Ricas em água, vitaminas e nutrientes, as frutas típicas dessa estação são uma opção saborosa para combater o calor e manter-se hidratado

Basta dar um giro rápido pelo setor de hortifrúti do BigLar para notar a explosão de cores, aromas e sabores que tomam conta do lugar nesta época do ano. Tudo isso, graças às frutas que dão as caras em fevereiro e março – caso do abacaxi, melancia, uva, manga, laranja, entre outros.

Fundamentais em qualquer dieta saudável, as frutas possuem características específicas e próprias para seu desenvolvimento, que englobam propriedades do solo e mudanças climáticas e influenciam diretamente em seu sabor e no valor nutricional. Assim, ao priorizar o consumo de frutas típicas da estação, sempre há a garantia de opções mais frescas, saborosas e nutritivas. “Isso acontece porque quando cultivadas em seu período natural, captam melhor os nutrientes do solo. São mais saborosas, por terem seus ciclos respeitados, fazendo assim com que sejam mais nutritivas. Além de fazer bem para a saúde, consumir frutas da estação é ainda uma forma de consumo mais sustentável para o planeta, pois não ocorre nenhuma interferência humana durante o processo de plantio”, explica Maria Vitória Moreira Cantares, nutricionista do BigLar.

Consumo ideal

As altas temperaturas do verão pedem refeições mais leves, frescas e saborosas. “As frutas são grandes aliadas por proporcionarem hidratação e refresco, assim ajudando a amenizar o calor”, afirma a nutricionista. Por serem ricas em água, fibras e nutrientes, as protagonistas dessa matéria tornam-se ótimas alternativas para os dias quentes.

Ainda sendo possível aproveitá-las de inúmeras maneiras, explorando todos seus atributos sensoriais, como cor, sabor, textura e aroma, em receitas de geleias, compotas, doces e sucos, Maria Vitória alerta que quando consumidas in natura, por não sofrerem nenhuma alteração, são mais saudáveis e ideais para incorporar a uma dieta balanceada. “Ao fazer adição de açúcar ou qualquer outro produto que não seja in natura para essas preparações, estamos fazendo com que as vitaminas e minerais diminuam”, justifica a profissional.

Abacaxi: composto por 86% de água, essa fruta tropical deliciosa combina muito com a estação, sendo uma opção refrescante e rica em fibras e vitaminas. Seu consumo favorece a circulação sanguínea, facilita a digestão e estimula a produção de colágeno – proteína responsável por sustentar a pele e as articulações.

Manga: de sabor irresistível e adocicado, a manga é outra boa companheira para os meses mais quentes do ano. Por mais que tenha um pouco mais de calorias do que suas companheiras de estação, ela também traz muitos benefícios. Rica em vitaminas A e E, ela ajuda a prevenir sinais de envelhecimento e a controlar a pressão arterial.

Maracujá: fonte de vitaminas A, C e outras do complexo B, o maracujá apresenta boa quantia de sais minerais, entre eles o cálcio, ferro, fósforo e sódio. É um ótimo calmante natural para o organismo humano e um poderoso antioxidante que age contra o envelhecimento precoce dos órgãos.

Melancia: refrescante, doce e nutritiva, a melancia é uma das frutas mais deliciosas para saborear no verão. Composta por 95% de água, a delícia possui muitas propriedades benéficas para a saúde, graças ao seu conteúdo de vitamina C e antioxidantes. Pode ser mesclada com um sorvete para ajudar a combater o calor ou ainda em drinques inusitados.

Melão: é uma fruta com baixas calorias, muito forte nutricionalmente e pode ser usado para emagrecer e hidratar a pele, pois é rico em vitamina A, água e flavonoides – poderosos antioxidantes que atuam prevenindo problemas como doenças cardíacas e envelhecimento precoce.

Pera: rica em fibras e vitaminas, a pera contribui para o bom funcionamento intestinal. Pela sua composição nutricional, pode ser utilizada em tratamentos cardíacos, prisão de ventre, inflamação intestinal e na bexiga, na formação dos ossos, dentes e sangue, além de auxiliar o sistema nervoso.

Pêssego: fruta excelente para compor um cardápio rico em nutrientes, antioxidantes, fibras, vitaminas e sais minerais para o organismo. Por ter poucas calorias e oferecer sensação de saciedade, o pêssego é um ótimo aliado para quem quer emagrecer.

Uva: rica em sais minerais, vitaminas A, C e do complexo B (B1, B2, B3 e B6) e muitos outros nutrientes, a uva é vitalizadora, calmante, antirreumática, diurética, tônica para o sistema nervoso, além de ajudar no combate a distúrbios gástricos e refrescar o sistema digestório. A uva conta com um universo inteiro só para ela, com variedades de cores e sabores que vale a pena experimentar.