PARA COMEMORAR O DIA DO AMIGO, CONVIDAMOS TAMARA SEGALA E O CASAL EMMELYNE E ANDRÉ LUIZ FERNANDES PARA PREPARAR UM DELICIOSO JANTAR

Amizade e boa mesa são duas das melhores coisas da vida. Então, para celebrar o Dia do Amigo, comemorado em 20 de julho, o “Na Casa do Chef” reuniu três grandes amigos em volta do fogão para prepararem receitas especiais. A arquiteta Tamara Segala e o casal Emmelyne e André Fernandes colocaram todo o lado gastronômico a serviço do BigLar e da amizade, e fizeram receitas deliciosas.

De início, André e Tamara prepararam o Pappardelle ao molho branco com medalhão de filé mignon e shimeji. Em seguida foi a vez de Emmelyne, que preparou uma calda de frutas vermelhas que foi servida com um sorvete de creme. Os três, ainda, degustaram um vinho especial harmonizado com os pratos, escolhido pelo nosso sommelier Luiz Roberto Correa Lima.

Tamara explica que seu gosto pela culinária vem de família. “Minha mãe sempre cozinhou para nós. Ela fazia diversas receitas caseiras e deliciosas”, revela. “Lembro que um dia, eu queria fazer uma carne com arroz e liguei para ela me explicar por telefone, o que deu super certo. Foi aí que começou a despertar a minha paixão”, aponta.

“Depois disso, só fui aprimorando os pratos. Gosto de cozinhar do meu jeito, só com os ingredientes que me agradam. Acredito que não tem certo e nem errado, tem um resultado final, é o que importa!”, diz.

A arquiteta conta, ainda, que, para elaborar o molho demi-glacê, pediu ajuda para Ariani Malouf, chef do Mahalo. “Com sua gentileza, ela me enviou toda a receita juntamente com um vídeo, e assim eu fiz de primeira, já na gravação do BigLar. Acreditem, nem havia testado antes!”, conta. “E não é que deu certo ?! Bom, eu acho que deu, afinal o que importa foi o sabor final que foi aprovadíssimo por todos que experimentaram!”, afirma, com bom humor. “São as experiências gastronômicas que me divertem, eu adoro receber e montar uma mesa posta, acho que é uma forma de demonstrarmos carinho pelas pessoas”, conclui.

Delicioso e vasto universo das massas

Com cerca de 15 diferentes tipos entre os mais consumidos por aqui, não há dúvida que as massas estão entre as preferências gastronômicas dos brasileiros. Assim como o papardelle, o talharim, o fettucine e o tagliatelle são massas longas, ideais para a utilização com molhos mais leves e com maior aderência, assim como o espaguete e o linguine. O aletria, mais conhecido como cabelo de anjo, também é do tipo longo, mas é mais recomendado para sopas.

Já as massas curtas, como penne, farfalle (gravatinha) e fusilli (parafuso) combinam com saladas e molhos mais espessos. O chifferi, denominado também caracol, é igualmente uma massa curta e muito famoso por compor a tradicional receita norte-americana de Mac & Cheese, macarrão com queijo. A massa oriental, o popular lamen, cai muito bem com legumes e molhos mais líquidos. Outro tipo que agrada a todos os paladares são as massas recheadas, como capeletti, ravioli e tortellini. A criançada, principalmente, ama, e é fácil harmonizar recheios diversos com molhos mais leves.