O Verão, estação mais quente do ano, combina com rótulos leves e refrescantes. Saiba como escolher

O vinho também pode ser uma opção refrescante para aliviar o calor durante o verão. Mas é preciso saber escolher bem os rótulos e como servi-los. Neste período, os mais indicados são os brancos, rosés e os espumantes, sendo mais refrescantes, pois são servidos gelados. É possível também inovar com rótulos mais leves e jovens, como os vinhos verdes, de Portugal. 

Na estação mais quente do ano, as castas preferidas são Chardonnay, Sauvignon-blanc e Riesling. Isso porque elas dão origem a vinhos com menor teor alcoólico, que costumam ser mais secos, leves, frescos, jovens e menos complexos. Tais características harmonizam com pratos típicos desta estação.

Entre as uvas brancas mais conhecidas e mais leves, que agradam a todos os paladares pela boa acidez e baixa graduação alcoólica, estão a Sauvignon Blanc, Pinot Grigio, Torrontés. Já os vinhos brancos mais encorpados, extremamente gastronômicos, são elaborados com as uvas Chardonnay, Encruzado, Alvarinho e Riesling.

A temperatura correta no momento de servir ajuda a realçar o sabor frutado do vinho. No caso do espumante, o frescor é ainda maior, graças à gaseificação natural.

Outra opção famosa no verão são os rosés. E, ao contrário do que se pensa, eles são elaborados a partir da uva-tinta. A diferença é que a casca da uva fica em contato com o mosto por menos tempo. Algumas das castas de uvas mais utilizadas para a elaboração dos rosés são PinotNoir, Merlot, Malbec, Syrah, Tempranillo, Grenache e Cabernet Sauvignon.

Harmonização de verão

Verão pede pratos leves e bebidas refrescantes. Para harmonizar tanto com o branco como com o rosé, escolha pratos à base de frutos do mar, carnes brancas, peixes, saladas, queijo de cabra, risotos e aperitivos em geral. 

Uma dica é dar preferência aos exemplares mais jovens, pois ao contrário dos vinhos tintos, os brancos e rosés vão perdendo, na maioria dos casos, acidez e frescor. Já o espumante, é a bebida mais versátil que existe, combinando com pratos leves à feijoada.

Para quem não abre mão do vinho tinto, uma dica é optar pelos exemplares mais jovens (safras de até quatro anos), com menor teor alcoólico, aromas de frutas e vegetais frescos, e com menos contato com a madeira. Sobre os tintos de verão, vale dar aquela resfriada, diferentemente dos tintos encorpados e tânicos.

Harmonizam muito bem com massas, churrasco, risotos e embutidos. Sugestão de uvas que proporcionam vinhos mais macios: Gamay, Pinot Noir, Merlot, Carménère e Tempranillo. Aliado à baixa temperatura, o sabor mais ácido dá sensação de frescor. Por isso, é importante resfriar esse vinho tinto jovem entre 12 °C e 14 °C.

A harmonização com os rosés, muito procurados durante os dias ensolarados por serem saborosos, delicados, leves, refrescantes e versáteis, é fácil. Famosos na França, Portugal e nos Estados Unidos, os vinhos rosés começam a ganhar espaço aqui no Brasil. Caem muito bem com diversos pratos, desde saladas, pizzas, frutos do mar, peixes, queijos, carne branca até comidas picantes. São uma boa pedida para eventos e atividades ao ar livre.

As cores dos vinhos rosé variam do rosa-salmão ao rosa-cereja. A temperatura ideal para servi-los varia de acordo com o corpo do vinho. Os mais leves, entre 6 °C e 8 °C, enquanto os estruturados, entre 10 °C a 12 °C.

Drinques com a cara da estação 

A combinação entre vinho e verão vai muito bem, obrigada. Mas se você está pensando em sair da zona de conforto de só escolher um bom rótulo refrescante  – inclusive, até já te ajudamos nisso –, dá para ir além! Nada mais a cara do verão do que os drinques. Então, por que não fazê-los utilizando o apreciado vinho?

Isso, além de trazer frescor nos dias mais quentes, é uma maneira digamos que, mais “inovadora” de criar estas bebidas para o verão, visto que, os drinques, em sua grande maioria, utilizam como base alcoólica um destilado. Sem contar que, é uma ótima ideia dar um novo destino àquelas garrafas que estão perdidas na adega.

Além dos clássicos vinhos de verão – brancos, rosés e espumantes –, há espaço para os tintos. Inclusive, trouxemos um drinque famosíssimo durante o verão das cidades espanholas, o Tinto de Verano. Já, se se sua praia é vinho branco, aposte no certeiro Clericot, bastante consagrado na Argentina. Separe suas taças, os rótulos preferidos, algumas frutas tropicais, e tim-tim, um brinde ao verão!