O título de Chef Revelação do Ano em Mato Grosso, conferido pela Associação de Chefs de Cozinha de Mato Grosso, especialmente em um período que foi tão complicado para todos os profissionais, reforça a principal característica do chef Marcus Alves, depois do grande talento gastronômico: sua capacidade de superação. Nascido e criado em Guiratinga, pequena cidade do interior, a cerca de 300 quilômetros de Cuiabá, precisou de muita determinação e força de vontade para, finalmente, ingressar na carreira que sempre sonhou e se tornar referência no setor na região, atendendo eventos personalizados para até 1.000 pessoas. Com as restrições impostas pela pandemia, ampliou sua presença nas redes sociais com sucesso, conectando alunos e clientes com vídeos de receitas saborosas, mas de preparo simples, para que todo mundo conseguisse reproduzir em casa. Mais um obstáculo vencido, em uma trajetória repleta de desafios.

Estudo, alimentação saudável e planejamento

Com apenas 15 anos, Alves passou no vestibular, pela primeira vez, em Gastronomia e Direito, mas em comum acordo com os pais, dedicou-se à segunda carreira, à época mais tradicional e considerada mais estável. Viajava, todos os dias, 240 quilômetros para comparecer às aulas na faculdade em Rondonópolis e, depois de formado, assumiu a função de assessor jurídico em um órgão público na cidade de Cuiabá. Em 2017, já mais estabilizado no trabalho, o desejo de se realizar na carreira dos sonhos veio à tona. O chef, porém, antes, teve que lidar com um problema que impactava sua saúde, a obesidade. Tomou a decisão de realizar uma cirurgia bariátrica e perdeu 90 quilos em um ano, aumentando sua disposição e preparo físico para encarar a puxada rotina da cozinha profissional. E não só isso: os cuidados necessários após o procedimento acabaram facilitando seu acesso ao mundo das panelas.

“Depois da cirurgia, mudei radicalmente minha alimentação, priorizando saladas, grelhados e proteínas vegetais, incrementados com molhos diferentes. Inclusive, estávamos no início da moda da salada de pote”, conta Marcus Alves. “Minhas combinações caprichadas e saudáveis começaram a chamar a atenção dos meus colegas no trabalho e, como meu horário permitia um tempo livre pela manhã, comecei a fornecer marmitas para o pessoal também, com receitas que eu mesmo testava, e quando vi, já atendia cerca de 30 clientes”, aponta. Em 2018, fez, novamente, o vestibular para Gastronomia, passou em primeiro lugar e recebeu uma bolsa de estudos de 50%. Ao encerrar o curso como aluno de destaque, registrou a média máxima da Universidade de Cuiabá, o que lhe rendeu um convite para fazer a prova e atuar na instituição como professor das disciplinas de cozinha brasileira e internacional. Daí em diante, passou a contabilizar outras formações essenciais na área, como o curso na famosa Le Cordon Bleu. Hoje, coordena, em parceria com o chef Waldemar Untar, uma empresa especializada em eventos personalizados. 

Surpresa de sabores regionais

A receita que o chef preparou para os leitores, e que já está nas redes sociais do BigLar, traz uma saborosa e completa representação dos melhores ingredientes típicos da região, perfeitamente equilibrados com muito talento. “Criei esta preparação pensando muito na valorização dos sabores proporcionados pelos três biomas que apenas o Mato Grosso reúne em um só território: Pantanal, Cerrado e Floresta Amazônica”, revela Alves. “Guiratinga é banhada pelo rio Garças, que faz divisa com Goiás, então, sempre foi muito presente para mim, desde a infância, a abundância de peixes frescos e do pequi, por exemplo”, relata. “É um prato que alia, ainda, muita história e cultura do nosso povo, feito para todos partilharem juntos”, acrescenta. “Atualmente, existe uma busca pela alimentação mais simples e saudável, de pequenos produtores, dos produtos cultivados no quintal, mas essa já era minha rotina de criança, guardando, especialmente, na memória os almoços na fazenda preparados pelas minhas avós”, diz. “Em complemento a esta vivência, aprendi a equilibrar ingredientes regionais e alta gastronomia com quatro chefs mato-grossenses que são inspirações para mim desde a faculdade: Marcelo Cotrim, Waldemar Untar, Carol Manhoso e Ariani Malouf”, enumera. “Hoje, tenho o prazer de tê-los como amigos pessoais e dividir a cozinha e o conhecimento com todos, o que é um privilégio”, completa.