Aproveite o calor da churrasqueira para ousar e inovar nos acompanhamentos, preparando legumes, frutas e até queijos com o irresistível sabor defumado

Fazer um bom churrasco com a família e os amigos é um dos programas prediletos dos brasileiros para os momentos de lazer. Não faltam dicas sobre os melhores cortes e temperos, todo mundo tem um segredinho. Para completar, chegam acompanhamentos como arroz, farofa, maionese e saladas variadas; é de lei! Mas que tal surpreender seus convidados com outras opções que combinam muito bem com esse cardápio e ainda aproveitam o calor da própria churrasqueira, sem nenhuma complicação? 

Da feira para a grelha

Para quem gosta de legumes, há uma variedade imensa de produtos que podem ser assados na brasa, separados ou reunidos em espetinhos, chamando a atenção pelo paladar e pelo visual colorido. Cebola e alho podem ser embrulhados em papel alumínio e levados à grelha por cerca de 40 minutos. Depois é só descartar o papel e retirar as cascas escuras, partir ao meio e temperar com azeite e ervas de sua preferência. O mesmo processo pode ser usado para batatas doces. Se preferir, corte as batatas em rodelas de cerca de meio centímetro, acrescente azeite e curry e leve à grelha, virando constantemente para que cozinhem por igual. Fica show! Em seguida, retire e finalize com sal e um toque de alecrim.

O pão de alho é um acompanhamento clássico nos churrascos

Já os tomates podem ser cortados ao meio, guarnecidos com manjericão e azeite e acondicionados em espetos ou colocados em fatias direto na grelha, virando até ficarem assados. Outra ideia são espetinhos de cogumelos do tipo porcini, paris, portobello e champignon, previamente untados com uma misturinha de sal, azeite, pimenta do reino e alho triturado. Ficam prontos rapidamente e todo mundo vai querer o seu! Os pimentões de todas as cores podem ir ao fogo inteiros até que a casca fique meio amarronzada. Aí é só deixar esfriar, remover a pele e as sementes e consumir puro, em tiras, ou picados e misturados com azeite e temperos de acordo com a sua preferência, como pimenta do reino, páprica e tomilho.

Abobrinhas vão muito bem assadas na churrasqueira em rodelas de, aproximadamente, um centímetro, com toques de sal, orégano e azeite. Da mesma forma, aspargos, brócolis e couve-flor são de simples preparo, bastando adicionar o tempero desejado e colocar na grelha, virando até que estejam crocantes. Só a berinjela que exige procedimento prévio para retirar o excesso de água. Precisa cortar em rodelas finas com a casca e deixar em um escorredor com um pouco de sal por cerca de uma hora. Depois de escorrida, tempere com azeite e alho triturado e coloque em espetinhos para levar à grelha. Por último, não podemos esquecer do milho, que vai fazer a alegria de crianças e adultos. Basta pincelar com manteiga e deixar dourar por igual, virando para que todos os lados cozinhem. O sal vai na hora de servir, com mais um pouquinho de manteiga. 

Sabor agridoce que encanta

As frutas também ganham brilho e destaque quando grelhadas na churrasqueira, transformando-se em um curinga do cardápio, seja como acompanhamento para as carnes ou até mesmo como uma sobremesa de última hora! As bananas podem ser levadas à grelha com casca e assadas até que a casca escureça. Aí é só retirar, descascar e servir com um pouquinho de canela e açúcar. Essa finalização também cai bem nas fatias de abacaxi e nas metades das maçãs ou peras, que podem ser untadas com azeite ou óleo de coco antes de chegarem à churrasqueira. Quando estiverem douradas, estarão prontas! Nesse caso, o mel pode ser igualmente utilizado no lugar do açúcar na hora de servir.

Dá para fazer uma verdadeira salada de frutas assada também, e, para isso, é só montar seus espetinhos com as fatias das variedades preferidas e levar ao fogo, girando os palitos até dourarem. Ao servir, regue com um pouquinho de limão siciliano ou laranja. A criançada sem dúvida vai vibrar com os espetos de morango e marshmallow, bem ao estilo americano. Intercale os morangos e as poções do doce no palito, passe na churrasqueira até os marshmallows dourarem e está pronta mais uma alternativa divertida de sobremesa.

Espetinho de cogumelos
Unindo tradição e novidade

O pão de alho já é velho conhecido dos churrasqueiros, mas, com pastinhas e combinações diferentes, dá para surpreender em em variações que usam os pães franceses como base. Um deles é o pão com linguiça, mas não daquela forma simples que estamos acostumados. Retire a pele de quatro gomos de linguiça calabresa ou toscana, adicione azeite, ervas e um pouco de farinha de trigo para dar liga. Misture bem e recheie metades de pão francês com essa pastinha, apertando bastante para fixar. Leve à grelha com o fogo não muito alto, com a parte da linguiça virada para o braseiro, até dourar. 

Outra surpresinha para o seu cardápio é a polenta na brasa. Você pode usar polenta pronta em ponto de corte ou fazer a sua em casa. Nesse último caso, leve ao fogo um litro de água com 400g de farinha de milho e uma colher (sopa) de sal. Cozinhe por 30 minutos em fogo brando, mexendo sempre até ficar consistente. Transfira para uma travessa e deixe esfriar bem. Na sequência, corte em pedaços não muito grandes, pincele com azeite e leve à churrasqueira, virando a cada cinco minutos até assar por igual em todos os lados. Retire, polvilhe com um pouquinho de queijo parmesão e sirva ainda quentinha. Com tantas novidades, além de garantir muitos elogios dos seus convidados, temos certeza de que seu churrasco se tornará um dos mais concorridos – ninguém vai querer perder!