Refrescante e aromático, Sauvignon Blanc é boa pedida para dias quentes

O verão, com seus dias mais quentes, pede vinhos mais refrescantes e leves ao paladar, rótulos que possam ser servidos gelados, como os brancos, rosés e espumantes. Os brancos, por terem a acidez como sua principal característica, ao serem servidos em uma temperatura mais baixa, ampliam a sensação de frescor. Por esse motivo, vinhos produzidos com a uva Sauvignon Blanc têm agradado cada vez mais os brasileiros.

Uma pesquisa reuniu dados das empresas Statista, Euromonitor e Nielsen sobre o consumo de vinho no Brasil e no mundo. O resultado mostra que ao todo foram consumidos 501 milhões de litros em 2020, um aumento de 30% em relação a 2019. O vinho branco é o segundo tipo mais consumido no Brasil, tendo 25% da preferência. Em terceiro, está o rosé, com 20% do total. E a uva do tipo Sauvignon Blanc está na segunda posição entre os rótulos mais consumidos entre os vinhos brancos aqui no Brasil.

A falta de tanino na composição do vinho Sauvignon lanc é uma das razões para o seu maior frescor e acidez. O tanino no vinho tinto vem do contato com a casca durante o processo de fermentação, os vinhos brancos fermentam sem as cascas das uvas, já os rosés tem um breve contato com as cascas das uvas tintas.

A região de Marlborough, na Nova Zelândia

O sommelier da Cava Noble BigLar, Luiz Roberto Corrêa Lima, explica que a Sauvignon Blanc é uma Vitis vinífera europeia originária do Vale do Loire, na França. Hoje, porém, ela é apreciada em todo o mundo. Os frutos das castas de Vitis vinífera são menores, com características aromáticas mais complexas. Sua casca mais espessa favorece a estrutura e corpo dos vinhos.

“Vinhos produzidos a partir da Sauvignon Blanc apresentam corpo leve e marcante. Além disso, possuem aromas intensos e frutados, com notas de frutas cítricas e tropicais, como lima-da-pérsia, maracujá, abacaxi e kiwi, nuances florais, e toques herbáceos, completados com uma ótima acidez, o que os tornam realmente refrescantes e muito interessantes”, comenta o sommelier.

A Sauvignon Blanc geralmente é encontrada em vinhos varietais (aquele elaborado a partir de uma única variedade de uva ou com alta predominância de determinada uva), nos quais ela brilha com toda sua intensidade aromática. No entanto, existem exemplares que utilizam a Sauvignon Blanc com outras uvas, como o Sauternes, o famoso vinho de sobremesa, também conhecido como o “tesouro dos vinhos doces”.

A uva Sauvignon Blanc se originou na região de Bordeaux, na França, conhecida internacionalmente por ser uma das mais notáveis regiões vitivinícolas do mundo. Por lá, a Sauvignon Blanc resulta em vinhos bastante ricos e exuberantes, tanto secos quanto doces.

Junto com a Cabernet Franc, a Sauvignon Blanc deu origem a mais famosa e cultivada uva vinífera do mundo, a Cabernet Sauvignon. Isso mostra a sua importância para a história da vinicultura. Os primeiros relatos sobre essa casta, aliás, são bem antigos, remontam aos séculos XVI e XVII.

Da França para o mundo

A Sauvignon Blanc é uma casta que se adapta muito bem a uma grande variedade de solos e climas. Aromática e refrescante é conhecida por manter seu caráter e nitidez onde quer que seja cultivada. Os vinhos Sauvignon Blanc produzidos no Valle do Loire, na França, os Sancerres e os Pouilly Fumés têm a fama de serem os melhores do mundo.

“Possuem elevada acidez, mineralidade e teores alcoólicos módicos, sendo vinhos com boa capacidade de guarda, o que é raro entre os Sauvignon Blancs, geralmente sempre prontos para o consumo imediato. Especialmente os vinhos da AOC Puilly-Fumé, local onde o solo é composto de sílex, que aporta ao vinho mineralidade, com aroma mineral e um toque defumado que lembra a pedra de isqueiro quando sofre atrito, e, também o “fougere”, que os franceses chamam de caráter herbáceo da Sauvignon Blanc. Esses vinhos são a combinação perfeita para os famosos queijos de cabra frescos do Vale do Loire. Os Sauvignons Blancs de Bordeaux, na França, geralmente fazem blends com a Sémillon, resultando em vinhos tranquilos e secos, mas notadamente os grandes vinhos de sobremesa da AOC Sauternes”, explica o sommelier Luiz Roberto Corrêa Lima.

A Nova Zelândia, principalmente a região de Marlborough, também se destaca na produção da Sauvignon Blanc, produzindo vinhos com intensidade aromática com destaque para os aromas de aspargos, ervas, lima, maçã verde, e notas florais e também combinam com os queijos de cabra e salmão defumado.

De acordo com Luiz Roberto Corrêa Lima, é do Chile que vem a maior variedade de opções do portfólio da Cave Noble. “Principalmente os fantásticos Sauvignons Blancs dos vales de Casablanca, Leyda e do Limari, sempre muito aromáticos, frescos e com boa acidez, sendo ótimas opções gastronômicas e para provar o que essa casta tem a oferecer. Os brasileiros da nossa querida Serra Gaúcha também vêm se destacando, além dos uruguaios. Essas, entre outras características, fazem da Sauvignon Blanc, uma casta única, que conquistou o coração dos apaixonados por vinhos”, revela o sommelier da Cave Noble BigLar.

Para harmonizar com o Sauvignon Blanc, a sugestão são queijos, saladas, frutos do mar, peixes, comida japonesa e comida thai. “Ele também é uma ótima opção para curtir um dia ensolarado na piscina com os amigos e família”, diz Luiz Roberto Corrêa Lima.