Seja qual for o molho ou o tipo, o macarrão é sucesso absoluto; de preparo versátil, que permite inúmeras receitas para agradar aos mais diversos paladares

Espaguete, linguine, talharim, penne, fusilli… Vários formatos, nomenclaturas e molhos envolvem o vasto universo dos macarrões. Seja lá qual for o tipo, a verdade é que o mundo aprecia esta iguaria culinária. De prático e rápido preparo, um sabor apetitoso e, ainda, promovendo grande saciedade – visto que é uma fonte de carboidratos –, o macarrão está presente na mesa desde as refeições principais rápidas até como protagonista de reuniões familiares. Embora seja muito associado à Itália – “terras das massas” –, sua origem, no entanto, é incerta. Porém, algumas das versões mais “asseguradas” de sua origem é a de que o mercador veneziano Marco Polo levou a criação culinária da China ao ocidente, após uma viagem ao país asiático no século XIII. Esta versão é contestada, pois antes mesmo de sua volta à Itália, já existiam registros de uma massa semelhante. A outra versão é a de que os árabes foram os responsáveis por levar a massa à Sicília, no século IX, quando conquistaram a maior ilha italiana. O alimento estabeleceu-se, então, no país, provavelmente como resultado do extenso comércio no Mediterrâneo, na Idade Média. Independentemente da história correta de sua origem, o macarrão se popularizou nos quatro cantos do mundo, mas é inegável a contribuição da Itália, que se vale da fama de berço das massas até hoje. Sem contar na qualidade excepcional – regada a técnicas tradicionais na produção – que estes produtos italianos carregam, e é por isso que o BigLar faz questão de trazer estas exclusividades, diretamente de lá, para suas prateleiras. Conheça algumas destas marcas mais consolidadas.

Linguine
Antonio Amato

A história da empresa Antonio Amato se inicia em 1869, em Salermo, cidade que, graças à maresia salgada e à rica vegetação das montanhas próximas, possui um microclima excelente para a produção de massas e outros ingredientes. A empresa possui uma gama diversificada de tipos de macarrões – fusilli, canelones, paciocche, orecchiette etc. – e uma linha de produtos com sêmola de trigo integral duro orgânico, usando apenas trigo duro 100% italiano, moído na hora para se tornar uma sêmola de alta qualidade, que é transformada em massa em menos de 24 horas. Contando ainda com molhos de tomate e farinhas, a Antonio Amato une a paixão pela boa comida e o amor pela tradição, transformando seus produtos em obras-primas de simplicidade.

La Campofilone

Por detrás da empresa “La Campofilone”, que nasceu em 1912, existiu o trabalho das mãos quentes e ensolarados de camponeses especialistas em maternidade que amassavam, ou melhor, “teciam”, finíssimos fios de massa de ovos que, ao longo do tempo, ficaram reconhecidos como “Maccheroncini di Campofilone”. É uma verdadeira especialista em macarrões à base de ovos, com uma gama surpreendente de variedade, que engloba a linha tradicional, a integral, a BIO – produtos orgânicos certificados –, e, ainda, uma linha especial, em que os macarrões – fettuccines – são complementados pelo sabor de especiarias e outros ingredientes como cogumelos, laranja, limão, espinafre, pimenta, entre outros.

Penne
RUMMO

O que começou em 1846 como um negócio familiar de moagem de trigo, evoluindo para uma corporação ao longo dos anos, veio a se tornar uma empresa concentrada na produção de macarrão, em 1991. Sua fórmula de sucesso é um método de produção meticuloso – que conta com sete fases – e envolve desde a busca pelos melhores ingredientes até mesmo uma fase de teste em que dois chefes cozinham e provam a massa de cada lote. Seus produtos dividem-se nas linhas clássica (macarrões clássicos italianos), sem glúten (massa que leva milho e arroz integral), de legume (massa sem glúten e rica em proteína vegetal), de ovo (com ovos italianos e trigo duro), orgânica e 100% orgânica, e, ainda, na linha profissional, com massas consistentes que permanecem “al-dente” depois de dupla cozedura, e na de especialidades artesanais, em que os formatos de sucesso da gastronomia italiana tradicional foram revisitados com originalidade.

Molho pesto
Di Martino

Em Gragnano, que é considerada a “Cidade das Massas”, a experiência de três gerações de fabricantes de massa deu origem ao conceituado Pastifício Di Martino. Desde 1912, a histórica fábrica vem produzindo excelentes massas, por meio da seleção da melhor sêmola italiana de trigo duro. Contendo, no mínimo, 14% de proteínas, que auxiliam na obtenção da grande firmeza ao cozimento, e mantendo os molhos perfeitamente graças a sua superfície porosa, os mais de 100 formatos de massas Di Martino para testar na cozinha nunca te deixarão cair na mesmice, com opções que vão desde os macarrões mais tradicionais da culinária, como espaguete, fusilli, penne etc. aos formatos mais inovadores.