Basta dar um passeio pelas belíssimas fotos no Instagram da advogada Nathália Carvalho de Oliveira (@natholiveira) para ter certeza: estamos diante de uma cozinheira e confeiteira de mão cheia, ou seja, com múltiplos talentos, em profissões tão diversas e complexas. Sim, porque, mesmo com toda a dedicação e afinco que estas formações exigem, logo após passar no vestibular para Direito, soube que o curso de Gastronomia havia iniciado em Cuiabá e decidiu fazer os dois, ao mesmo tempo! O resultado? Hoje é sócia-proprietária da Carvalho e Hammes Advocacia, onde defende, com maestria, os direitos de seus clientes, e, também faz delícias sob encomenda, cada vez mais disputadas pelas amigas. Não é para menos: tente escolher entre a torta dois amores (com recheio de brigadeiro preto e branco), a de diamante negro, de bombom de morango ou o cheesecake com calda de goiabada, impossível, isso sem contar os lindos e coloridos bolos de aniversário, com decoração a gosto dos pequenos fregueses.

“Desde pequena, eu sempre amei cozinhar, tanto é que, preferia assistir a programas de culinária a passar meu tempo vendo desenhos animados”, recorda Nathália. “Adoro a cozinha brasileira, acho a nossa gastronomia muito rica, com muitas opções de temperos, sabores e combinações”, destaca a advogada e gastrônoma. “Me identifico com a culinária francesa também e sou apaixonada por confeitaria. Meus amigos e familiares sempre me pedem para fazer algumas receitas, mas as campeãs de pedidos são o bolo de chocolate, a quiche e o croque monsieur”, conta. “Tenho muita satisfação em preparar estes pratos, acho que comida está totalmente ligada ao afeto. Muitas vezes, inclusive, ao nos lembrarmos de uma passagem da nossa infância, acabamos recordando de um sabor específico também, de alguma gostosura que foi apreciada em família.”

Uma pitada de ousadia no chocolate

Para os leitores da revista do BigLar, Nathália fez questão de elaborar uma sobremesa muito especial, com a cara da Páscoa – ou seja, muito chocolate. –, mas com um toque diferenciado: torta brownie com caramelo salgado. Ao contrário do que muita gente ainda pensa, o toque de sal não transforma o bolo em iguaria salgada, longe disso, é um recurso eficiente para ressaltar, ainda mais, o sabor do doce, de um jeito irresistível. Quem descobriu esta interessante combinação foi o confeiteiro francês Henry Le Roux, lá nos idos de 1977. Utilizando a famosa manteiga salgada da Bretanha, no norte da França, o chef criou este caramelo diferente, enriquecendo, ainda, a mistura com nozes, avelãs e amêndoas. Conta a lenda que foram longos três meses de testes para chegar ao sabor e textura perfeitos, que garantiram à inovadora sobremesa o título de melhor doce da França, em 1980.

Para nossa sorte, não precisaremos esperar tanto tempo para conferir esta combinação tão especial, basta seguir a receita indicada por Nathália, que já está publicada com todas as instruções nas redes sociais do BigLar, e apresentar esta maravilha para toda a família. Mas nada de pressa no momento final, preste atenção na dica. “Escolhi esta receita por achar que chocolate tem tudo a ver com a Páscoa e, para não ficar enjoativo, tive a ideia de usar o caramelo de sal para dar uma quebrada. Fica uma delícia, mas tem dois cuidados importantes para o melhor resultado”, revela a advogada e gastrônoma. “Use apenas ingredientes de boa qualidade e só monte a torta quando estiver em temperatura ambiente, para não correr o risco de quebrar o disco de brownie”, recomenda. “Espero que todos apreciem e aproveitem, desejando, ainda, ótima Páscoa a todos os leitores da revista do BigLar e seus familiare!”, conclui.

Por que um pouco de sal deixa tudo mais doce?

Pode parecer contraditório, mas tem explicação científica a paixão de todo mundo pelo caramelo salgado. A língua humana contém centenas de células que respondem de maneira diferente aos cinco sabores: doce, salgado, azedo, amargo e umami. Estudo publicado no jornal The Proceedings of the National Academy of Sciences revelou que temos um conjunto de receptores adicionais de açúcar nas células destinadas a processar o sabor doce, porém só conseguem transportar o açúcar para a célula na presença do sódio. Assim, quando consumimos o sal, não só despertamos as células “salgadas” na nossa língua, mas ativamos também reações adicionais – e muito agradáveis – para as papilas gustativas sensíveis ao doce. Complicado? É nada! Só experimentar a torta de brownie da Nathália e está resolvido.