Uma combinação prática e deliciosa para surpreender depois da ceia

Todo ano é a mesma coisa: depois daquela ceia farta em família no Natal, muita gente acaba sem saber o que fazer com as sobras dos pratos típicos, entre eles o peru, uma das iguarias mais populares durante a festa. Mas que tal usar a imaginação para reaproveitar as lasquinhas de peru de uma forma diferente e surpreendente para todo mundo? E o melhor: tudo isso em uma combinação deliciosa e prática, que pode ser servida como entrada ou petisco, acompanhando aquela cervejinha no descanso merecido do feriado. O Croquete cremoso de peru com passas é a dica que o chef Marcelo Cotrim preparou para os leitores da revista do BigLar nesta edição.

“A gente sabe que o peru é um dos pratos mais preparados na celebração natalina, e depois que ele foi fatiado e parcialmente servido, é comum que acabe sobrando pedaços para o dia seguinte. Podemos usar essa carne para fazer um delicioso croquete, usando também os ossos para fazer um caldo espesso e que vai dar um sabor a mais para a preparação”, destaca o chef Marcelo Cotrim. ”Esse é o segredo dessa receita, porque agrega colágeno e acentua o paladar, ajudando igualmente a atingir o ponto ideal da massa, bem cremosa”, diz.

O chef explica que a uva-passa entra como ingrediente extra para dar aquele toque de dulçor e completar a combinação de maneira perfeita. Como recomendação para quem vai fazer essa delícia em casa, vale uma atenção especial na proporção da farinha de trigo. “É preciso ficar atento para não usar grande quantidade, senão fica uma base muito pesada, e na hora de empanar, dê preferência à farinha panko, para deixar bem crocante”, aponta Cotrim. “Tenho certeza de que ninguém vai resistir!”.

Você sabia?

Alvo de brincadeiras e memes nas redes sociais, o fato é que a uva-passa é apreciada por muita gente, mas isso não é de hoje. Dizem os historiadores que a predileção pela frutinha seca começou lá nos idos da Pré-história, quando as uvas que caíam das videiras secavam naturalmente com a ação do sol, mas ainda eram saborosas para serem consumidas. Hoje, claro que o processo de desidratação é industrializado, mas mesmo assim as uvas-passas mantêm todas as suas propriedades saudáveis, com grande concentração de vitamina A, sais minerais e vitaminas do complexo B. Para obter um quilo de uva-passa, é preciso desidratar, em média, três quilos e meio de uvas in natura.

Marcelo Cotrim
Chef

Marcelo Cotrim

Cuiabano, formado em Gastronomia, Pós-Graduado em Chef de Cozinha Brasileira, indicado ao Prêmio Nacional Dólmã como um dos três melhores Chefs de MT no ano de 2015. Estagiou nos Restaurantes Epice, do Chef Alberto Landgraf, e nos premiadíssimos Mocotó, do Chef Rodrigo Oliveira, Dalva & Dito e D.O.M. Restaurante, do Chef Alex Atala , todos em São Paulo - SP. Foi colunista gastronômico da Folha do Estado, luta pela valorização dos ingredientes e preparações regionais. É o Chef por trás da Cotrim Gastronomia, empresa que trabalha com eventos gastronômicos personalizados. Participante da 1ª temporada do Reality de gastronomia Mestre do Sabor, da Rede Globo. Atualmente, é consultor gastronômico responsável pelas receitas do Supermercado BigLar e realiza consultorias no Estado de Mato Grosso.