Cozinhar é como um espetáculo: é preciso muita organização, treino, dedicação, conhecimento e amor para que, no final, os cinco sentidos o aplaudam de pé.” É assim mesmo, parafraseando o renomado chef de cozinha Fernando Capella Reis, que a anfitriã desta edição do “Na Casa do Chef” define sua paixão pela cozinha.

“O amor é o tempero essencial de qualquer prato”, diz. E foi com esse espírito apaixonado de quem ama o que faz que a gastrônoma Gabrielly Ribeiro Silveira recebeu a equipe do BigLar para gravar o preparo do Mignon au Poivre com Tagliolini na Manteiga de Sálvia.

O prato – que tem tudo a ver com o clima romântico do Dia dos Namorados – é originalmente assinado pela chef Janaina Rueda, do Bar Dona Onça, em São Paulo. Mas, pela aplicação de Gabrielly, o sabor não deixou nada a desejar. É ver para conferir. A receita completa e o modo de preparo já estão disponíveis nas redes sociais do BigLar

Perfil

Nascida em Cuiabá, a jovem gastrônoma de 22 anos formou-se pela Universidade de Cuiabá em 2016. Hoje trabalha com o chef Marcelo Cotrim nos eventos preparados por ele. “Tenho aprendido muito com o Cotrim. Ele é extremamente versátil e tem toda a paciência do mundo para ensinar e orientar a equipe”, revela Gabrielly. “Costumo dizer que tenho aprendido mais com ele do que no curso de gastronomia”, brinca.

Sensível, Gabrielly conta que ficou emocionada ao ver nas redes sociais uma jovem que não conseguia se alimentar, por ser portadora de um câncer raro, dizer para as pessoas valorizarem a comida que têm em casa. “É muito importante reconhecer o valor do prato do dia a dia com a família”, conclui.

A gastrônoma, que mora com a mãe Andréia, a avó e a irmã Manuella de cinco anos, conta que as refeições na sua família são momentos de muitas risadas e “comilança” . O namorado Willian, é claro, está em todas as incursões gastronômicas da jovem. “Ele é muito parceiro e me incentiva muito”. Juntos há três anos, o casal já está pensando em um passo mais sério em um futuro próximo.

Como você aprendeu a cozinhar?

Ainda criança vendo minha mãe e meus avós Nilda e Divino na beira do fogão. Na minha casa esses momentos sempre trouxeram muita alegria. Acho que é por isso que gosto tanto de cozinhar, é uma forma de transmitir carinho pelas pessoas.

Quais são seus projetos na área gastronômica?

Ainda estou experimentando várias áreas. Já trabalhei com doces gourmet, atuo nos eventos gastronômicos organizados pelo Marcelo Cotrim e também estou fazendo uma imersão na área de charcutaria. Hoje não penso em abrir um restaurante como a maioria dos gastrônomos. Procuro uma atividade em que eu possa continuar dando meu toque pessoal nos pratos, usando bastante criatividade e surpreendendo as pessoas com minhas preparações.

Por que escolheu preparar esse prato?

É um prato relativamente fácil e perfeito para um jantar romântico.

Quais os principais cuidados no preparo?

Um dos cuidados é a ordem dos ingredientes (mise en place). Acho que essa é a parte mais importante, não só nessa receita, mas em todas as preparações. Tendo tudo à mão, o prato fica pronto mais rápido e os imprevistos são quase todos evitados.

Qual o segredo do Mignon au Poivre com Tagliolini na Manteiga de Sálvia?

É usar sempre alimentos frescos e de boa qualidade. Como a pimenta-verde, que é pimenta-do-reino in natura. Muitas pessoas acabam usando a pimenta-do-reino-preta por acharem que a pimenta-verde é difícil de ser encontrada. Mas hoje em dia, mesmo os ingredientes mais incomuns são mais acessíveis.