Fonte de descobertas e experiências incríveis, com sua ampla variedade de sabores, aromas, texturas, cores e combinações que encantam os sentidos, a arte culinária é um dos passatempos preferidos de muita gente. Tem coisa mais gostosa que aprender a preparar novos pratos e fazer aquela refeição especial para a família e os amigos? É assim também para o  empresário e corretor de Imóveis Ernesto Neto. Na companhia de sua esposa, a influenciadora digital Amanda Rosa, o executivo tem como um dos principais hobbies se aventurar por receitas e temperos, deixando de lado a correria do dia a dia.

“É uma verdadeira terapia! Estou sempre procurando informações sobre novos pratos e técnicas, assisto a muitos vídeos para colocar tudo em prática”, conta Neto. “A Amanda é a minha maior incentivadora e me auxilia nas minhas pesquisas. Sem contar que é um enorme prazer cozinhar para quem a gente gosta”, diz.

Seu encanto pela boa culinária é antigo e foi cultivado desde muito cedo, como ressalta Ernesto Neto. “Eu sempre admirei meu pai, meus amigos e meu sogro, que cozinham muito bem. Me lembro muito do meu pai fazendo peixe, piraputanga assada, tinha todo um preparo de tempero, recheio, temperatura do fogo”, acrescenta Neto. “Mas só comecei mesmo a fazer minhas receitas depois que me casei. Durante a pandemia, então, esse hobby ficou mais intenso. Assumi a cozinha de casa e tive mais tempo para aprender mais e testar as combinações. Acho que a comida precisa ser feita com afeto, para mim funciona assim. É a minha forma de demonstrar algo aos amigos e familiares, além de cozinhar só para ter momentos especiais em casal”.

Na receita escolhida por Ernesto Neto para os leitores do BigLar, todo esse capricho aparece tanto no sabor quanto na apresentação: o conchiglione recheado com bacalhau. “É uma combinação leve, muito gostosa, e que vejo como um prato especial para dias de comemorações”, explica o empresário. “Optei por uma preparação que as pessoas pudessem reproduzir em casa. Não tem muito segredo. Basta escolher uma boa massa e um bacalhau de qualidade, de preferência já dessalgado para agilizar ainda mais o processo. Depois é só aproveitar!”.

Para preparar o conchiglione, é recomendado calcular cerca de 120g de massa por pessoa e um litro de água no cozimento para cada 100g. É importante tirar do fogo ainda al dente, para facilitar depois o manuseio na hora de colocar o recheio, evitando que se desfaça. Coloque sempre a massa recheada com a abertura virada para cima, para que não escorra, despejando cuidadosamente o molho por cima e levando ao forno para gratinar. Uma dica que facilita na hora de inserir o recheio é usar um saco de confeitar para preencher cada concha. Sobraram muitas unidades recheadas? Sem problemas! Congele sem o molho. Na hora de consumir, é só levar a massa ao forno médio no próprio molho por cerca de 30 minutos. 

Você sabia?

O conchiglione, essa deliciosa massa em formato de conchas do mar, foi criado pelos sicilianos de origem árabe-mourisca nos idos dos anos 1100. Esse molde faz referência aos produtos provenientes da costa do mar mediterrâneo, onde é muito consumido guarnecido com diferentes tipos de peixes e frutos do mar. Além de comportar diferentes recheios, tem a superfície “riscada” para possibilitar que o molho se incorpore melhor à massa, em um resultado final perfeito!