Além de ser clássico e nutritivo, o iogurte pode servir como refeição, ser um aliado da alimentação saudável ou dar mais sabor às receitas

Apesar de ser mais desfrutado no café da manhã — refeição que concentra em média 50% dos consumidores, segundo pesquisas —, o iogurte é um alimento extremamente versátil. Ao longo do tempo, esse clássico produto lácteo conquistou diversas formas e sabores, passando a incrementar diferentes pratos e receitas e se tornando um grande favorito dos brasileiros. Inclusive, conforme dados da Kantar, mesmo com o aumento de preços e as mudanças pós-pandêmicas, o iogurte permanece na cesta de compras de 70% das famílias do Brasil.

Em sua forma natural, em que o açúcar foi transformado em ácido láctico devido à fermentação bacteriana, esse laticínio adquire um sabor levemente ácido. Especialmente nesse formato, é muito nutritivo e bastante versátil, podendo compor outras receitas, sejam doces ou salgadas. Por conta da sua variabilidade e de suas possibilidades, atualmente, existem uma gama de tipos desse produto que é, também, classificado conforme o processo de elaboração, adição de ingredientes, consistência, textura e composição.

De onde vem o iogurte?

A origem exata do iogurte, na verdade, é um mistério para muitos pesquisadores. No entanto, uma teoria data o período neolítico, entre 5.000 a 3.500 a.C., época em que pastores começaram a se alimentar com leite de animais domesticados. Por ser armazenado em barro, esse laticínio acabava exposto às altas temperaturas do deserto e, consequentemente, fermentava, virando uma espécie de iogurte.

Independentemente de como foi a sua exata origem, esse formato que conhecemos só chegou à Europa por volta do século XVI, com datas próximas a 1542, em que, proveniente do Império otomano, teria vindo da Ásia. Embora tenha existido uma certa repulsa ao sabor no início, com o passar dos séculos, foi ganhando desdobramentos e sendo explorado por ser um alimento nutritivo.

Na antiguidade, aliás, esse produto lácteo era considerado medicinal devido às suas funcionalidades que beneficiam a digestão e a flora intestinal, visto que, para ser considerado um iogurte, é indispensável a presença de culturas vivas — compostas de microrganismos exclusivos — no leite.

Seus benefícios ocorrem, portanto, por conta principalmente das proteínas do leite, que, pelo seu alto valor biológico, são parcialmente pré-digeridas por ação das bactérias lácticas, conferindo uma melhor digestão. Não apenas isso, a acidez também garante uma proteção natural contra infecções e inibe diferentes bactérias.

Por que tão saudável?

Desde sua origem, o iogurte é um alimento saudável, e mesmo as versões industrializadas seguem com muitos nutrientes, como boas quantidades de proteínas e cálcio. Outras adições a esse laticínio, como as frutas, além de influenciarem no sabor do alimento, podem aumentar os benefícios à saúde dependendo das propriedades delas.

Os iogurtes em sua forma natural, que são desnatados e sem adoção de açúcar, são ainda menos calóricos. Para aqueles que preferem dietas balanceadas, esses laticínios são ótimos aliados devido aos seus seus ingredientes com baixos teores de calorias, sódio e gorduras saturadas.

Como combinar o iogurte?

Opção prática e certeira para refeições, o iogurte é extremamente versátil, combinando com praticamente todos os tipos de alimentos, além de dar mais sabor às variadas receitas. A sua versão natural, por não contar com açúcar, ter uma textura pastosa e ter suas variantes, integral (mais gordura) ou desnatada (sem gordura), pode ser desfrutada como bebida ou inclusa em patês e molhos de saladas, substituindo temperos industrializados.

No entanto, devido à industrialização, já existem alternativas prontas no mercado, o que conhecemos por iogurte saborizado. Não só frutas são somadas ao sabor do laticínio, como também vegetais, derivados e aromatizantes artificiais. No Brasil, o uso de aditivos é regulamentado pela Instrução Normativa nº 46, de 23 de outubro de 2007, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A versatilidade do laticínio também fica mais evidente a partir do preparo de pratos como cheesecakes, smoothies, panquecas, massas de consistência elástica (ao substituir leite e água nas receitas), entre outros que recebem seu sabor inconfundível. Ainda, o iogurte pode ser inserido em diferentes doces, como frozen, sorvete, bolos, etc. Isso sem contar que o item serve como uma espécie de “calda” para mix de castanhas ou frutas.

Dentre as opções encontradas em mercados, é possível obter formas com ou sem sabores adicionais, que podem ser consumidas como bebidas ou como uma única refeição saudável. Por fim, vale lembrar: mesmo os saborizados podem ser combinados a receitas, pois tudo depende da sua criatividade.