Algumas frutas são fortemente ligadas à época mais festiva do ano, tornando-se indispensáveis nas ceias e balanceando receitas

Além de embelezarem a mesa das ceias nas festas de fim de ano, trazendo cor e frescor e dispondo até mesmo como parte integrante da decoração, as frutas são deliciosas e extremamente nutritivas, sendo muito bem utilizadas em diversas sobremesas apetitosas. Quando o fim de ano se aproxima, já começamos a nos planejarmos para realizar as ceias, e com isso precisamos ir atrás de diferentes receitas, ademais dos pratos tradicionais e que não podem faltar nessa refeição – peru, panetone, arroz com passas, entre outros – a mesa também ganha um charme a mais se composta por pratos que utilizem as frutas da estação.

Cereja, figos, damasco e ameixas são algumas das frutas que são muito comuns nessa época. Elas ajudam a balancear a refeição -que pode ser mais pesada que a de costume-, além de serem ótimas como sobremesas. Ainda, algumas das frutas servidas no jantar ou no almoço natalino são heranças das tradições europeias, porém frutas nacionais também foram incorporadas ao cardápio com o passar dos anos.

Conheça um pouco sobre as principais frutas da época, e agregue-as às suas receitas, deixando sua ceia ainda mais saborosa, saudável e diversificada.

Lichia

A lichia tornou-se uma das frutas tradicionais do Natal brasileiro, apesar de ser nativa da China. Ela é rica em cálcio, potássio, e vitaminas C e do complexo B, além de ser indicada para o tratamento de infecções intestinais. De casca vermelha e bastante característica, a frutificação de suas plantações ocorre geralmente nos meses de novembro a janeiro e, por isso, ela é sempre associada às festas de final de ano. A lichia pode ser consumida isoladamente ou ser usada para a elaboração de doces, compotas e até mesmo drinques refrescantes.

A uva é rica em vitaminas K, C e antioxidantes
Uva

As uvas são frutas que têm sua melhor época de colheita no Brasil entre os meses de janeiro e março, entretanto, já no decorrer de dezembro é possível encontrar as primeiras boas safras dessa deliciosa fruta. Rica em vitaminas K, C e antioxidantes como os flavonoides, a uva ainda é uma ótima opção de alimento com baixo índice glicêmico, podendo não só ser consumida em sua forma fresca, como também ser utilizada na produção de sucos, doces e drinques, além de ser encontrada em uma boa e tradicional taça de vinho.

O damasco pode ser consumido tanto natural quanto seco
Damasco

O damasco é uma fruta oriental, e pode ser consumida tanto natural quanto seca, sendo bastante tradicional nas festas de fim de ano. Ele é rico em fibras e, devido a isso, ajuda a balancear a ceia – geralmente composta por carnes e outros alimentos mais pesados, os quais podem dificultar o funcionamento intestinal. Sua safra no Brasil é muito forte entre os meses de dezembro e março, por isso ela é uma fruta muito característica das festas, seja em sua forma fresca ou desidratada.

Figo

O figo é uma fruta nativa do Oriente Médio e, no Natal, costuma ser consumida naturalmente, seca ou mesmo na versão em conserva. É uma ótima fonte de magnésio, um dos minerais mais importantes para a saúde do corpo humano. É uma fruta que faz muito sucesso em pratos elaborados ao redor de todo o mundo. Rico em fibras alimentares, ácidos graxos ômega 3 e 6, vitaminas C e B, o figo pode ser usado para criar compotas, geleias, molhos e até mesmo para compor pratos salgados.

O figo é uma fruta nativa do Oriente Médio
Cereja

A cereja é rica em antioxidantes, sendo excelente para a imunidade e auxiliando na promoção de um sono mais calmo e relaxante.Vermelhinha, intensa e refrescante, a cereja é um clássico das celebrações brasileiras, mesmo não sendo uma fruta típica do nosso país. De origem asiática, a fruta se adaptou bem ao clima do Brasil e as cerejeiras ficam recheadas de saborosos frutos com a chegada do verão. Ela é rica em vitaminas A, B e C, além de ser boa fonte de minerais e fibras alimentares, e pode ser usada para acompanhar doces servidos na sobremesa ou até mesmo para criar caldas e receitas exóticas de carne e acompahamentos.

Romã

A romã, fruta de origem asiática, é um poderoso anti-inflamatório, uma vez que possui fortes propriedades antioxidantes. Muito utilizada para tradições e superstições, tem ganhado um destaque que vai além do seu uso nas superstições praticadas nas datas festivas. Na alimentação, a romã pode ajudar a compor deliciosos doces, molhos, geleias, sucos e, é claro, drinques comemorativos!