Bebida que é a “água da vida”‘ segundo antigo idioma falado na Escócia, tem diferentes versões e até mesmo grafias distintas ao redor do mundo

O uísque é uma das bebidas alcoólicas mais consumidas no mundo, retratado em filmes, músicas e livros, tendo o requinte e a sofisticação como seus principais símbolos. Os milhões de apreciadores da bebida têm até uma data especial reservada em comemoração ao Dia Mundial do Uísque: o terceiro sábado de maio, que este ano acontece no dia 21.

O uísque é, basicamente, uma bebida alcoólica destilada de cereais e envelhecida em barris, com o teor alcoólico variando de, no mínimo, 40% a no máximo 63,5%. O lugar de origem do uísque é tema de controvérsias, com a Escócia e a Irlanda encabeçando os debates.

Até a grafia utilizada nos dois países revela essa rixa. Na Irlanda – assim como nos Estados Unidos – escreve-se da maneira “whiskey”, enquanto na Escócia e em outros lugares como no restante do Reino Unido, Canadá e Japão o modo de se referir por escrito à bebida é “whisky”. Por aqui, o termo foi aportuguesado para “uísque” mesmo.

O nome surge do gaélico, antigo idioma falado na Escócia. Os escoceses, ao mencionarem a bebida, falavam “uisge beatha”, o que em tradução para o português significa a “água da vida”. A primeira menção à fabricação da bebida está em um documento de 1494. Nele, o frade John Cor, pertencente a uma ordem de beneditos próximos a Edimburgo, recebia uma autorização do fisco para a compra de mais de mil quilos de cevada maltada para que fosse feita a bebida, que seria oferecida ao Rei James IV. Surgia, assim, o que posteriormente seria chamado de scotch whisky.

Do outro lado do oceano

No século XVIII, imigrantes irlandeses e escoceses se mudaram para a América do Norte, levando a paixão pelo uísque na bagagem. No chamado “Novo Mundo”, começaram a utilizar grãos excedentes das colheitas na produção da bebida, o que criou uísques como o Bourbon (de milho), produzido no Kentucky, e o Rye Whiskey (de centeio), muito popular em Maryland, Pensilvânia e, sobretudo, no Canadá.

No século XX, foi a vez dos japoneses se destacarem. A bebida já era produzida na Terra do Sol Nascente pelo menos desde o fim do século anterior, mas ganhou um salto de qualidade com os conhecimentos do químico Masataka Taketsuru, que aprendeu o processo de destilação durante seus estudos na Escócia. Taketsuru foi então contratado por Shinjiro Torii, ajudando a tornar a Suntory a maior destilaria do Japão.

“Os uísques japoneses vêm se desenvolvendo de forma constante desde o século passado e, mais recentemente, conquistaram premiações importantes em concursos internacionais, adquirindo valor e se consolidando entre os melhores uísques do mundo. Podemos citar como exemplo o Hakushu e o Ichiro’s.”, explica o sommelier do BigLar, Luiz Roberto Correa Lima.

Aqui no Brasil, tudo indica que o primeiro lote de uísque escocês – cerca de 50 litros – aportou por volta de 1850, ainda na época do Império. De acordo com dados da Scotch Whisky Association (SWA), o Brasil é um dos principais mercados de uísque escocês na América Latina, com 82 milhões de garrafas importadas em 2021.

O uísque é uma das bebidas alcoólicas mais
consumidas no mundo
Principais tipos de uísque pelo mundo

Escocês: O termo Scotch é protegido por legislação e só pode ser usado para bebidas produzidas em território escocês. Os uísques escoceses utilizam grãos maltados ou cevada e são envelhecidos em barris de carvalho por três anos. Eles se dividem nas variações Single Malt (feito 100% com cereais maltados, como a cevada e leveduras, em uma única destilação), uísque de grão (milho ou trigo) e Blended Scotch (mistura de vários uísques de malte único e de grão).
Principais marcas: Johnnie Walker, Buchanan’s, The Macallan e Glenlivet

Irlandês: O Irish Whiskey caracteriza-se por ser destilado três vezes e ter uma mistura de cevada maltada, não maltada, centeio e trigo. Devido à tripla destilação, tem uma maior percentagem de álcool em comparação com o uísque escocês. O amadurecimento passa pelo repouso em carvalho por não menos do que quatro anos e o período de envelhecimento situa-se em torno dos 10 ou 15 anos.
Principais marcas: Jameson, Midleton, Cooley e Bushmills

Americano: O uísque americano mais conhecido é o Bourbon, um tipo feito de grãos maltados, sendo que, no mínimo, 51% deles devem ser milho. Outro estilo, o Tennessee possui um método de produção em que o processo de filtragem é em uma espécie de melaço, adicionando um sabor ainda mais adocicado. Já o Rye Whiskey, com seu sabor apimentado e frutado, leva em sua receita no mínimo 51% de centeio.
Principais marcas: Jack Daniel’s, Wild Turkey, Jim Bean e William Larue Weller