Prático, rápido e saboroso

Quem disse que um bom chef não se rende à praticidade? No post desta edição, o chef Marcelo Cotrim ensina um nhoque com ragu de rabada que usa massa pronta. “Hoje o mercado oferece linhas de massas prontas incríveis”, diz. Mas é claro que quem prefere preparar por conta própria o tradicional nhoque de batatas, também pode.

No preparo do nhoque, a dica de Cotrim – válida para qualquer das opções – é identificar a consistência certa da massa para não desmanchar no cozimento. “Quando estão cozidos os nhoques sobem para a superfície da água fervente. No caso da massa pronta, o preparo acaba sendo mais rápido”, lembra o chef.

Ragu

No caso do rabo de boi, ensina ele, a melhor opção é escolher um que não tenha excesso de gordura: “É possível escaldá-lo em água quente, mas pessoalmente não gosto dessa opção”. O vinho também tem que ser escolhido a dedo. Outro truque do chef é selar a carne antes de cozinha para ela ficar corada.

Molho à base de carne servido como acompanhamento de massas da culinária italiana, o ragu é um clássico e também cai bem com massas, polenta, cuscuz, pão italiano, e até arroz. A receita completa preparada pelo chef Cotrim pode ser conferida na fanpge do BigLar no Facebook. Lá, ele dá outras orientações sobre o preparo desse molho que pode levar até oito horas, dependendo do tipo de carne escolhido. “O segredo está no carinho do preparo e na qualidade dos ingredientes”, finaliza.

Escolhendo o rabo de boi 

Boas companhias e um belo vinho tinto são os acompanhamentos sugeridos por Cotrim para esta massa que deve ser servida preferencialmente no almoço por ser uma refeição mais consistente.

Apesar de saborosa, poucas pessoas estão habituadas a comer rabo de boi, seja pelo cozimento lento e cuidadoso, seja pelo excesso de ossos e cartilagens.

Mas para quem já aprendeu a apreciar um bom rabo de boi, que ganhou notoriedade pela influência da culinária italiana, impossível não se deliciar.

Veja as dicas na hora de escolher essa iguaria:
• Escolha pedaços intermediários, pois o começo do rabo é muito grosso e gorduroso e a extremidade é fina demais;
• Selecione pedaços de 10 a 12 cm de comprimento;
• Descarte as peças gordurosas demais ou ressecadas;
• Exija carne bem vermelha, eliminando sangue.

Marcelo Cotrim
Chef

Marcelo Cotrim

Cuiabano, formado em Gastronomia, Pós-Graduado em Chef de Cozinha Brasileira, indicado ao Prêmio Nacional Dólmã como um dos três melhores Chefs de MT no ano de 2015. Estagiou nos Restaurantes Epice, do Chef Alberto Landgraf, e nos premiadíssimos Mocotó, do Chef Rodrigo Oliveira, Dalva & Dito e D.O.M. Restaurante, do Chef Alex Atala , todos em São Paulo - SP. Foi colunista gastronômico da Folha do Estado, luta pela valorização dos ingredientes e preparações regionais. É o Chef por trás da Cotrim Gastronomia, empresa que trabalha com eventos gastronômicos personalizados. Participante da 1ª temporada do Reality de gastronomia Mestre do Sabor, da Rede Globo. Atualmente, é consultor gastronômico responsável pelas receitas do Supermercado BigLar e realiza consultorias no Estado de Mato Grosso.