Para celebrar o Dia dos Pais, Fábio Alex Monteiro Roder e seus filhos, Tárek e Natalie, compartilharam uma receita deliciosa: o Girassolis Al Limone

Com o coração dividido entre duas das mais apreciadas culinárias do mundo,  mas utilizando o melhor delas para para produzir delícias que trazem referências tanto de uma quanto de outra: é assim que o empresário Fabio Alex Monteiro Roder define sua paixão pela gastronomia. Em sua culinária, reinam receitas deliciosas de família com ascendência árabe e pratos de origem italiana, que ele aprendeu a apreciar com o avô materno e suas concorridas macarronadas de domingo – e que acabaram, inclusive, inspirando seu ofício.

Filho de um imigrante sírio e de uma filha de imigrantes libaneses, Roder conta que a arte culinária sempre esteve presente em sua infância, com todos os sabores, rituais e temperos tão típicos da boa mesa árabe. Se recorda, ainda, de uma ocasião muito especial, quando fez 15 anos e ganhou de presente de uma tia um superbanquete árabe, com nada menos que 30 pratos típicos, uma festa para os olhos e o paladar. “É uma paixão de toda a família e que tem um lugar muito especial no meu coração. Hoje, em nossa empresa, fabricamos uma linha árabe toda inspirada em memórias afetivas e nos famosos temperos”.

Com formação em administração de empresas e bacharel em direito, Roder também usou todos esses conhecimentos para empreender no ramo culinário. Primeiro, com a inauguração de uma pizzaria. Na sequência, veio a casa de massas frescas via delivery Di Fant. “Meus pais sempre foram comerciantes, então sempre estive presente lidando com o público, com esse espírito empreendedor de criar, colocar no comércio, desenvolver e trabalhar com pessoas”, diz. “Cresci nessa função e hoje, além do delivery, sou proprietário de uma indústria de alimentos congelados, a Fant Alimentos”.

Para celebrar o Dia dos Pais, Roder compartilha uma receita que elaborou especialmente para a esposa, Alexa, o Girassolis Al Limone. “Gosto muito de cozinhar, estudar ingredientes e, antes de abrir minha empresa delivery, fiz um curso de massas, que é algo que gosto muito de preparar”, destaca. “Como a Alexa não é muito fã de carnes vermelhas, pensei em uma receita de massa diferente, com outros ingredientes, daí juntei essa minha afinidade”, comenta o empresário. Para colocar a mão literalmente na massa – nesse caso, literalmente mesmo! –  contou com a ajuda dos filhos, Tárek e Natalie, no momento do preparo.

Como não poderia deixar de ser, o Girassolis Al Limone faz um grande mix, contemplando a gastronomia italiana com alguns componentes da culinária árabe, brasileira e do mediterrâneo, que, conforme explica Roder, tem uma influência muito grande da cozinha árabe. “Como resultado, temos uma massa saborizada com o limão siciliano, queijo de cabra – que é muito marcante – e o damasco, além da castanha-do-pará”, descreve.

Para quem vai reproduzir a receita em casa, o empresário dá dicas importantes: “O queijo de cabra, ou tipo feta, tem um sabor muito marcante, então se a pessoa preferir algo mais suave, pode ir equilibrando um pouco o queijo feta com o queijo tipo frescal. Quando for retirar as raspas do limão para a receita, é bom também ficar atento para não pegar a parte branca da casca, porque senão pode acabar amargando a massa”, ensina Roder. “Por último, na hora de colocar o recheio e fechar a massa, é preciso tirar o máximo de ar possível. Dessa forma, a massa afunda e cozinha melhor”, ressalta. “Ao final, fica uma harmonização perfeita de refrescância, crocância e um leve sabor adocicado, em uma receita que é fácil de fazer e vai agradar até os paladares mais exigentes”, aponta. “E tudo com ingredientes que são muito fáceis de encontrar nas gôndolas do BigLar”.