Pratos saborosos e criativos com uma pitada de amor

As receitas de família têm um toque admirável de criatividade, transbordando amores e sabores em toda a prática culinária. Para celebrar o Dia das Mães, comemorado em 8 de maio neste ano, convidamos nossos clientes e amigos para relembrar costumes gastronômicos que simbolizam o fortalecimento de laços e tradições de uma família. Nada como uma receita de mãe passada de geração para geração, não é?

Sabor de infância

Diante de inúmeras boas recordações envolvendo as guloseimas preparadas por sua mãe, dona Dirma, João Caldeira, o Joca, guarda na lembrança uma receita que, provavelmente, é a preferida de muita gente: o pudim de leite. Mas não é qualquer pudim, afinal. Trata-se de uma receita mais simples do que se possa imaginar. “São muitas as receitas deliciosas que fazem lembrar minha mãe, de bolinho de chuva a compotas de frutas. Mas nada se compara ao pudim. O pudim que ela faz não usa leite condensado. São só quatro ingredientes: leite, ovos, farinha de trigo e açúcar. Você deve estar se perguntando, mas porque isso? Eu respondo, a vida no campo não era fácil, e o jeito era usar o que tínhamos à disposição no sítio mesmo. E não por acaso, essa criatividade toda me faz valorizar ainda mais essa receita. Não é tão doce e é mais consistente, uma delícia. Uma receita especial que mexe com a minha memória afetiva. Às vezes incrementávamos com raspa de limão ou queijo ralado. E o melhor, ela faz para mim até hoje, no auge de seus 79 anos”, comemora Joca.

Marcelo Cotrim

“Lá em casa, minha mãe faz uma carne com a combinação da banana da terra verde e banana madura. Não tem igual, é uma delícia”

  

Satisfação Garantida

Não há quem resista a uma boa receita de mãe, isso é certo. Agora, e se for uma receita de mãe de chef? Podemos dizer que a definição de “satisfação garantida” foi atualizada com sucesso. Por natureza, uma das mais interessantes características das mães que cozinham é a criatividade. Inventar é com elas mesmo e, dificilmente vai dar errado. Fugir do convencional, às vezes, é uma ótima pedida. Transformar uma tradicional receita cuiabana não é para qualquer um. “O usual é preparar carne com banana verde, certo? Nem sempre. Lá em casa, minha mãe faz uma carne com a combinação da banana da terra verde e banana madura. Não tem igual, é uma delícia. Não tem quem não goste. Só de pensar nessa receita eu lembro dela preparando. E é algo que gostamos tanto lá em casa que hoje essa predileção pela combinação de bananas foi passada de mãe pra filhos e alcançou os netos dela, que também adoram. É o que eu chamo de receita de família”, destaca Marcelo.

Dirma Marquês Caldeira

“São muitas as receitas deliciosas que fazem lembrar minha mãe, de bolinho de chuva a compotas de frutas. Mas nada se compara ao pudim”