Cortes especiais chegam para fazer bonito e deixar as refeições ainda mais deliciosas

Sempre é uma delícia reunir a família ou amigos para se deliciar com uma boa carne! E as opções estão ficando cada vez mais gostosas com a inclusão de carnes nobres, iguarias que estão conquistando o paladar e a mesa dos brasileiros.

Esta busca por melhores cortes vem ganhando destaque há poucos anos com a melhoria de raças e manejo do gado. Estes cortes especiais podem ou não vir acompanhados de osso, mas têm em comum a garantia de proporcionar uma experiência de muito sabor e suculência. O BigLar conta com uma linha própria de cortes de carne premium, os Cortes Selecionados ≠ Pra Você, com ou sem osso. Com controle de qualidade e garantia de origem, nossas carnes são resfriadas e cuidadosamente embaladas, prontas para entrar na grelha. Entre as opções sem osso, podemos citar entrecôte, bife de chorizo, filé mignon, picanha, raquete, cupim, maminha e fraldinha. Já as peças com osso, destacamos prime rib, T-bone, assado em tiras, short rib, brisket, costela parrilla e costela 3 ripas.

Mas, afinal, por que estas carnes são chamadas de cortes nobres? Para ser considerada uma carne diferenciada, é preciso observar a combinação de vários requisitos, que vão desde a raça e o modo de criação dos animais até a chegada ao prato do consumidor.

Costela parrilla

A parte extraída e selecionada também contribui para uma boa experiência no prato. No entanto, todas as qualidades da carne não podem ser desperdiçadas na hora do preparo. Segundo a consultora de carnes da rede BigLar, Cris Rabaioli, o ponto da carne é muito importante para melhor aproveitamento de sabor e maciez.

“A recomendação é que sejam preparados ao ponto ou um ponto para menos, porque a carne quando está malpassada consegue transmitir todo seu sabor. Quando passa demais, acaba ficando muito seca, mesmo sendo a qualidade da carne superior”, orienta a profissional.

Todo o sabor da carne fica mais evidente quando a carne está menos assada, porque ajuda a manter a gordura presente entre as fibras. Isso favorece aquela sensação de que a carne está “derretendo” na boca.

entrecôte
Além do sal

O sal grosso é a forma mais clássica de temperar as carnes de churrasco. E sempre é orientado que seja adicionado somente na hora de levar a peça para a grelha para evitar que a carne perca umidade ou salgue em excesso.

Mas que tal explorar mais sabores e aumentar a experiência de sua refeição? Além do sal grosso comum, muitas versões combinadas desse temperado podem ser encontradas. Entre elas, o sal grosso argentino, o sal grosso com alho, com ervas finas, com chimichurri, sal grosso defumado, com curry, picante, entre outras.

O churrasco pode, ainda, ganhar um sabor mais especial com o uso do sal grosso com as ervas secas associadas ao azeite extravirgem, ou mesmo, à manteiga. O “truque” consegue deixar as peças assadas mais suculentas e apetitosas. Teste na fraldinha. Você vai adorar!

Prime Rib
Acompanhamentos

Para servir as carnes, abuse dos molhos como acompanhamento. Para carnes com ou sem osso, uma sugestão clássica é o chimichurri, indica a consultora de carnes do BigLar, que também gosta do molho salsa criola. “Algumas pessoas também preferem usar um molho mais adocicado, como geleias”, conta a profissional.

Short Rib

Essa é outra peça muito bonita e apetitosa, que é retirada da parte dianteira da costela, do animal da raça Angus, explica a consultora de carnes Cris Rabaioli, sendo bem próxima ao miolo do acém. Perfeita para ir à grelha e em fogo alto, pela presença marcante de gordura entre as fibras, permitindo um resultado final macio e saboroso, especialmente se apenas temperada com sal grosso. “É uma carne macia, com muito marmoreio, e, por isso, muito boa para preparos em grelhas do tipo parrilla”, destaca a consultora de carnes Cris Rabaioli. Já, fora das grelhas, experimente receitas que exijam cozimento lento e acompanhamentos cremosos, como purê de batatas ou mandioquinha e polenta.

Short Rib
BIFE DO VAZIO

Essa é outra peça muito bonita e apetitosa, que é retirada da parte dianteira da costela, do animal da raça Angus, explica a consultora de carnes Cris Rabaioli, sendo bem próxima ao miolo do acém. Perfeito para ir à grelha e em fogo alto, pela presença marcante de gordura entre as fibras, permitindo um resultado final macio e saboroso, especialmente se apenas temperado com sal grosso. “É uma carne macia, com muito marmoreio e, por isso, muito boa para preparos em grelhas do tipo parrilla”, destaca a consultora de carnes Cris Rabaioli. Já, fora das grelhas, experimente receitas que exijam cozimento leve e acompanhamentos cremosos, como purê de batatas ou mandioquinha e polenta. 

BIFE DO VAZIO
Prime Rib 

Um corte bonito de preparar, o prime rib é o entrecôte ou filé de costela na versão com osso. Em vários cantos do mundo, é identificado com nomes diferentes: na Itália, “constata”; na Espanha, “chuletón”; ou ainda “ribeye cowboy steak”. Mesmo sendo uma peça grande, não deve ser adicionado muito sal. 

Prime Rib
Filé mignon 

De qualidade muito alta e conhecido por sua maciez, o filé mignon é extraído da parte traseira do animal, que não tem muita movimentação – por isso, não tem osso, não é dura e sem a presença de nervos. A peça inteira tem mais ou menos dois quilos e é magra. No corte inteiro, está presente o “cordão”. O cordão do filé mignon é ideal para receitas de picadinhos e strogonoff.

Filé mignon
Costela parrilla 

Chamado também de assado de tira, é um corte transversal no sentindo dos ossos. Embora não seja tão macio como um filé mignon, com certeza não deixa a desejar no quesito sabor: a presença da gordura garante textura suculenta. Também uma peça famosa nos churrascos argentinos e uruguaios, deve ser assada próxima à brasa. 

Costela parrilla
Entrecôte 

Também conhecido como filé de costela, o entrecôte é um corte típico argentino com nome francês. O corte é retirado de uma das pontas do contrafilé e, por isso, sua gordura está bem distribuída no meio da carne, ou seja, com bom marmoreio. É uma carne muito saborosa e famosa em pratos com o acompanhamento de batata frita e molho de ervas. 

Entrecôte
Entrecôte

Também conhecido como filé de costela, o entrecôte é um corte típico argentino com nome francês. O corte é retirado de uma das pontas do contrafilé e, por isso, sua gordura está bem distribuída no meio da carne, ou seja, com bom marmoreio. É uma carne muito saborosa e famosa em pratos com o acompanhamento de batata frita e molho de ervas.

Bife de chorizo