Ótima pedida para os dias mais friosreceita é uma opção prática que reúne sabor e apresentação caprichada para surpreender familiares e amigos

Friozinho chegando e, com ele, a vontade de preparar receitas mais quentinhas e saborosas para receber quem a gente gosta. Mas oferecer um prato apetitoso, com um visual bonito e requintado, não precisa ser sinônimo de muito trabalho na cozinha. A receita recomendada para os leitores da revista do BigLar nesta edição, pelo chef Marcelo Cotrim, combina o conhecido fondue de queijo, iguaria de origem suíça muito apreciada pelos brasileiros, com o crocante pão italiano, garantindo ainda uma apresentação que vai conquistar a todos!

“O fondue de queijo é uma receita clássica e de fácil preparo, mas é preciso atenção para a ordem correta de adição dos ingredientes para o melhor resultado”, destaca Cotrim. “Em primeiro lugar, é necessário fazer uma redução com o vinho branco e os temperos, como louro, tomilho, alecrim e cebola, que farão toda a diferença no sabor final”, diz. “Já em relação aos queijos, é importante ter uma boa variedade dos diferentes tipos e escolher marcas de qualidade. Os mais utilizados são o ementhal, o gruyere, o gouda e o parmesão.”

Nessa receita, segundo explica o chef, o fondue é preparado na panela e depois servido no pão italiano redondo fresco levain do BigLar, com fermentação natural, que deve ter a casca de cima retirada e um pouco do miolo removido para comportar a mistura de queijos, com cuidado para não furar as laterais e o fundo. “É importante que os queijos sejam ralados para que, quando forem adicionados à redução de vinho, se incorporem melhor”, aponta Cotrim. “Outra dica é acrescentar um pouco de amido de milho ao final da receita, o que faz com que fique mais cremoso, atingindo a consistência ideal”, ensina. “Basta então preencher o pão e servir, acompanhado de um bom vinho branco é sucesso garantido!”.

Fondue de Queijo no Pão Italiano

Você sabia?

Na Suíça, é comum que, ao final da degustação do fondue de queijo, nas panelas com réchaud, seja removida e compartilhada também aquela crosta dourada que fica no fundo do recipiente, composta pelos queijos que foram se solidificando e tostando pelo aquecimento constante. É considerada uma verdadeira iguaria, com sabor delicioso, e muito disputada pelos convidados. Por isso, nada de desprezar esse petisco na próxima vez que servir seu fondue!