Ele quer ser lembrado sempre pela profissão, da qual tem muito orgulho. Para isso, não economiza esforços e dedicação. Seu mantra é “a persistência leva à perfeição, perfeito para cada gosto”. E, ainda por cima, trabalha em completa harmonia com a família. O resultado não poderia ser diferente. É à frente da GG Pastéis, empresa que completa 16 anos em Cuiabá e oferece mais de 60 sabores, do mais tradicional ao mais ousado, que o chef Genildo Borges exerce todo o seu talento e paixão pela culinária. Como toda história de sucesso genuína, essa também traz uma trajetória de muito empenho, desafios e superações.

Mais velho de quatro irmãos, Borges nasceu no Paraná, na pequena cidade de Nova Londrina, e, desde cedo, acompanhava o pai, que era feirante, na lida diária. Na década de 90, a família se mudou para Cuiabá. “Só tenho a agradecer por ter vindo para esta terra maravilhosa e por ter construído tudo o que tenho hoje. Inclusive, foi aqui que conheci minha melhor amiga e companheira”, diz o chef, ressaltando a importância do apoio da esposa Helma, mãe de suas três filhas Hegle, Ingritti e Geovana, em todos os momentos. “Ela é minha inspiração, sabe tudo sobre os sabores e temperos, e, assim, fui aprendendo que, com calma e amor, você chega no ponto certo de qualquer prato.”

Em 2003, com o falecimento do pai, Borges, praticamente, assumiu seu lugar e a responsabilidade do sustento de todos, incluindo sua mãe, dona Helia – hoje, também já falecida, mas que também teve grande importância em todo seu crescimento – e seus dois irmãos menores de idade. “A partir daí, vi que o que eu queria era dar mais sabor e vida ao pastel, foi nesse momento que me interessei mais e mais pelos sabores e pela culinária”, conta. “Hoje, posso dizer que sou especializado em pastéis, sempre busco trazer novas opções para meus clientes e amigos, mas também gosto de cozinhar outros pratos, estou sempre experimentando. Quem me acompanha lá no meu Instagram, @senhorgg, sabe que costumo mostrar o que gosto de preparar e como fazer para harmonizar com os vinhos do BigLar.”

Combinação inusitada e surpreendente

Para celebrar o Dia dos Pais, Genildo e sua filha, Geovana, escolheram especialmente para os leitores da revista do BigLar, uma receita que dá um exemplo das combinações de sabores incríveis que conquistam seus fiéis clientes: pastel recheado com stake tartare e guacamole. “A ideia foi mostrar como a nossa massa, que é feita com muito carinho, se casa muito bem com o paladar e a textura destes dois ingredientes. Minha filha Geovana, inclusive, ajudou a preparar o guacamole, é um prato que sempre fazemos juntos”, revela. “Eu e minha família temos uma conexão muito boa no trabalho, que dirá na cozinha. Gostamos de estar juntos ao redor do fogão, tomando um bom vinho, conversando sobre sabores e pratos que ainda vamos fazer, e sempre escutando opinião e críticas para cada um de nós ser cada vez ainda melhor como pessoa”, acrescenta. “Cozinhar é, sim, um ato de muito amor e uma maneira boa e gostosa de sempre estarmos unidos.”

Para quem quer se aventurar no mundo gastronômico, o chef dá uma dica de ouro. “Faça tudo como se fosse para você mesmo ou para quem você ama, com certeza, isso o levará a produzir o melhor possível”, recomenda. “E se não acertar de primeira, não se preocupe, o treinamento, com certeza, leva à perfeição, e o estímulo de alguém próximo ou até de quem não seja próximo, contribui para seu crescimento pessoal e profissional”, avalia. “Sejam críticas ou elogios, ambos são bons para que você chegue longe e goste ainda mais do que faz”, conclui Genildo Borges.

Volta ao mundo em um pastel

Provar a receita indicada pelo chef é como viajar sem sair do lugar! Criado pelos astecas e típico da culinária mexicana, o guacamole é um tipo de pasta de abacate muito bem temperada com especiarias, azeite e suco de limão, sendo consumida tradicionalmente com nachos – as tortilhas de milho crocantes. Em pouco tempo, a iguaria começou a fazer sucesso em outras preparações, como em sanduíches, pratos diversos e, agora, no pastel! Nos Estados Unidos, o consumo é tão grande e regular, que já existem até mesmo versões industrializadas. Já o stake tartar, também chamado de Bife Tártaro, é originário da França, combinando carne bovina bem picadinha, não moída, com vários condimentos e, em sua versão clássica, leva alcaparra e é servido com uma gema de ovo crua. O resultado final é uma festa para o paladar!