Comidinha com todo o sabor e afeto da vovó, tem coisa melhor? É essa energia boa que a Chef de Cozinha e Pâtisserie Eliane Carvalho reserva para os felizes comensais que visitam o seu restaurante, o Ethann Gastronomia, aberto há cinco meses na Praça Popular. Apesar do ponto ser ainda relativamente recente na cidade, a cozinheira de mão cheia é antiga conhecida dos moradores de Cuiabá que fazem questão de comer muito bem. Foi na capital mato-grossense que ela abriu sua primeira casa, o Chez Babette, que funcionou também por cerca de oito anos em São Paulo, e depois o Brie Restô, outro sucesso. Com ampla formação profissional, que inclui especialização na escola francesa Le Cordon Bleu Paris, uniu talento, muito estudo e uma vocação culinária que vem de família para oferecer ao público fiel um cardápio variado, com um pouquinho de cada coisa: peixes, carnes, massas, risotos. Tudo para aproximar ainda mais a relação com os clientes da terrinha que, para ela, já é diferenciada e muito especial. “Apesar de já ter trabalhado na capital paulista, aqui é diferente, realmente temos um contato mais próximo com os clientes, consigo receber muito feedback, você encontra com as pessoas no BigLar, na rua, na festa, e elas te falam, comi tal coisa, estava uma delícia, ou você poderia modificar o acompanhamento de tal prato, aqui você tem essa identificação com o consumidor, é uma coisa muito gostosa”, diz.

Afeto que se saboreia

Mas a história de Eliane com a culinária também remonta de longa data. A chef conta que começou a se interessar por gastronomia muito cedo, porque foi criada pela avó, que era uma excelente cozinheira, preparando de maneira impecável e deliciosa, mesmo os pratos mais simples. Ao se casar, aos 17 anos, passou a ter contato direto com as panelas e o fogão, apaixonou-se de vez e entrou na cozinha para não sair mais.  “A culinária faz parte do meu cotidiano, se eu estou bem, eu cozinho para comemorar, se eu não estou bem, eu cozinho para melhorar, então eu estou sempre na cozinha, na minha casa, na casa de amigos, é uma coisa de prazer mesmo, não é só uma profissão”, conta a Chef. “Eu me formei em administração de empresas, me especializei em marketing, cursei quatro idiomas, eu já fiz muitas coisas, mas o que eu amo e o que define minha vida é a gastronomia, e eu cozinho sempre, independentemente de ter o restaurante ou não, estou sempre na cozinha.” 

Eliane acredita que culinária é pura energia, e é por isso que a mesma receita preparada por duas pessoas diferentes não terá o mesmo sabor. “É a energia que a gente coloca nos alimentos, é uma questão de amor mesmo, você pode ver que a gente não se esquece da comida da avó, da mãe, porque tem afeto, pode ser a comida mais simples do mundo, mas sempre tem um diferencial, eu gosto muito de fazer alguns pratos que a minha avó fazia, mas eu sempre digo que não é a mesma coisa, não tem o mesmo sabor, por causa disso, porque é a energia da pessoa”, explica. “Tem muitas receitas que eu gosto de fazer na minha casa para a minha família, nos finais de semana, nos dias comemorativos, e normalmente eu faço com a ajuda das minhas filhas, do meu marido, é uma cozinha em conjunto, todo mundo ali, compartilhando, preparando, isso que é o bacana, então tudo o que a gente coloca no alimento a gente passa”, destaca. “No cardápio do restaurante a maioria dos meus pratos têm uma história de onde veio, como surgiu, porque eu criei, então cada um veio de uma forma diferente e foi ficando, e eu vou sempre melhorando as receitas, mas a essência é sempre a mesma de quando eu elaborei aquela combinação”, acrescenta. 

Do caderninho da vovó para o BigLar

A receita que Eliane preparou para os leitores da revista do BigLar foi totalmente inspirada na sua avó, dona Deolinda, que, conforme ela relata, gostava de pratos com um caldinho, nada de preparações muito secas, e já chegou a levar o nome da homenageada, inclusive, figurando no menu de seu primeiro restaurante. Aqui, ganhou o apelido de Camarão da Chef, justamente pela forte ligação com a ascendência familiar. “É o prato com o qual eu mais me identifico, mas é uma receita muito fácil, basta escolher ingredientes sempre muito frescos e tomar muito cuidado com o ponto do camarão, não pode passar, senão fica emborrachado, e acompanhar com o arroz branco puxado no molho do próprio crustáceo, os segredinhos eu passei todos na gravação”, avisa. É só acessar e conferir!