Com gastronomia de influência britânica, aborígene e asiática, australianos não resistem a um churrasco ao ar livre

Uma saborosa carne assada na churrasqueira. Esse é, com certeza, o programa favorito dos australianos em um fim de semana de sol e temperatura agradável. É muito comum ver grupos de pessoas se reunindo em praias e parques da Austrália em volta da churrasqueira, saboreando o famoso “barbecue” ou apenas “barbie”.

Os aussies (como são chamados os australianos nativos) assam vários tipos de carne, como porco, filé, cordeiro, hambúrguer, linguiças e espetinhos, sempre acompanhados do indispensável molho barbecue e, claro, de uma cerveja gelada. Uma clara referência aos ingleses, colonizadores da ilha no século XVIII. Há, ainda, o Meat Pie, uma tortinha com recheio de carne e purê de batata, servida, geralmente, no lanche da tarde.

O fish and chips é servido em pubs e restaurantes

Além disso, há o consumo da carne dos animais comuns da região, como crocodilos e cangurus, hábito adquirido dos aborígenes, habitantes originais da Austrália. A carne de canguru é apreciada em salsichas, hambúrgueres e bifes. “Já experimentei carne de canguru, que é saborosa e adocicada. É muito comum encontrar em supermercados”, diz Rodrigo Antonio Souto, brasileiro que morou por três anos em Sidney.

Ele explica que a influência dos imigrantes asiáticos, China e Japão em especial, na gastronomia do país é muito grande, e que quase não há grande diversidade de “pratos típicos” como na cozinha brasileira ou europeia, por exemplo. “São muito baseados na cultura asiática”, explica Rodrigo, que ressalta a preferência dos australianos pela carne vermelha. “Eles adoram, realmente, fazer churrascos. Essa talvez seja a única coisa que pode se dizer que é parecida com o Brasil”, diz.

Dos mares aos doces

Com um litoral muito extenso (25.760 quilômetros), a Austrália tem uma grande variedade de peixes e frutos do mar, com preferência para o atum, salmão, lagosta, camarão, caranguejo e ostras. O peixe está presente, inclusive, no prato principal do cotidiano dos australianos. Também herança britânica, o tradicional fish and chips (peixe com batatas) é servido em pubs e restaurantes. Mas há também peixes nos onipresentes churrascos australianos, como o atum grelhado.

Os doces também são outra especialidade australiana. O mais amado pelos aussies é a Pavlova, um bolo à base de merengue com cobertura de chantilly e frutas frescas. Há, ainda, doces famosos como o Lamington (bolinhos de pão de ló cobertos com calda de chocolate e coco ralado), os biscoitos Anzac, o Iced Vovo (biscoito coberto com geleia e coco) e o tradicional Fairy Bread (pão de forma coberto com confeitos coloridos).

algumas delícias da cozinha australiana

Meat Pie: tortinha com recheio de carne e purê de batata, mas com combinações que podem incluir vegetais, cogumelos e queijo. A Meat Pie é servida com um molho de tomate ou ketchup.

Costelinha com molho barbecue: a costela, carne mais popular para os australianos, geralmente, é acompanhada de seu tradicional molho barbecue. Prove-a com chili, cebolas empanadas e batatas fritas.

Pavlova: bolo à base de merengue com cobertura de chantilly e frutas frescas. Normalmente preparado no Natal e no Ano Novo, o doce foi inventado em homenagem à bailarina russa Anna Pavlova, quando ela visitou a Oceania na década de 1920.

Costelinha com molho barbecue

Vegemite: pasta escura, bem salgada e com a consistência pegajosa, feita de extrato de levedura. Os australianos adoram comer esta pasta em um pão tostado, mas as pessoas de outros países costumam não gostar muito.

Anzac Biscuit: esses biscoitinhos crocantes, com sabor de aveia e coco, eram mandados pelas famílias da Oceania aos seus soldados durante a Segunda Guerra.

Damper: pão tradicional de receita muito simples, feito com um pouco de água, farinha, sal, fermento, manteiga e água. Come-se o Damper em qualquer refeição.

Meat Pie