A ADIÇÃO DE FRUTAS A TÁBUAS DE FRIOS ENTREGA UMA PROPOSTA LEVE, REFRESCANTE E COM MIX DE SABORES SURPREENDENTES

Comer bem e de forma leve. Essa é a grande pedida para dias quentes no auge do verão brasileiro. E não precisa optar apenas por saladas. Que tal apostar em uma tábua de frios combinada com frutas?

Refrescante, colorida e sofisticada, essa iguaria ganha um sabor a mais com a inclusão de frutas frescas e até com as versões desidratadas. Essas tábuas podem ser servidas em reuniões de amigos e familiares, confraternizações, petiscos para um fim de tarde ou um piquenique diferente.

Melão, uva, morango, pera e figo são as frutas frescas queridinhas para servir em tábuas de frios. Entre as desidratadas, damasco, tâmara e ameixa estão entre as favoritas. Isso porque as frutas são interessantes ao garantir doçura, líquidos e uma boa dose de acidez.

O toque doce aos itens salgados, como queijos brancos e amarelos e carnes embutidas ou defumadas, eleva a experiência da degustação sem provocar mal-estar. Além disso, a harmonização de ingredientes com sabores distintos é uma verdadeira alquimia ao paladar, que vem ganhando cada vez mais adeptos, fãs dessas misturas únicas na boca.

HARMONIZAÇÃO

Para acompanhar tantos sabores, as bebidas não devem ficar de fora. Uma variedade de sucos, drinques, cervejas e vinhos integram as harmonizações das tábuas de frios com frutas, principalmente porque há um mix de sabores, que não podem se restringir a apenas uma bebida. No final, contudo, o que manda mesmo é o gosto pessoal.

Entre os drinques, as caipirinhas de frutas são excelentes parceiras. Da mesma forma, o Aperol, que é uma tradicional bebida italiana, é bem refrescante, levando em sua composição espumante e laranja. Já o Moscow mule ganha espaço pelo geladinho proporcionado pelo gengibre presente na espuma da bebida.

Mas quem não abre mão de uma cervejinha gelada no verão, não é mesmo? Para degustar com uma boa tábua de frios com toque agridoce, opte por estilos mais leves, como as cervejas largers, com destaque às pilsens. Elas são suaves e com baixo amargor, sendo fácil combinar com qualquer alimento.

Figo

No entanto, quem faz presença fácil são os vinhos. Vinhos brancos frisantes ou não, rosé e espumantes são ideais para servir com tábuas de frios, pois ajudam a contrabalançar a gordura dos itens.

No entanto, caso a quantidade de frutas estiver maior que as carnes e os queijos gordurosos, não há necessidade de escolher vinhos tão ácidos. Priorize vinhos mais frutados e adocicados, como das uvas moscatel e versões demi-sec.

GELÉIAS 

O doce das frutas pode estar presente ainda nas geleias. Os sabores são vários: morango, amora, framboesa, blend de frutas vermelhas, damasco, abacaxi e goiaba.

Da mesma forma, a combinação dos queijos é também ampla. O queijo brie, por exemplo, é cremoso e tem sabor suave, sempre marcando presença nas tábuas de frios, ficando perfeito com geleias de frutas vermelhas ou damasco.

As geleias são ótimos acompanhamentos para as tábuas
FRUTAS PREFERIDAS

Melão: essa é uma fruta já clássica em tábua de frios. Cortada em cubos, é bem-servida com presunto de parma, mas também vai bem com presunto cru. O melão pode ser apresentado em espetinhos, intercalados com o presunto, para serem degustados juntos em uma só mordida ou ainda em finos pedaços ao lado de fatias desses embutidos.

Tâmara: essa fruta elegante, em sua versão desidratada, ganha frescor com a combinação de outra fruta: o morango. Há duas apresentações interesses para somar à tábua. Na primeira delas, abra delicadamente a tâmara ao meio, sem dividi-la totalmente, retire os caroços e adicione um morango. Outra opção, é cortar as tâmaras e separá-las e colocar meio morango em cada parte.

Tâmara

Uvas: uma sensação do momento é a degustação de uvas congeladas. O uso da fruta, sem sementes e geladinha já era uma preferência atrativa em sua versão in natura e no preparo de drinques, mas passou a ser incluída congelada na montagem de tábuas exatamente pela refrescância prolongada. Perfeito para dias quentes!

Abacaxi: outra fruta com bastante água em sua composição e acidez marcante. Por essa característica, é uma boa sugestão servi-la com presunto cru, de parma, copa lombo e peito de peru. Para montar a tábua, não precisa restringir apenas à versão natural. O abacaxi em calda também fica tão gostoso quanto.

Figo: essa fruta vem chegando de mansinho e está cada vez mais presente nas tábuas de frios. Que tal cortá-lo em quatro partes e acrescentar um queijo cremoso e uma fatia de presunto de parma? Um queijo que harmoniza muito bem é o de cabra, mas o cream cheese também marca boa presença. Um toque de pimenta-do-reino ralada na hora no queijo, antes do defumado, finaliza o sabor. O queijo brie é outra opção bem gostosa. Adicione uma fatia e um fio de mel. Hummm!

Damasco: uma excelente fruta desidratada e com boa acidez. Harmoniza deliciosamente com queijos cremosos, como o brie e o camembert. Uma sugestão é servir esses queijos inteiros levemente aquecidos e adicionar a fruta cortada em pedacinhos com castanhas e mel.

Damasco