A última edição do programa Na Casa do Chef – e certamente uma das mais doces – traz duas receitas saborosas para fazer e se deliciar. Preparadas pelo chef e empresário Carlos Alexandre Pereira de Luca, o tradicionalíssimo Tiramisú e o clássico Crumble combinam perfeitamente com as festas do final de ano. Principalmente porque além da apresentação requintada, essas sobremesas são incrivelmente saborosas, do tipo de combinação que abraça o paladar.

O Tiramisú, ou “Puxa-me pra cima”, como explica o convidado desta edição, é uma receita clássica italiana, possivelmente originária da cidade de Treviso, na região do Vêneto, e consiste em duas camadas de biscoito champagne bem embebidos em café forte, intercaladas com um creme à base de queijo mascarpone e chocolate meio amargo. 

Já o Crumble é uma sobremesa de origem britânica que se assemelha a uma farofa doce bem crocante recheada com uma compota de frutas. Luca conta que este doce surgiu durante a Segunda Guerra Mundial por conta do racionamento de produtos para a confecção de tortas.

Paixão pela cozinha

Nascido em Laguna, Santa Catarina, o advogado que mora em Cuiabá há 26 anos chegou a enveredar para o lado da diplomacia, até que a paixão pela cozinha falou mais alto. Ainda, em Santa Catarina, estudou dois anos de Gastronomia e em seguida foi selecionado para o instituto Le Cordon Bleu, em Paris, para os cursos de cozinha e confeitaria. A temporada de 9 meses na França rendeu estágios em renomados restaurantes como Ritz Paris e Taillevent, ambos duas estrelas Michelin, uma das classificações mais importantes da gastronomia internacional.

De hobby à profissão, não demorou muito. Atualmente, o chef se dedica integralmente à instalação da sua confeitaria, cuja inauguração está prevista para dezembro. A Entremet, que funcionará no bairro Duque de Caxias será um misto de confeitaria, padaria e restaurante. “Lá vou poder mostrar o que tenho de melhor tanto na confeitaria quanto na cozinha”, destaca.

Essa versatilidade é resultado das oportunidades que teve tanto na França e como no Brasil: “Hoje consigo preparar desde os pratos da cozinha brasileira da roça até o mais fino prato francês”. Apesar da gama imensa de opções que conhece e prepara, ele reconhece a preferência pelas culinárias indiana, italiana, francesa e brasileira. 

Momentos

E, como não poderia deixar de ser, o empresário é frequentemente convidado a cozinhar na casa de amigos. Na bagagem, o que não pode faltar são os ingredientes essenciais ao preparo de qualquer receita: paz e harmonia. “Sem essas duas coisas não conseguimos aproveitar os momentos como se deve”, diz o chef da vez.

Para ele, cozinhar é um ato de transmissão. “É uma maneira de mostrar o amor e a importância que a pessoa que está comendo tem para mim. Cozinhar significa respeitar a matéria-prima e o produtor, significa respeitar o cliente, o funcionário, o meio ambiente e a sociedade”, filosofa.

A relação afetuosa com a cozinha tem tudo a ver com a base familiar. “Sempre gostei do ambiente de cozinha, desde criança, via a cozinha como um lugar de reunião e descontração. Em casa, na hora das refeições não se fala de problemas, não há discussões, só se aprecia o alimento, só compartilhamos o momento de felicidade”, revela Luca que aprendeu a cozinhar com a mãe, ainda jovem.

Segredo do chef

Hoje, o chef-advogado conhece os grandes segredos da alta gastronomia e também já criou seus próprios truques. O sal, por exemplo, é um deles. “Na medida certa, o sal tem o poder de ressaltar os sabores, sejam eles doces ou salgados”, ensina. O outro é o passo a passo. “Ter paciência e respeito à receita é um dos principais cuidados – e certeza de um bom resultado – no preparo dos pratos”, aponta.

Muito além do pragmatismo das receitas, a motivação de Luca é a satisfação do cliente. “Ver e sentir que consegui, através da minha comida, proporcionar um momento de felicidade na vida de alguém é muito gratificante”, conclui.