Além de belas praias, diversidade geográfica e atrações arqueológicas, o México é reconhecido por sua rica gastronomia

Além das praias de águas cristalinas, o México, país situado na América do Norte, entre os Estados Unidos e a América Central, tem em sua geografia montanhas, desertos e selvas. Entre os locais mais visitados estão ruínas, como Teotihuacán e a cidade maia de Chichén Itzá, assim como cidades da era colonial espanhola.

E a gastronomia é outro tesouro da cultura mexicana. Em 2010, foi eleita Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. É considerada um modelo cultural que envolve práticas agrícolas e técnicas culinárias milenares, como a nixtamalização, que é um processo de cozimento e maceração do milho. Além disso, a gastronomia é um dos elementos mais importantes da cultura deste país e o que melhor o representa no mundo.

Com temperos intensos, a culinária mexicana tem uma base milenar pré-colombiana, evidenciando-se pela cultura seletiva das plantas de milho, há cerca de 8.000 anos. Sofreu forte influência da colonização espanhola e tem como ingredientes principais o milho, feijão, tomate, abóbora, abacate, cacau, baunilha e as tradicionais e variadas pimentas.

Suas bebidas também são bastante tradicionais e conhecidas mundialmente. A principal é a tequila, além do mescal – bebida tomada com um verme vivo no copo ou garrafa – e a menos conhecida, o pulque, bebida dos tempos pré-colombianos, feita do suco fermentado do agave, planta tipicamente mexicana da qual são produzidas estas três bebidas.

Arte culinária

A gastronomia mexicana está cheia de tradição, aromas, sabores e história. Traz toda a riqueza cultural do México. Desde o método de cultivo dos ingredientes, práticas rituais, conhecimentos práticos ancestrais, técnicas culinárias, costumes e modos de comportamento comunitários ancestrais.

Cada prato conta uma história e seu processo de preparação foi passando de geração em geração. Para os mexicanos, a comida é um elemento muito importante, partilhada com a família e amigos, uma forma de mostrar a personalidade de seu povo e acolher os visitantes.

Em uma viagem ao México, é imprescindível experimentar pratos regionais preparados por cozinheiros tradicionais que fazem do ritual de cozinhar uma arte culinária. A variedade de receitas é tão grande quanto o próprio território. De norte a sul, cada região tem criações representativas, cujos significados estão profundamente ligados aos costumes do lugar, e não há melhor maneira de descobrir um destino do que pelos seus sabores. A cozinha mexicana abrange desde os agricultores que a cultivam, os colhedores aos chefs e provadores, cada peça é fundamental na criação dos pratos.

Ingredientes como milho, feijão e pimenta malagueta, além dos endêmicos, abóbora, abacate, baunilha e cacau reforçam a riqueza culinária, a qual geração após geração continua a unir famílias em todo o mundo. A cozinha mexicana, feita em fogo baixo, com amor e uma boa conversa, tem um gosto único e inesquecível.

Histórias de sabor

De acordo com a publicação “Contextos da Alimentação – Revista de Comportamento, Cultura e Sociedade”, da editora Senac, a cozinha tradicional mexicana possui fatores que vão além de transformar o alimento, envolvendo a religião, rituais indígenas e tradições locais, que se mantêm vivos até hoje, levando à formação dos pilares que sustentam a gastronomia mexicana, a herança indígena e a influência europeia, marcada, principalmente, pelos espanhóis. 

Neste contexto, a Cozinha Tradicional Mexicana foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas pela capacidade de evoluir e, ao mesmo tempo, manter sua autenticidade, a partir da preservação de elementos como “el chile, el maíz y el frijol”, ou seja, “a pimenta, o milho e o feijão”. 

Outra informação importante: aproximadamente 15,4% das espécies mundiais de alimentos teve sua origem em solo mexicano, que possui, atualmente, as 40 principais variedades de milho e 120 principais variedades do chile (pimenta). Das 63 espécies de feijão selvagem que habitam o planeta, 52 estão presentes no México. 

A publicação revela, ainda, que a tortilla mexicana, ou o tlaxcalli (na língua nativa Nahuatl), ou waaj (na língua nativa Maya) era, e ainda é, a base da comida do México e de outros países da América Central. Uma tortilla é, originalmente, feita de farinha de milho desde os tempos pré-colombianos, podendo, nos dias atuais, ser produzida apenas com farinha de trigo ou contar com uma mistura dela. Serviu como “prato”, “colher” e “pão” das culturas pré-hispânicas e até meados do século XIX, e é a base de vários pratos mexicanos. 

Sabores da gastronomia mexicana

Guacamole: muito popular no México, este prato é feito com abacate, pimenta, cebola, tomate, dentre outros temperos. 

Chilli com carne: tradicional, é feito com feijão e molho de tomate com pimenta.

Tacos: muito famosos no México, os tacos ganharam o mundo, virando ícone da cozinha mexicana. No Norte, os principais tacos são os de Trompo (carne de porco), Bistek (bisteca bovina), Campechana (mistura dos tacos de Trompo e Bistek adicionados de queijo Oaxaca) e de Nopales – um cacto muito comum na região, consumido desde os povos pré-hispânicos. Eles são partidos em cubos, refogados com verduras e chile, servindo de recheio. Os tacos são temperados com uma grande variedade de chile, alho, cebola e especiarias, fatiados finamente e assados em um espeto, semelhante ao churrasco grego brasileiro.

Mole Poblano: um tipo de molho mexicano criado com chocolate e pimenta, sendo muito consumido pelos mexicanos. Pode ser feito com frango. O mole é um dos pratos mais representativos da gastronomia mexicana, especial para grandes celebrações culturais.

Pozole: é uma sopa feita com milho e carne de porco, tradicional em datas como o Natal.

Tamal: o tamal (do Nahuatl tamalli, que significa enrolado) é um nome genérico dado a inúmeros pratos de origem indígena preparados com massa de milho cozida, geralmente no vapor, embrulhada em folhas da mesma planta ou bananeira. Eles podem ser recheados ou não, podendo conter carne, legumes, pimenta, frutas, salsa, entre outros produtos. Podem ser doces ou salgados.