O momento mais esperado de qualquer comemoração é talentosamente elaborado todos os dias pelas mãos da confeiteira Joicy Lima e sua equipe. De seu Ateliê do Açúcar, saem bolos e doces preparados com esmero e muito cuidado para encher os olhos e o paladar. Com a missão de “realizar os sonhos mais açucarados dos clientes”, como diz o slogan de sua confeitaria, ela preparou para nossos leitores uma das receitas mais celebradas entre os profissionais do ramo e que muita gente com certeza já tentou fazer em casa: o bolo Red Velvet, ou, em tradução livre, “Veludo Vermelho”.

Verdadeiro ícone da culinária norte-americana, o Red Velvet curiosamente tem uma origem bastante simples. Durante a Segunda Guerra Mundial, era preparado pelas famílias para driblar o racionamento de alimentos. Na época, o bolo era feito com beterraba, que além de ser muito comum por lá, é rica em ferro e açúcares, portanto nutritiva, dando ainda o tom natural avermelhado à massa. “Depois da Guerra, com o sucesso da receita, começaram a substituir a beterraba por corante alimentício, que foi o que usamos na nossa cozinha também, pois obter o tom vermelho, hoje, apenas com os ingredientes naturais, não é mais tão simples, inclusive devido à alteração da cor do cacau comercializado”, explica Joicy. “O cacau de outros tempos era naturalmente mais avermelhado e, combinado com os demais ingredientes mais utilizados originalmente, como vinagre e nata, garantia a cor mais próxima ao tão desejado vermelho que vemos hoje nos bolos que nos enchem os olhos”, completa.

Nos últimos anos, a deliciosa e aerada receita se tornou uma das mais procuradas aqui no Brasil, até mesmo para casamentos, inclusive pelas celebridades. Preta Gil é uma das que elegeram a saborosa combinação para marcar seu enlace. Mas os americanos também permanecem fiéis à tradição. Recentemente, o time New England Patriots preparou um Red Velvet gigante, com mais de 500 quilos, para celebrar os 41 anos do jogador Tom Brady, marido da modelo Gisele Bündchen.

Entre tantas receitas irresistíveis, por que escolheu o Red Velvet para nossos leitores?

Porque o Red Velvet é simplesmente lindo de se ver, gostoso de comer e poucos sabem fazer. É uma receita que desperta muita curiosidade, devido à cor exuberante que tem e vale muito a pena ser compartilhada.

Que dica daria para quem pretende fazer a receita em casa e surpreender a família?

Eu indico usar o corante em gel, ao invés de corante líquido. Ele é mais concentrado para se obter o tom intenso de vermelho desejado. É facilmente encontrado em lojas de confeitaria, e todos os demais ingredientes você tem à disposição no BigLar, que é nosso fornecedor exclusivo, no Ateliê do Açúcar, do tipo de frutas perfeitas para acompanhar este bolo, como: framboesas, mirtilo e amoras frescas. O BigLar sempre dispõe dessas frutas frescas e de boa qualidade, que são tão delicadas e de difícil acesso em outros lugares.

Nossa convidada

Joicy Lima atua na área de confeitaria há cerca de 12 anos e comanda, desde 2007, o Ateliê do Açúcar, primeira confeitaria artística de Mato Grosso, apontada pela Veja Comer & Beber Cuiabá 2017/2018 como uma das sete melhores docerias da Capital. Aliou seu talento na arte de confeitar a especializações com profissionais e instituições referenciadas mundialmente no Brasil, na França e na Inglaterra. Anualmente, participa dos grandes congressos internacionais, sempre em busca de atualização e novidades. Em sua loja, localizada na área central de Cuiabá, destacam-se doces finos, bolos verdadeiros e cenográficos e bem-casados produzidos conforme a receita original. “Todo o nosso trabalho é artesanal, fazemos tudo com muito carinho”, destaca Joicy. “Há clientes que só nos dizem o tema que desejam e confiam plenamente em nosso talento e empenho para fazer os doces mais lindos para suas festas, outros querem um exemplo do que nunca foi feito, com uma ideia exclusivamente dele, personalizada, e todos são atendidos com a mesma dedicação, para nós, ser parte da comemoração é uma imensa alegria”, afirma. Para quem não quer passar vontade, mas não tem uma grande festa à vista, as receitas mais famosas dos bolos são vendidas também em versão cupcake, como de doce de leite com nozes, brigadeiro branco com damasco e leite Ninho com Nutella, além do brigadeiro de churros.