O piquenique é um lazer que combina leveza, natureza e comidas práticas, saiba o que é necessário para a diversão ficar completa

Um piquenique é sempre uma boa e diferenciada opção de lazer para amigos e familiares ou para reuniões que buscam ser mais descontraídas. No Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro, ele pode ser a alternativa ideal de celebração, visto que esse passeio combina divertimento, momentos ao ar livre junto à natureza, além de comidas leves e práticas, que garantem uma refeição mais econômica e, em alguns casos, até mesmo mais saudável. 

Em Cuiabá, há uma série de parques incríveis para aproveitar o Dia das Crianças com um delicioso e divertido piquenique. Seja no Parque Mãe Bonifácia, no Parque das Águas, no Parque Tia Nair ou em qualquer outra área verde da capital mato-grossense, é necessária uma preparação que garanta todos os itens fundamentais para a comemoração. Isso sem contar, é claro, uma decoração que deixe a festa ainda mais especial. Para isso, o BigLar fez um checklist com os principais itens que precisam estar no dia do seu piquenique. 

O que não pode faltar em um piquenique comemorativo?

Mesmo para quem prefere um piquenique na mesa, a canga pode ser um item essencial para sentar no chão com as crianças. Cada convidado pode levar a própria peça, sendo possível optar por uma canga maior para acomodar todas as comidas. Caso a ideia seja sentar em volta de uma mesa, uma toalha quadriculada, típica de filmes e produções audiovisuais, pode deixar a decoração singular e tradicional. 

Não leve os utensílios da sua casa, pois eles podem quebrar com mais facilidade por estarem em um ambiente ao ar livre ou, também, podem acabar machucando alguém devido aos vidros ou às facas. Por essa razão, opte por materiais descartáveis – pratos, talheres, copos e itens propícios ao evento. Caso prefira uma ideia mais sustentável, é possível usar copos reutilizáveis de plástico e guardanapos de pano. 

Vale lembrar, porém, de levar um saco plástico (ou de outros materiais) para recolher todos os resíduos ao final do encontro. Às vezes, pode não ter uma lixeira por perto, dificultando com que o lixo seja corretamente descartado. Aqueles que preferem ser o mais sustentável possível também podem optar por diferentes sacos, garantindo com que os resíduos tenham seu descarte devido, separando os recicláveis e os orgânicos. 

Quando falamos de ar livre, não dá para esquecer de algo indispensável para o bem-estar: o protetor solar. Por estar mais exposto aos raios solares, é necessário repor o produto a cada hora, deixando a pele protegida e bem-cuidada. Além disso, para não haver desconforto em caso de muitos pernilongos e outros insetos que podem picar os convidados, não dispense o uso dos repelentes. 

Item responsável por deixar a comida e bebida corretamente guardados, o isopor térmico – ou cooler – é extremamente importante, especialmente devido aos dias quentes de Cuiabá. Assim, todos os produtos que serão consumidos não correm o risco de estragar ou, no caso dos lanches frios e bebidas geladas, não esquentam. 

E de comer? O que levar?

Receitas especiais podem fazer parte do cardápio, como bolos, tortas doces e salgadas, brownies, salgados e snacks feitos à mão, entre outros. No entanto, também é possível levar comidas mais práticas, como frutas, sanduíches prontos, patês, diversos tipos de pães, biscoitos salgados e doces, chips, pipoca, pão de queijo, etc.

E as bebidas?

Apesar de a comida ser prioridade, a bebida também é igualmente importante, e é interessante trazer diferentes opções, incluindo sucos, refrigerantes ou chás. Já a água é indispensável para a hidratação, por isso aposte em galões pequenos ou diversas garrafas que consigam garantir uma boa quantidade de água durante todo o evento.