Receita deliciosa com queijo de origem italiana combina praticidade, elegância e romantismo: uma opção de entrada sob medida para surpreender seu amor

Chega o Dia dos Namorados, e para deixar a data mais especial, nada melhor que você mesmo elaborar um prato para um jantar romântico a dois. Mas sabe quando você quer bancar o chef e fazer uma receita com cara de elaborada, porém não tem tanta habilidade culinária? Pois a receita indicada pelo chef Marcelo Cotrim nesta edição chegou justamente para salvar sua noite. Trouxemos a entrada certa para ocasião, fácil e rápida de preparar, para surpreender seu amor na mesa. Surpreende não só o paladar, mas também enche os olhos – e seu par nem precisa saber que não deu trabalho, né?

“Essa é uma daquelas receitas curingas, que você pode recorrer quando quer apresentar uma entradinha mais elegante, que impressiona todo mundo, mas que não dá quase nenhum trabalho, basta manter alguns ingredientes versáteis na geladeira”, explica Cotrim. “A massa folhada você compra pronta e deixa congelada, a burrata você deixa ali guardadinha, daí junta uma lata de tomate pelado e pronto, acrescenta um molho legal”, diz. “Os camarões grelhados são um plus, se tiver, é bacana adicionar, mas não é obrigatório, só o molho já acompanha bem.”

O chef alerta apenas para alguns cuidados no momento do preparo, para o melhor resultado final. “É preciso envolver bem a burrata com a massa, vedando certinho para evitar que o queijo acabe estourando no forno, e não esquecer de dar aquela pincelada com a gema em cima, porque faz diferença no aspecto douradinho e apetitoso”, ensina. “Outra dica é caprichar nos temperos do molho, abusando das ervas aromáticas e deixando reduzir bem, para concentrar o sabor e o aroma”, aponta Cotrim. “O molho pesto também combina bem, se preferir”, acrescenta. “Não tem como errar, porque junta a crocância da massa, a cremosidade do queijo derretido e a acidez e certo dulçor do tomate. É sucesso garantido!”, conclui.

Mais uma delícia da cozinha italiana

Original da região de Puglia, na Itália, a burrata é um queijo recheado com massa fresca de muçarela e creme de leite fermentado, moldado no formato de pequenas bolas. Com um sabor suave e levemente ácido, ganhou esse nome a partir do termo italiano para manteiga, “burro”, em referência à sua consistência cremosa e irresistível. Encontrável em peças de 100 g até

1 kg, seu interior derrete quando aquecido, conferindo um toque surpresa extra às preparações, como na receita indicada pelo chef Marcelo Cotrim. Em geral, é servida como entrada e combina bem com saladas, presunto de Parma e damasco, sempre com um toque de azeite.

Marcelo Cotrim
Chef

Marcelo Cotrim

Cuiabano, formado em Gastronomia, Pós-Graduado em Chef de Cozinha Brasileira, indicado ao Prêmio Nacional Dólmã como um dos três melhores Chefs de MT no ano de 2015. Estagiou nos Restaurantes Epice, do Chef Alberto Landgraf, e nos premiadíssimos Mocotó, do Chef Rodrigo Oliveira, Dalva & Dito e D.O.M. Restaurante, do Chef Alex Atala , todos em São Paulo - SP. Foi colunista gastronômico da Folha do Estado, luta pela valorização dos ingredientes e preparações regionais. É o Chef por trás da Cotrim Gastronomia, empresa que trabalha com eventos gastronômicos personalizados. Participante da 1ª temporada do Reality de gastronomia Mestre do Sabor, da Rede Globo. Atualmente, é consultor gastronômico responsável pelas receitas do Supermercado BigLar e realiza consultorias no Estado de Mato Grosso.