Não apenas doces, mas sim delícias 100% artesanais e feitas com todo amor e carinho são os produtos que encantam os clientes da Simoni Klauk Pâtisserie, em Cuiabá. Não há quem resista às iguarias caprichadas como os naked cakes, bolos de churros, bolo gelado de coco ou trufado de leite ninho, brownies, bala de brigadeiro preto com ninho ou de brigadeiro branco e ninho, e muitas outras tentações, que podem ser levadas para casa ou saboreados na charmosa loja decorada com ares retrô. Outra maravilha bastante disputada pelos clientes é o bolo de cenoura com chocolate belga, vencedor de uma das etapas do reality de gastronomia “Que Seja Doce”, da GNT, em que a ambrosia também foi destaque. Com tanto cuidado, dedicação e esbanjando simpatia, não é à toa que o estabelecimento dessa empreendedora, que adotou a Capital do Estado como seu porto seguro desde criança, figura entre as três melhores docerias da cidade no ranking da Veja Comer & Beber Cuiabá 2019, depois de passar pelo crivo de um júri composto por personalidades locais, empresários, esportistas, produtores culturais e amantes da gastronomia que têm como hábito em seu dia a dia visitar efetivamente esses lugares. 

Direto do coração para adoçar a vida

Profissional autodidata e que conta em seu currículo com uma série de cursos de aperfeiçoamento na área, além de visitar constantemente as feiras e eventos do setor para sempre se manter atualizada, Simoni conta que a paixão pela gastronomia começou com uma influência muito especial e querida. “Tenho muitas lembranças de criança com minhas avós. Sempre gostei de cozinhar desde essa idade, inclusive nosso carro chef do cardápio, o bolo de cenoura, é uma receita muito antiga de família que fui incrementando ao longo dos anos”, relata. “Mais tarde, eu até comecei a cursar Psicologia na faculdade, mas percebi que não queria fazer isso para o resto da vida, eu não estava feliz!”, lembra. “Foi aí que comecei a fazer bolos para vender, inicialmente para os amigos, e assim foi, lá se vão 10 anos nessa área.”

Seus mais de 25 mil seguidores no Instagram (@simoniklauk) acompanham de perto as novas criações e o sucesso das receitas tradicionais que não saem do menu, mas é preciso avisar: as fotos das gostosuras são incrivelmente tentadoras, saiba que, se você visitar o perfil, vai ficar com água na boca e querer provar tudo, todos os dias! A chef e empreendedora também divulgou em sua página os bastidores da fantástica preparação que reservou especialmente para os leitores da revista do BigLar nesta edição, e que já pode ser conferida em nossas redes sociais: um original e saboroso Ovo de Páscoa de Cookie. “Escolhi essa receita para os clientes do BigLar, porque é a maior sensação no meu ateliê, baseada, ainda, no cookie, que é outro queridinho do nosso público e, em complemento, queria mostrar o passo a passo de todo o processo, para todo mundo conhecer e conseguir fazer sua versão”, ressalta Simoni. 

Assim como a empreendedora cuiabana, quem gosta desse segmento e quer se aventurar entre os confeitos encontra um campo fértil. Paixão nacional, os doces artesanais são responsáveis por um faturamento de até 12 bilhões de reais, ao ano, no país, segundo dados da consultoria Euromonitor Internacional. Isso considerando as confeitarias ao estilo da pâtisserie de Simoni Klauk. Se contabilizarmos o mercado de panificação em geral, dados da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip) revelam que, somente os bolos correspondem a 7% dos 5,6 milhões de toneladas de produtos panificados comercializados por ano nas padarias, ou 392 mil toneladas, movimentando cerca de 15 bilhões de reais em 2018. Há demanda por bons e talentosos profissionais sempre, e muitas opções de cursos para se especializar. É fundamental, ainda, estar sempre antenado nas tendências que chegam por aqui, como o naked cake, os doces à base de ninho e bolos gelados de pote, apenas para citar algumas das mais recentes, inovando sempre, sem perder a qualidade. Mas Simoni dá um conselho precioso para quem quer ingressar e viver dessa atividade com êxito, como ela. “No começo, realmente é muito difícil, mas não desista, principalmente se você faz tudo com amor e carinho”, recomenda. “Cozinhar é amor, é o que fazemos todos os dias no ateliê, e cada um desses dias é uma semente que você planta e que, logo ali na frente, colherá os frutos, certamente”, conclui.