De sabor peculiar, levemente ácido, o alimento proveniente das palmeiras combina com várias receitas

Alimento cada vez mais consumido no Brasil, o palmito combina perfeitamente com uma série de receitas. Em suas mais variadas formas de consumo, seja assado, na salada, grelhado e até in natura, é um produto versátil e perfeito para compor as mais variadas preparações do nosso dia a dia. Além disso, o vegetal, com seu sabor peculiar, levemente ácido, é fonte de importantes substâncias para o bem-estar do corpo e pode atuar na prevenção de doenças.

Retirado do miolo de certas palmeiras – os tipos mais comuns são açaí, pupunha, juçara e real – o alimento possui uma cor branca e textura macia. Alguns tipos de palmito, contudo, podem se mostrar mais populares que outros, já que possuem sabores diferentes entre si e isso pode impactar diretamente na preferência do consumidor.

De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Brasil, além de ser o maior produtor e consumidor de palmito, é também, hoje, o maior exportador mundial do produto, responsável por aproximadamente 95% de todo o palmito consumido no mundo, sendo 90% de origem extrativista, proveniente do açaí e da juçara.

Nos últimos anos, ainda conforme a Embrapa, a pupunha tem se mostrado uma alternativa para cultivo de palmito com sustentabilidade econômica e ambiental nas regiões leste do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, estados onde um amplo projeto de pesquisa e desenvolvimento adaptou o cultivo dessa espécie para a agricultura familiar.

O palmito-açaí é macio, suculento e parecido com o Juçara
Características

Provavelmente o palmito-açaí é o mais suculento e macio de todos os palmitos. Nativo da Mata Atlântica, teve seu pico de popularidade a partir do momento em que o palmito-juçara, mais carnudo, entrou na linha vermelha da ameaça de extinção. No entanto, sofre o mesmo problema de ter sua extração por vezes baseada na ilegalidade e na exploração.

O mais comum entre todos os palmitos e nativo da Floresta Amazônica, o palmito pupunha é vendido em abundância e também é o mais sustentável de todo o mercado. Ao contrário dos outros tipos, possibilita rápido plantio e replantio. Além disso, a sua palmeira não morre ao ser cortada. O seu sabor é bem suave, com miolo macio, branco e possui um baixíssimo teor calórico. Uma das maiores vantagens é que não escurece ao ser cortado. Isso o torna especial para saladas e pratos em que é necessário servi-lo cru.

o Palmito-juçara é ativo da Mata Atlântica, geralmente é mais vistoso e carnudo que os demais palmitos.
Benefícios

Na culinária, o palmito é bastante valorizado pela sua versatilidade. Pode ser consumido em saladas e até mesmo substituir a carne em dietas veganas ou vegetarianas. Um dos maiores destaques do alimento é o fato de ele ter pouquíssima quantidade de calorias, além do baixo teor de gorduras, sendo ideal para compor uma alimentação saudável e equilibrada. No entanto, os benefícios não param por aí e nutrientes como vitaminas A, C, do complexo B e minerais completam o quadro nutricional do palmito.

O vegetal também beneficia os músculos, já que o zinco, mineral importante para a saúde dessa parte do corpo, também está presente na composição do palmito. Seus benefícios incluem a melhora na síntese de proteínas no organismo, ideal para nutrir os músculos do corpo e torná-los saudáveis.

Além disso, a ingestão do palmito pode ainda contribuir com o controle dos batimentos cardíacos e melhorar a saúde do coração, uma vez que, por ser fonte de potássio, o consumo do alimento normaliza os níveis da pressão arterial, evitando os picos e as quedas. Não se pode deixar de lembrar que as fibras alimentares contidas no vegetal ajudam a fazer com que o intestino funcione da maneira correta, diminuindo os riscos da prisão de ventre e constipação que causam diversos desconfortos, assim como proporcionam uma maior saciedade e diminuem a fome excessiva.

Na mesa

No momento de escolher entre os tipos de palmito, prefira aqueles que estão com a água transparente e sem flutuar. Caso estejam flutuando, significa um sinal de falta de oxigênio. Além disso, evite sempre os palmitos com a embalagem estufada ou tampa amassada. Isso indica um palmito que provavelmente estará contaminado.

O Palmito Pupunha apresenta sabor suave, possui um tamanho maior e é mais macio se comparado aos outros.

Depois de escolhido o seu tipo favorito, é hora de saborear. O palmito é muito versátil e costuma ser adicionado em vários pratos dentro de uma alimentação saudável. Além das já tradicionais saladas e recheios de pastéis e tortas, o vegetal pode ser protagonista de pratos como risotos e pizzas, assim como roubar a cena em moquecas e estrogonofes vegetarianos.

Cremes, caldos e sopas também são sucesso garantido com este ingrediente cheio de sabor: sua leve acidez dá um toque todo especial. Quando comprado in natura, o palmito pupunha pode ser assado em forno tradicional ou mesmo na churrasqueira, trazendo um paladar surpreendente para o almoço de domingo, Outra opção para o pupunha é utilizá-lo em formato de espaguete ou mesmo em lâminas, substituindo de forma mais leve, mas sem deixar de ser saborosa, a massa em preparações como lasanhas.