Releitura do conhecido prato de origem peruana traz um dos ingredientes mais representativos da culinária cuiabana em uma versão refrescante e muito saborosa

De acordo com estimativas da Sociedade Vegetariana Brasileira, mais de sete milhões de brasileiros já são adeptos do estilo de vida vegano. A entidade destaca ainda que aumentou em mais de 300% o volume de buscas pelo termo “vegano” no Google entre 2016 e 2021. Ou seja, provavelmente, tem muita gente buscando mais informações e também opções gostosas e alternativas de cardápios apropriados para o dia a dia. Pensando em atender também aos nossos leitores veganos, o chef Marcelo Cotrim preparou para esta edição uma sugestão original, inspirada em um popular e milenar prato de origem peruana: o ceviche de banana da terra.

“A banana da terra é muito emblemática aqui na nossa região, compondo vários pratos tradicionais, em especial a nossa farofa, que é diferente e surpreende todo mundo”, diz Marcelo Cotrim. “Já perguntei a chefs do Brasil e de várias partes do mundo, e todos têm lá sua combinação de farofa de banana, mas só a nossa tem a banana frita, por imersão, que fica muito moreninha, sensacional, e confere outro paladar, conquistando tanto quem nasceu aqui quanto nossos visitantes”, aponta. “Então por que não pegar esse ingrediente e propor uma iguaria refrescante, sob medida para nosso calor intenso, e que ainda pode ser uma ótima opção de cardápio vegano?”.

Cotrim destaca que um cuidado especial ao preparar o prato é utilizar a banana da terra bem madura, porém ainda firme. A ideia é que o sabor combine perfeitamente com os temperos muito aromáticos, como as pimentas dedo-de-moça e de cheiro, coentro e cebola roxa, mas sem desmanchar demais, proporcionando uma apresentação mais apetitosa. Complementando essa verdadeira festa para os sentidos, o chef acrescenta, ainda, castanhas do Brasil, garantindo uma crocância sem igual. “Além de delicioso, esse ceviche é versátil, porque pode ser servido como entrada, salada ou acompanhamento para um prato principal. É uma proposta para consumirmos de um novo jeito esse ingrediente que faz parte da nossa cultura e da história da culinária do Mato Grosso”.

Marcelo Cotrim
Chef

Marcelo Cotrim

Cuiabano, formado em Gastronomia, Pós-Graduado em Chef de Cozinha Brasileira, indicado ao Prêmio Nacional Dólmã como um dos três melhores Chefs de MT no ano de 2015. Estagiou nos Restaurantes Epice, do Chef Alberto Landgraf, e nos premiadíssimos Mocotó, do Chef Rodrigo Oliveira, Dalva & Dito e D.O.M. Restaurante, do Chef Alex Atala , todos em São Paulo - SP. Foi colunista gastronômico da Folha do Estado, luta pela valorização dos ingredientes e preparações regionais. É o Chef por trás da Cotrim Gastronomia, empresa que trabalha com eventos gastronômicos personalizados. Participante da 1ª temporada do Reality de gastronomia Mestre do Sabor, da Rede Globo. Atualmente, é consultor gastronômico responsável pelas receitas do Supermercado BigLar e realiza consultorias no Estado de Mato Grosso.