Uma das mais importantes metrópoles do mundo, Londres, guarda em seus pubs, bares e cafés a verdadeira gastronomia popular inglesa

Uma das mais importantes cidades da Europa e uma das metrópoles mais cosmopolitas do mundo, a capital inglesa Londres é daqueles lugares em que é possível encontrar tudo, 24 horas por dia. No quesito gastronomia, a cidade é repleta de pubs, restaurantes, bares, cafés, mercados, barraquinhas de rua, cervejarias e destilarias, onde são servidos pratos que contemplam a culinária do mundo todo.

Apesar desse “caldeirão cultural” – ou por causa dele –, os ingleses valorizam muito sua, por vezes, “injustiçada” gastronomia, geralmente relegada a segundo plano por ser menos elaborada em relação à culinária célebre de países vizinhos como França, Itália, Portugal e Espanha. Suas opções gastronômicas apresentam algumas misturas de sabores que são consideradas “singulares” pelos estrangeiros, mas adoradas pelos nativos.

Pratos tradicionais

Alguns pratos são verdadeiros símbolos da Inglaterra, e o mais popular deles, amplamente consumido até mesmo em antigas colônias britânicas como a Austrália e a Nova Zelândia, é o fish and chips. Como o próprio nome já diz, o prato leva peixe (bacalhau ou hadoque) e batata frita, e é feito para comer com as mãos, como um verdadeiro “takeaway” (em português, “comida para viagem”).

Encontrado em qualquer lugar onde se venda comida pronta, seja nas ruas de Londres ou em qualquer vilazinha britânica, estima-se que sejam vendidos nada menos que 382 milhões de porções de fish and chips todos os anos em território inglês.

Outro prato em que o segredo culinário está na junção de dois ou mais alimentos é o bangers and mash, a famosa salsicha ou linguiça servida acompanhada de purê de batata e ervilha, sabor típico nos pubs londrinos.

Sunday Roast

Quem quer sentir o real gosto da tradição culinária da Inglaterra não pode deixar de provar as tortas tão amadas pelos súditos da rainha. O steak and ale pie, a “empadinha inglesa”, é uma das mais populares e seu recheio é preparado com carne, bacon, queijo, molho e cerveja escura envoltos em uma massa leve.

Também nesse estilo culinário estão o shepperd’s pie (carne de cordeiro) e o cottage pie (com carne bovina), que lembram uma espécie de escondidinho e são amados pelas famílias inglesas no inverno. Já o cornish pasty, o “pastel da Cornualha” – região no sudeste país – lembra a empanada espanhola e apresenta versões em que há recheio com carne ou com vegetais em uma massa elaborada com farinha.

Banoffee

Fundamental à mesa dos ingleses no almoço de domingo, quando se reúne toda a família, é o sunday roast. O “assado de domingo” trata-se de carne de boi (roast beef), porco, frango ou cordeiro, com acompanhamentos como o pão Yorkshire Pudding, molhos e legumes. Também muito apreciado, o Wellington Beef tem como ingredientes essenciais filé-mignon mal passado, cogumelos, massa folhada, patê e molho ao vinho. A origem do nome é controversa, mas a versão mais aceita é que o prato foi criado para celebrar o primeiro Duque de Wellington, Arthur Wellesley, e a vitória na Batalha de Waterloo.

Destaca-se, ainda, o frango com molho picante de ar indiano, chicken tikka masala; a linguiça de banha e sangue de porco, black pudding; o ovo cozido envolto em uma massa de linguiça empanada e frita, conhecido como scotch egg; a batata inglesa, assada e recheada, jacket potato; a sopa de ervilhas com presunto, chamada pea and ham soup; e a massa recheada com salsicha, toad in the hole.

Bangers and Mash
Café da manhã e chá das cinco

Outra tradição gastronômica do povo inglês é o de se alimentar bem e caloricamente pela manhã. O full english breakfast (café da manhã inglês completo), também conhecido como fry up, é uma marca da culinária do país desde o século XIV e é costumeiramente preparado aos finais de semana e em datas festivas.

Bread and Butter Pudding

O menu é extenso e reforçado: linguiça, ovo frito, tomate frito, bacon, cogumelos refogados, geleia, torrada, feijão assado com molho de tomate e o típico bubble and squeak, que tem como ingredientes principais batata e repolho servidos fritos em rodela.

O grande ícone inglês, porém, acontece mesmo quando o ponteiro dos relógios bate às 17 horas. O chá das cinco (five o’clock tea) foi criado em 1662, quando a portuguesa Catarina de Bragança, filha de Dom João IV, casou-se com o rei inglês Charles II e levou o costume para o país do marido. Além da xícara de chá, uma boa mesa de five o’clock tea traz guloseimas como bolos e os scones, um tipo de brioche servido com geleia de morango e um tipo de nata meio amarga.

Outras sobremesas inglesas tradicionais que são consumidas, mas não apenas no chá da tarde, são as tortas doces apple pie (recheada de maçãs caramelizadas e canela) e banoffee pie (de banana e caramelo), o summer pudding (pudim de pão italiano, açúcar e frutas vermelhas), o trifle (pavê com creme inglês e frutas), o eton mess (morangos com suspiros) e o bread and butter pudding (uma espécie de rabanada inglesa).

Fish and Chips