Uma agradável combinação de texturas e explosão de sabores

Sutileza e elegância são as principais ingredientes do prato escolhido pelo chef Marcelo Cotrim para este mês.

A receita de salmão selvagem com creme de abacate e chips de mandioca sugere uma variação pouco conhecida do peixe que entrou no gosto do brasileiro há algum tempo. Como a espécie normalmente é importada do Alasca, o preço do salmão selvagem é praticamente o dobro daqueles criados em cativeiros.

Mas, segundo Cotrim, esse é um investimento que vale a pena:“Aparentemente, as diferenças são sutis, mas a textura do salmão selvagem é um pouco mais aveludada no paladar, sua carne é extremamente macia e saborosa, além de ser uma fonte maior de ômega 3”. Ele explica que coloração diferenciada dessa espécie é proveniente da alimentação baseada em crustáceos coloridos, diferentemente do salmão de cativeiro que adquire a coloração através de rações vitaminadas.

Combinação de texturas

Na receita, que já está disponível na fanpage do BigLar no Facebook, o chef Cotrim explora a combinação das gorduras do peixe e do abacate com a crocância da castanha e da mandioca frita. “São as diferentes texturas e sabores que dão leveza ao prato”, comenta o chef. A harmonia da preparação é finalizada com um toque de acidez de vinagre balsâmico.

Apesar do requinte, a receita é simples de fazer e, melhor ainda, de degustar. Cotrim ressalta que o maior cuidado na hora do preparo é com a manipulação do peixe. O ideal, ensina o chef, é conservar as superfícies resfriadas com auxílio de gelo para manter a qualidade do produto.

Almoço ou jantar?

“Pela abundância de ômega 3 e pela leveza dos ingredientes, esse é um prato que pode ser servido em qualquer refeição”, destaca Cotrim. Como acompanhamento, ele sugere elementos com diferentes texturas que evidenciem a nobreza dos ingredientes.

O chef também dá a pista da melhor ocasião para se degustar o salmão selvagem com creme de abacate e chips de mandioca: “Este é um prato para celebrar os bons momentos da vida”.

Onde estão as diferenças?

Aliado das refeições saudáveis, o salmão é considerado uma das melhores fontes de proteína e ômega 3, um tipo de gordura poli-insaturada que faz bem ao organismo, principalmente no combate às doenças cardiovasculares.

Embora haja diferenças sutis entre a espécie selvagem – pescada naturalmente – e aquela criada em cativeiro, os especialistas acreditam que as propriedades do salmão selvagem são superiores por concentrarem maior percentual de ácidos graxos.

Duas características que diferenciam os dois tipos de salmão são a cor, que no salmão selvagem é mais suave, e a textura aveludada, que faz com que o peixe derreta na boca.

Marcelo Cotrim
Chef

Marcelo Cotrim

Cuiabano, formado em Gastronomia, Pós-Graduado em Chef de Cozinha Brasileira, indicado ao Prêmio Nacional Dólmã como um dos três melhores Chefs de MT no ano de 2015. Estagiou nos Restaurantes Epice, do Chef Alberto Landgraf, e nos premiadíssimos Mocotó, do Chef Rodrigo Oliveira, Dalva & Dito e D.O.M. Restaurante, do Chef Alex Atala , todos em São Paulo - SP. Foi colunista gastronômico da Folha do Estado, luta pela valorização dos ingredientes e preparações regionais. É o Chef por trás da Cotrim Gastronomia, empresa que trabalha com eventos gastronômicos personalizados. Participante da 1ª temporada do Reality de gastronomia Mestre do Sabor, da Rede Globo. Atualmente, é consultor gastronômico responsável pelas receitas do Supermercado BigLar e realiza consultorias no Estado de Mato Grosso.