Perfeito para um Petit Comité

Dias de calor sempre combinam com uma comida leve, preparada com ingredientes frescos. Foi pensando nisso que o chef Marcelo Cotrim selecionou o Poke de Salmão para o post deste mês. “A leveza e o frescor advindos do peixe cru são perfeitos para o clima quente”, diz. O prato, típico do Havaí, foi criado originalmente por pescadores da região e por lá é vendido nas barracas e restaurantes da orla marítima na versão “petisco”. No Brasil, o prato ainda não é tão difundido, mas virou moda e é realmente uma sensação.

Versatilidade

Além do peixe – obrigatoriamente fresquíssimo – o prato leva frutas, verduras e legumes em inúmeras possibilidades.“O poke dá essa liberdade de brincarmos com o paladar de cada um. No caso da nossa receita, demos o toque da regionalidade, utilizando em conjunto um peixe símbolo do Pantanal, que é o pintado, em uma combinação com a manga, abundante em nosso estado. Em vez de um ‘poke havaiano’, criamos um ‘poke cuiabano’’”, brinca o chef Cotrim.

Ele acrescenta que os peixes brancos de um modo geral são uma ótima opção para o preparo do poke: “A recomendação é explorar as variedades regionais”. Em outras palavras, é possível usar toda a criatividade para valorizar a cultura local e fazer bonito com um prato delicioso. A dica de ouro do chef é buscar sempre elementos de frescor para harmonizar com o sabor do peixe.

Petit Comité

Por ser um prato versátil, o Poke pode ser servido tanto na entrada – em pequenas porções – como prato principal, já que sua preparação é bem completa. Uma ideia interessante é deixar que os convidados personalizem seu próprio poke. Nesse caso, tanto o peixe, quanto as frutas, legumes e verduras devem ser dispostos em travessas separadas. Assim, o convidado, vai montando seu próprio poke e acrescentando o molho a seu gosto.

“Pelas características do poke, o ideal é que ele seja servido para um número reduzido de pessoas”, ensina o chef. Esse cuidado, garante o frescor dos alimentos na hora de servir, já que não é um prato que pode ser preparado com antecedência, além de exigir legumes e verduras viçosos.
Um toque de descontração que pode ser dado ao prato – esse por conta exclusiva do anfitrião – é preparar o poke diante dos convidados, bebericando um bom e gelado vinho branco ou um suco refrescante.

Marcelo Cotrim
Chef

Marcelo Cotrim

Cuiabano, formado em Gastronomia, Pós-Graduado em Chef de Cozinha Brasileira, indicado ao Prêmio Nacional Dólmã como um dos três melhores Chefs de MT no ano de 2015. Estagiou nos Restaurantes Epice, do Chef Alberto Landgraf, e nos premiadíssimos Mocotó, do Chef Rodrigo Oliveira, Dalva & Dito e D.O.M. Restaurante, do Chef Alex Atala , todos em São Paulo - SP. Foi colunista gastronômico da Folha do Estado, luta pela valorização dos ingredientes e preparações regionais. É o Chef por trás da Cotrim Gastronomia, empresa que trabalha com eventos gastronômicos personalizados. Participante da 1ª temporada do Reality de gastronomia Mestre do Sabor, da Rede Globo. Atualmente, é consultor gastronômico responsável pelas receitas do Supermercado BigLar e realiza consultorias no Estado de Mato Grosso.