Confira a seleção dos saborosos azeites premiados que estão disponíveis nas gôndolas do BigLar

Há algum tempo, o vinho, o chocolate, o presunto e até mesmo a cachaça ganharam representantes no segmento gourmet com produtos selecionados; dentro dessa seção, há, ainda, uma linha especial. Nela, além da alta qualidade, os itens capricham na apresentação, visando ao segmento de presentes e ocasiões especiais, uma vez que esse mercado se define por produtos e serviços que oferecem benefícios técnicos, funcionais e emocionais a seus consumidores.

Agora, quem chega a esse seletíssimo grupo é o azeite, e o BigLar conta com um mix de azeites em suas prateleiras — pronto para surpreender. Pegue uma bela fatia de pão italiano, um bom vinho e se prepare para conhecer um pouco mais desses produtos premium.

Azeite de Oliva Extravirgem Premium Josep Llorens

Dentre as possibilidades, tem-se o item do grupo Josep Llorens i Fills, que contempla uma ampla variedade de produtos espanhóis. Sobre seus azeites, produzidos na Andaluzia, são chamados de “ouro líquido para o paladar”. O Azeite de Oliva Extravirgem Premium Josep Llorens é um dos mais premiados do mundo, produzido a partir de azeitonas saudáveis em seu melhor momento de maturação, isto é, quando se transformam de verde em preta, garantindo a preservação dos melhores aromas e sabores. A extração é logo após a colheita, o que possibilita que as características organolépticas não sejam alteradas.

O produto apresenta aromas frutados, verdes e frescos que lembram folhas, alcachofra, ervas finas, tomate e maçã verde. Na boca, o frescor contrasta com o moderado amargor e a elegante picância. É extremamente equilibrado, requintado, saboroso e complexo, indicado para acompanhar pães e saladas, mas também pratos encorpados à base de carne de caça, ensopados e queijos.

Macarrão com azeite e ricota defumada
Azeite de Oliva de Trufas Negras Tartufi Jimmy

Localizada na Itália, a Tartufi Jimmy é uma empresa especializada na comercialização de trufas frescas e na criação de produtos de trufas em conserva de alta qualidade. Ela se desenvolveu ao longo do tempo e, hoje, está presente nos mercados italiano e estrangeiro. Seu azeite é um produto que conta a história de origem da marca, feito de acordo com antigas tradições: azeitonas colhidas à mão e prensagem a frio. Os flocos de trufas secas, obtidos a partir das frescas e perfumadas, colocados neste precioso azeite extravirgem ganham vida própria conferindo ao produto um sabor delicado e perfumado. O Azeite de Oliva de Trufa Negras Tartufi é ideal para temperar saladas, carpaccio ou filés de carne.

Azeite Extravirgem Midas Premium

De origem grega, o azeite de oliva extravirgem Midas Premium é uma homenagem ao Rei Midas que, segundo a mitologia grega, transformava tudo o que tocava em ouro, assim como as receitas acompanhadas deste magnífico azeite. Possui aroma frutado médio e harmonioso, com notas de maçã verde, alcachofra e ervas frescas, apresentando, na boca, amargor médio e picância persistente. Quanto à harmonização, o Midas é ideal em molhos para salada, vegetais cozidos ou grelhados, peixes, carnes brancas, massas, iogurte e sobremesas.

Azeite Extravirgem Premium Deleyda

A Olivos Ruta del Sol nasceu do entusiasmo de um grupo de empresários que, buscando participar da nascente olivicultura chilena, decidiu se unir para formar um projeto empresarial conjunto. Cativados pelos benefícios do produto, eles definiram um objetivo comum: a produção de um azeite extravirgem de primeira classe. Situada em um vale único que conta com as melhores variedades de azeitonas espanholas, italianas e gregas, a empresa apresenta tecnologia de ponta e uma equipe altamente qualificada para produzir o Azeite Extravirgem Premium Deleyda.

Ele é de intensidade média, com notas aromáticas que indicam muito frescor, além de delicado toque herbáceo e de maçã. Na boca, tem boa acidez, leve amargor e uma sensação de picância longa e persistente. É ideal para saladas, queijos e bruschettas.

Carpaccio de Shitake com Azeite de Trufas
Oro Bailen Reserva Familiar Picual

Também espanhola, a empresa Oro Bailen possui seu olival na base da Serra Morena, na província de Jaén, principal região produtora de azeite do mundo. Pela qualidade de seus produtos, ela já foi premiada e reconhecida como uma das melhores empresas do mundo no setor. Devido aos cuidados no cultivo e produção, o Oro Bailen Reserva Familiar Picual já foi várias vezes escolhido como o melhor azeite do mundo.

Ele é frutado, possui um verde intenso e complexo. Com amargor e picância agradável, é muito equilibrado e com alta complexidade de aromas, apresentando notas de erva recém-cortada, tomate, banana-verde, maçã e amêndoa verde. Considerando seus aromas e sabor de alta intensidade, este azeite é ideal para ser consumido cru, com pão, queijos e embutidos. Combina também com pratos intensos como o bacalhau, mariscos e carnes vermelhas.

Azeite Extravirgem Italiano Paesano

O Azeite Extravirgem Italiano Paesano tem como característica seu frescor, pois é engarrafado imediatamente após sua extração, em meados de outubro. Além disso, a área em que é produzido é banhada pelo Rio Belice, na Sicília, caracterizada pelo clima Mediterrâneo com invernos suaves e verões quentes e secos. Devido a essas condições climáticas, as oliveiras crescem em seu habitat ideal. O azeite não é filtrado, logo, possui um aspecto mais turvo e esverdeado, com um sabor herbáceo e picante, harmonizando perfeitamente com saladas, legumes, aves, peixes e até mesmo queijos.