Talento nato, celebração dos melhores momentos com sabores especiais e empoderamento feminino. Tudo isso está presente na trajetória da personal chef e cozinheira Neide Barreto. Radicada em Cuiabá há seis anos, desenvolve hoje um trabalho com chefs locais, levando suas iguarias a eventos particulares ou abertos, feiras e encontros do setor. Integra ainda um grupo de chefs mulheres que participa do Festival Braseiro, iniciativa filantrópica que conta com cerca de 300 churrasqueiros voluntários, colaborando para ampliar a representatividade das profissionais em uma seara na qual ainda impera o público masculino. Mas sua história de amor e habilidade na cozinha começou bem mais cedo.
“Desde criança, sempre gostei de cozinhar, ainda pequena ajudava minha mãe nas preparações, desde as mais rotineiras até as do almoço em família nos fins de semana”, conta Neide. “Sempre tive certa facilidade em memorizar receitas e elaborar pratos para receber a família e os amigos em casa, mas casada senti a necessidade de aprimorar o que já sabia com técnicas de culinária, aí fui estudar sobre o assunto e depois ingressei na faculdade de gastronomia”, revela. “Na faculdade, não me limitei a ficar nos bancos da sala de aula e sempre que possível buscava conhecimento prático, viajando, trabalhando em restaurantes – até de graça – ou pesquisando, para conhecer mais a fundo o tema” lembra a chef, que tem como projeto futuro abrir seu próprio restaurante, aliando culinária, memórias afetivas, intimidade, simplicidade e bom gosto.

Receita de um momento inesquecível

A delícia que Neide selecionou para esta edição – e que já pode ser conferida em detalhes nas redes sociais do BigLar – é o salmão grelhado com molho bisque de camarão, servido com arroz de coco. Fiel a seu estilo muito apreciado de conferir um significado maior à boa mesa, a chef destaca que conheceu essa iguaria em um restaurante de Cuiabá, justamente durante um jantar de comemoração do Dia dos Namorados com o marido, o advogado Sérgio, seu parceiro já de uma década. Leve, saborosa e fácil de fazer, exige apenas alguns cuidados no preparo, garantia para alcançar um resultado perfeito e encantar os comensais. “É importante escolher sempre ingredientes frescos, especialmente o camarão e salmão”, recomenda a cozinheira. “Para não deixar que o arroz fique parecendo um arroz-doce, procuro colocar coco fresco ralado e não aqueles industrializados com açúcar”, acrescenta. “Outro detalhe é a técnica para selar o salmão, usando manteiga e um fio de azeite em sauteuse, que é um tipo de frigideira bem quente”, explica.

Em casa também tem lugar para o sabor

Vivenciando a culinária mais como um autêntico projeto de vida e não só como profissão, Neide igualmente leva para casa todo o aprendizado e as maravilhas que surpreendem seus clientes, para sorte de seus familiares e convidados. “Gosto muito de preparar risotos, que considero ser a minha especialidade, já tive inclusive a oportunidade de atuar como assistente de uma chef local para ensinar as técnicas desse prato para alunos de uma universidade, mas também ‘dou aula’ para as amigas e vizinhas”, comenta a chef de forma bem-humorada. “Outro prato que faz muito sucesso é o espaguete a lá carbonara, sempre acompanhado de um bom vinho tinto, que aprecio muito”, diz. A atenção e esmero se estendem até mesmo a seus três cachorrinhos, Fred, Duda e Frida, que também têm o privilégio de experimentar a culinária da personal chef, fazendo inveja a muita gente. “Eles comem comida natural, que faço questão de preparar com muito carinho.” Para Neide, cozinhar tem tudo a ver com envolvimento emocional, doação e cuidado com o próximo. “Acredito que esta conexão deva estar presente em todas as etapas deste processo, desde a escolha dos alimentos, a preparação e o servir”, ressalta. “A culinária conecta pessoas, reúne a família, aproxima amigos, nos faz sermos gratos e é um prazer!”, conclui.

Tem história no prato

O bisque, espécie de caldo cremoso de frutos do mar e que também pode ser utilizado como um delicioso molho, como na receita sugerida pela chef Neide Barreto, foi criado há séculos por François Pierre de la Varenne. Considerado revolucionário por implementar novas técnicas como a redução, que consiste no cozimento lento dos ingredientes para concentrar o sabor, foi um dos chefs a serviço de Luís XIV, o Rei Sol, em Versalhes, na França. É autor do livro “Le Cuisinier François”, publicado em 1651, verdadeira bíblia gastronômica que, segundo os historiadores, influenciou a culinária francesa medieval e renascentista no século XVI e início do século XVII. É muito provável que você já tenha saboreado outra invenção bastante famosa e popular do chef: o doce Mil Folhas.