Os leitores da revista do BigLar – e todos aqueles que adoram a boa gastronomia mato-grossense –, certamente, conhecem-no. Algumas de suas receitas sugeridas em nossas redes sociais, talvez, já tenham composto aquele seu cardápio especial para amigos e familiares. Profissional renomado, o chef Marcelo Cotrim é famoso por valorizar os ingredientes regionais típicos brasileiros em combinações incríveis. Nesta edição, aproveitando o clima de romance desta época do ano, é ele que nos recebe em sua casa e nos apresenta um dos pratos favoritos de sua eleita, a noiva Rosana Sperandio, que teve papel essencial na sua incursão pelo mundo da culinária, compartilhando, ainda, outros fatos surpreendentes e passagens emocionantes. 

Família, a soma de muitos afetos e sabores

Desde pequeno, o chef Marcelo Cotrim gostava de se meter de curioso nas cozinhas dos quituteiros de mão cheia de sua família, observando preparos, aromas, misturas e alquimias. Algumas receitas ele traz no coração, em meio à lembrança de momentos muito especiais. “Recentemente, fiz a dobradinha que a minha vó materna, Maria de Pié, que eu chamava de ‘mama veia’, ensinou para a minha mãe e que minha mãe ensinou para mim”, conta o chef. “Eu me emocionava todo o tempo, porque é uma coisa que eu ia para a casa dela sempre quando tinha. Minha mãe me pegava na escola, eu ia todo feliz”, diz. “Meu pai me ensinou a comer esta iguaria, porque ele também adorava.”

Outra receita que Cotrim guarda desta época – e já, inclusive, dividiu com os clientes do BigLar na revista e nas redes sociais – é a bacalhoada portuguesa feita pelo avô paterno, Chiquito, mas as saudades não se limitam, necessariamente, a pratos elaborados. O aconchego do dia a dia também tem vez. “Lembro do bifinho da minha vó paterna, Anita, com o arroz e o feijão que ela fazia, meu Deus do céu”, elogia. “Ela passava um bife por vez, na época a gente não entendia porque, hoje, a gente sabe que ela não colocava muito para não esfriar a frigideira e a carne não perder suco, né. Era sensacional, tudo isso me faz reviver e me emocionar.”

Parceria de vida e de propósitos

Mas o caminho para, de fato, abraçar a profissão que faz seus olhos brilharem não foi simples e contou com um providencial “empurrãozinho” de sua noiva. Fez, inicialmente, duas faculdades, nenhuma relacionada às panelas: Publicidade e Sistemas da Informação. Depois, virou empresário do ramo de turismo. Ainda não tinha, contudo, descoberto sua verdadeira vocação. “Foi a Rosana que me ajudou a ter um verdadeiro insight do que eu realmente queria e serei eternamente grato, pois ela viu que eu não estava feliz no que fazia e que, a cada folga que eu tinha, eu queria cozinhar”, relata. “Ela me sugeriu, então, fazer uma faculdade de gastronomia e, embora no começo tivesse achado loucura, seria minha terceira faculdade, resolvi tentar. Passei no vestibular e me apaixonei.”

Para chegar à excelência, o chef Marcelo Cotrim se dedicou a buscar o máximo de qualificação possível em congressos e estágios em casas reconhecidas, como no D.O.M e no Dalva e Dito, ambos de Alex Atala, e no Mocotó, de Rodrigo Oliveira. “Atala foi quem me inspirou, no início, pela valorização do ingrediente brasileiro, me fez tomar essa paixão pela cozinha brasileira e tentar, sempre, dar protagonismo ao melhor da culinária no Mato Grosso”, destaca. O chef cita, ainda, a influência dos franceses Emanoel Bassoleil, Claude Troigros e Laurent Suaudeau, precursores, em sua visão, do reconhecimento e valorização dos ingredientes brasileiros na gastronomia. “Tive a imensa felicidade de trabalhar com o Troigros no Mestre do Sabor, na Globo. Isso, para mim, foi um grande prêmio, que eu vou levar para o resto da vida”. Tanto esforço deu frutos. Atualmente, além dos eventos personalizados e dos serviços de consultoria, o chef Cotrim se prepara para lançar uma linha de produtos regionais que levará sua assinatura.

A receita escolhida pelo chef para esta edição – e que você já pode conferir em nossas redes sociais – é uma homenagem à sua parceira de vida e de propósitos, celebrando, como se deve, o Dia dos Namorados, com delícias à mesa. “A Rosana é apaixonada por camarão e adora cogumelos. Como é uma data especial, resolvi fazer algo que remete muito ao gosto dela”, acrescenta. “Desde o início do relacionamento, ela mostrou que tinha mão boa para cozinha, me presenteou com cadernos de receitas com recortes de livros e revistas que ela tinha feito ao longo da vida. Nossos momentos são circundados por cozinha”, conta. “Desde que estamos juntos, nossas vidas, sem dúvida, ficaram mais belas e saborosas”, completa.