Brasileira, indicado ao Prêmio Nacional Dólmã como um dos três melhores Chefs de MT no ano de 2015. Estagiou nos Restaurantes Epice, do Chef Alberto Landgraf, e nos premiadíssimos Mocotó, do Chef Rodrigo Oliveira, Dalva & Dito e D.O.M. Restaurante, do Chef Alex Atala , todos em São Paulo - SP. Foi colunista gastronômico da Folha do Estado, luta pela valorização dos ingredientes e preparações regionais. É o Chef por trás da Cotrim Gastronomia, empresa que trabalha com eventos gastronômicos personalizados. Participante da 1ª temporada do Reality de gastronomia Mestre do Sabor, da Rede Globo. Atualmente, é consultor gastronômico responsável pelas receitas do Supermercado BigLar e realiza consultorias no Estado de Mato Grosso.