Com receitas saudáveis e saborosas, gastronomia tradicional japonesa washoku é diversificada e reconhecida ao redor do mundo

Durante algumas semanas dos meses de julho e agosto, a cidade de Tóquio, capital do Japão, sediou a edição 2021 dos Jogos Olímpicos, o maior evento esportivo mundial. Aproveitamos este importante acontecimento internacional para falar sobre a gastronomia japonesa, uma das mais apreciadas no mundo e também aqui no Brasil.

E isso talvez aconteça porque o nosso país é o que abriga a maior comunidade japonesa fora do Japão. São mais de 1,5 milhão de japoneses e descendentes vivendo e trabalhando no Brasil. A culinária do Japão conquistou os brasileiros e se popularizou em meados da década de 1990.

Kaiseki, refeição japonesa tradicional com vários pratos

Por aqui, fazem sucesso o sushi, sashimi, pratos com salmão, atum e legumes, arroz Gohan, carnes empanadas, gyozas, tempurás, kushiyakis (espetos de carne e vegetais), nigiris, molho shoyu, chá verde e saquê.

Com suas receitas saborosas e saudáveis, a culinária japonesa tradicional passou por diversas adaptações para agradar ao paladar brasileiro, incluindo ingredientes que não passam nem perto do cardápio dos restaurantes de lá. A comida nipônica foi ganhando tradição e prestígio no Brasil, deixando de ser rara especiaria para ser tratada como opção saudável.

Bife Kobe
Pratos tradicionais

Expressão cultural do Japão, a gastronomia japonesa atrai pelo exotismo dos pratos e a maneira como são apresentados, oferecendo beleza e variedade de cores e sabores. Os pratos tradicionais japoneses são preparados à base de arroz, sopa de missô (pasta de soja), peixe ou carne, acompanhados de tsukemono (picles).

Os temperos mais comuns na cozinha japonesa são o shoyu (molho de soja), o wasabi (raiz forte), o missô, o karashi (mostarda), mirin e saquê (bebida alcoólica à base de arroz) e dashi (caldo de peixe ou carne).

O Japão oferece desde sushi e rámem até a carne de primeira qualidade de Kobe. De Hokkaido, no norte de Kyushu, até Okinawa, ao sul, a culinária é altamente sazonal, apresentando iguarias regionais e pratos que são tão deliciosos quanto belos. Embora o sushi seja, sem dúvida, o prato japonês mais famoso, há muitas alternativas de carnes e legumes.

Udon

O peixe fresco servido como sashimi ou sushi, macarrão udon ou refeições kaiseki com vários pratos encontrados em restaurantes exclusivos compartilham algumas características determinantes: o uso de ingredientes frescos e sazonais. Outra característica é o uso de dashi, um caldo feito de ingredientes ricos em umami, como o bonito (tipo de peixe), alga marinha ou peixe seco cozido.

Outros sabores

Há ainda as carnes japonesas. O mais conhecido é o Kobe Beef, prato que representa a cidade de Kobe, capital da Província de Hyogo. Carne bovina com marmoreio, macia e cheia de sabor, é reconhecida e reverenciada internacionalmente.

O Kobe beef deve cumprir um rigoroso conjunto de normas para garantir que somente a carne do mais elevado grau receba o selo de aprovação de Kobe. Há uma diferença entre “Koke beef” e “carne de Kobe”. A maneira mais comum de desfrutar do Kobe beef na cidade é o filé clássico.

Outra carne famosa no Japão é a de Wagyu. Mundialmente renomada por sua altíssima qualidade, gordura marmoreada e textura gordurosa, a Wagyu deve atender a rigorosos critérios de classificação estabelecidos pela Associação Japonesa de Classificação de Carnes.

Ainda é possível experimentar pratos das culinárias tradicional e moderna do Japão com saquê destilado na região, saborear o shochu de batata-doce em Kagoshima e os uísques altamente aclamados, os gins, vinhos, saquês e as cervejas artesanais da moda.

A culinária japonesa tradicional, denominada washoku, é considerada Patrimônio Cultural da Humanidade, pela Unesco. A gastronomia do Japão mostra toda sua qualidade e renome por meio da quantidade de restaurantes que receberam estrelas do proeminente Guia Michelin. São 428, sendo 22 deles, com classificação máxima de três estrelas. Somente em Tóquio, são 12 restaurantes três estrelas.

Yakitori

Kaiseki: é uma refeição japonesa tradicional com vários pratos, sendo uma experiência para todos os sentidos. Um jantar kaiseki refletirá os melhores alimentos da estação e as especialidades locais. 

Yakitori: é frango no espeto assado em fogo aberto. Vendidos tanto em barracas de cerveja informais e barulhentas, para beber em pé, frequentadas por profissionais assalariados quanto em restaurantes mais sofisticados. 

Udon e soba: o macarrão soba, feito de trigo sarraceno, e o macarrão udon, feito de farinha de trigo, são pratos a serem experimentados por qualquer apaixonado por macarrão. Podem ser comidos secos ou úmidos, quentes ou frios. 

Okonomiyaki: uma panqueca feita de repolho picado misturado com farinha, ovo e um pouco de caldo dashi. Pode ser recheada com carne ou frutos do mar e com diversas outras coberturas. Come-se diretamente da grelha, usando uma espátula especial.

Okonomiyaki