Um simples molho pode mudar tudo em um prato — seja para acompanhar, temperar, suavizar e/ou intensificar sabores —, harmonizando com múltiplas opções de comidas como carne, massas e saladas. Ao longo dos anos, esse ingrediente tornou-se indispensável para a criação de diferentes receitas, permitindo que a culinária expandisse, diversas vezes, as suas possibilidades.

Essenciais para agregar ou elevar o sabor da comida e, até mesmo, auxiliar na digestão ao balancear a acidez do alimento, os molhos são completamente versáteis, sendo utilizados não apenas nos pratos do cotidiano, como também incrementando receitas extraordinárias da alta gastronomia.

Vale lembrar que há uma variedade tão grandiosa desse produto que, para facilitar a vida dos consumidores, o ingrediente foi separado em categorias e, dentro delas, passaram a existir divisões com os subprodutos das bases tradicionais. Inclusive, devido à sua variação grandiosa, é preciso entender os principais tipos de molho para chegar à harmonização correta dos pratos.

De onde vêm os molhos?

Conforme relata o Pequeno Dicionário da Gastronomia, o molho originou-se pela necessidade de temperar por igual o alimento. Entre os séculos XV e XVI, os molhos passaram a ganhar destaque na culinária francesa, com o cozinheiro dos reis, Taillevent, valorizando esse ingrediente em seus pratos e escrevendo o mais antigo livro de cozinha, Le Viandier. Desde então, tornou-se um grande aliado da culinária internacional.

Há, porém, uma incerteza histórica em relação à origem dos molhos, sem uma narrativa concreta sobre os pratos iniciais que levavam este harmonizador de sabor. No entanto, acredita-se, segundo histórias populares, que receitas com o uso desse ingrediente foram desenvolvidas ainda com o homem primitivo, quando este passou a cozinhar os alimentos.

Ainda, a história mais comum sobre a origem dessa peça-chave da culinária relata que o molho era responsável por disfarçar o mau gosto dos ingredientes estragados, visto que existia uma forma de conservação precária dos alimentos. Curiosamente, esse costume e utilização dos molhos permaneceu ao longo dos anos e, até hoje, está presente ao redor do mundo.

Molhos mãe (ou base)

Existem cinco molhos básicos, também conhecidos como “molhos mãe” ou “molhos base”, os quais foram responsáveis por derivar quase todos os outros molhos da cozinha francesa e internacional.

Para ser desta categoria, é preciso atender algumas características como ser preparado em abundância e depois poder ser aromatizado, finalizado e guarnecido de inúmeras maneiras, garantindo molhos compostos, ter sabor que pode ser combinado a outros ingredientes e ter durabilidade.

O molho de tomate é o que mais demorou a ser
reconhecido como “molho mãe” devido à sua textura
Os cinco “molhos mãe”

Molho branco (béchamel/bechamel sauce/white sauce): o famoso molho branco (ou molho béchamel) é elaborado com leite integral e roux — em geral, uma mistura cozida preparada com partes iguais de farinha de trigo e gordura, geralmente manteiga — branco.

Molho Velouté: um dos molhos básicos da gastronomia francesa, o velouté é composto por roux amarelo, fundo claro de vitela, aves ou peixes. Em geral, costuma servir de base para sopas.

Molho Espanhol: queridinho e essencial para a culinária mundial, o molho espanhol é a base de todos os molhos escuros (com roux escuro). No entanto, também é possível utilizá-lo diretamente com carnes.

Molho holandês (hollandaise): clássico da gastronomia, o molho holandês, conhecido também como hollandaise, é feito com manteiga, gema de ovo e suco de limão.

Molho de Tomate: um dos mais usados, queridos e escolhidos na hora de cozinhar, o molho de tomate pode ser elaborado de várias formas. Em alguns casos, o azeite de oliva pode servir como gordura e, em outras, é utilizada a banha de porco. Este é o molho que mais demorou a ser reconhecido como “molho mãe” devido à sua textura menos aveludada e refinada, se comparado aos outros pertencentes a esta categoria. Ele também é utilizado como base para outros diversos tipos de molho.

Molho Rosé
Molhos prontos nas prateleiras do BigLar

Além de preparar em casa, também é possível encontrar molhos especiais prontos para somar aos sabores dos seus pratos. O BigLar oferece produtos exclusivos, de alta qualidade e com características excepcionais.

O Molho Barbecue Stubb, por exemplo, apresenta um sabor defumado único e saboroso. Da marca líder nos EUA, esse molho é uma excelente opção para carnes, hambúrguer e muito mais.

Perfeito para temperar saladas, carnes, entre outras receitas, os Molhos Belga Belberry, importados da Bélgica para as prateleiras do BigLar, estão disponíveis nos sabores framboesa, manga e pepino. Para os amantes de lanches, os Molhos Street Taco da Jardine’s Foods são picantes e ótimas opções para realçar o sabor dos pratos no melhor estilo “Texas”.