Seja para o Natal ou Ano-Novo, escolha a sua e bom apetite!

Fim do ano chegando e este, com certeza, com um gostinho diferente para agradecer e comemorar a companhia dos familiares e amigos após enfrentar os efeitos da pandemia. E nada melhor que uma ceia farta para manter as tradições, escolhendo como prato principal uma deliciosa ave natalina.

Mas, afinal, qual delas escolher? Peru, chester ou fiesta? E o tender, que não é ave, mas também está sempre muito presente nas comemorações de fim de ano? Você sabe quais são as diferenças entre esses alimentos? Confira tudo agora e já comece a definir como será sua ceia deste ano.

O hábito de incluir o peru na ceia de Natal foi emprestado dos americanos, que têm a tradição de consumir a ave no Dia de Ação de Graças. É uma ave grande, com sabor bem marcante e carne um pouco mais firme. Exatamente por essas características, as receitas para prepará-lo incluem marinadas com sabores mais intensos para que a carne fique bem temperada.

Já o chester foi desenvolvido, primeiramente, a partir de melhoramentos genéticos, nos Estados Unidos. O objetivo era ter uma opção que pudesse concorrer com o peru nas preferências das ceias. Também pode ser conhecido comercialmente como fiesta ou supreme.

“Chester”, “Fiesta” e “Supreme” são referências a este superfrango. A ave chega a pesar, aproximadamente, quatro quilos – o que equivale ao dobro de um frango comum. O nome “Chester”, na verdade, é uma marca registrada pela Perdigão, cujo termo remete à palavra inglesa “chest”, que significa “peito” – já que a ave tem bastante carne nesta região. Da empresa Seara, o superfrango é encontrado com o nome de “Fiesta”, enquanto o termo “Supreme” é usado pela Sadia.

Todos esses nomes comerciais significam a mesma superave natalina, que possui menos gordura e bastante peito e coxa. O frangão chega a ter 70% de peito e coxa, que são as partes nobres, enquanto um frango comum corresponde a menos da metade de seu tamanho total.

Outro sucesso

Embora não seja uma carne branca, o tender também é bem-vindo no cardápio da ceia. A peça garante praticidade na cozinha, pois é um pernil de porco defumado, pré-cozido e com sabor bem parecido ao do presunto.

A forma mais comum de prepará-lo é assado com a adição de cravos espetados na peça. Para servir, um molho muito tradicional é o de laranja e mel, que combina o cítrico e adocicado para harmonizar com a carne suína.

Acompanhamentos

Peru: rechear o peru com farofa é sempre uma boa pedida, que pode ser feita com os miúdos, embutidos picados e fritos, e uvas-passas. A inclusão de ingredientes adocicados, aliás, é uma escolha acertada também para os acompanhamentos. Priorize frutas frescas, em caldas (figo, pêssego, ameixa e abacaxi) ou desidratadas (uvas-passas), castanhas e nozes. Outra opção é rechear o peru com cuscuz marroquino ou servi-lo com ele. Também está presente nas ceias o salpicão, tomates e cenouras salteadas.

Aves natalinas: o recheio com farofas também vai bem para os superfrangos. O uso dos miúdos, bacon e linguiças defumadas, picados e fritos juntamente à farinha de milho, é sempre uma escolha acertada e deliciosa. Para servir essa carne branca, as sugestões de acompanhamento são legumes grelhados, como berinjela, abobrinha, pimentão e brócolis, e uma salada de quinoa.

Tender: os molhos agridoces são ótimos para marinar e/ou servir com o tender, principalmente os preparados com laranja, maracujá e abacaxi, criando harmonizações perfeitas. Para acompanhar a carne suína, purê de batatas, arroz com amêndoas, cuscuz marroquino ou batatas assadas. Uma salada verde com mix de folhas e tomatinho-cereja ajudam a completar a refeição.