Mais do que passar dietas para emagrecer, o nutricionista ajuda a prevenir doenças e a conquistar qualidade de vida por meio da alimentação saudável

O nutricionista é quem mais entende sobre os alimentos e os efeitos deles em nosso corpo, além de ser responsável por ajudar o paciente a atingir seus objetivos e a montar planos de refeições que condizem com seu modo de vida. Por meio do acompanhamento nutricional, previne-se doenças e seu organismo torna-se mais forte. Para entender um pouco mais sobre esta área e sua importância no nosso dia a dia, a especialista Mariana Duailibi esclareceu certas dúvidas sobre a profissão e seu papel em nossas vidas.

O que significa ser uma nutricionista?
Mariana: Ser nutricionista vai muito além de prescrever dietas. É sobre saber escutar, acolher e não julgar, entender as dores, desejos, preferências, aversões, e avaliar cada indivíduo de uma forma única, pois não é sobre “excluir”, e sim sobre incluir os alimentos que vão nos nutrir de forma mais consciente e gentil, sem radicalismos e extremismos. O ato de nos alimentarmos envolve também o que pensamos e sentimos, e nós, como nutricionistas, precisamos entender qual é essa relação do paciente com o alimento, para prescrever nutrientes que vão propagar um novo estilo de vida através da nutrição integrativa.

Os padrões de beleza atuais dificultam a população a entender o propósito do corpo saudável?
Mariana: Os padrões de beleza sempre existiram e sempre vão existir. O problema real não está neles, mas sim em nós, em tentarmos nos encaixar neles. Devido às redes sociais, estamos vivendo, nos dias atuais, o excesso de exposição e de filtros que pregam uma imagem sem imperfeições e defeitos, que podem mudar completamente a aparência de uma pessoa. A reflexão não é sobre usar ou não os filtros, ou se devemos fazer procedimentos e cirurgias que mexam com a estética, mas sim a relação que as pessoas estão tendo com essas mudanças. Não existe perfeição, e o autoconhecimento e autocuidado tornaram-se fundamentais para uma relação saudável com si mesmo.

Qual é a importância de uma alimentação balanceada e indicada por um profissional da área?
Mariana: É pelo alimento que o nosso corpo recebe os nutrientes, portanto devemos priorizar uma alimentação balanceada e diversificada, com ingestão de vegetais, frutas, proteínas e gorduras boas. Graças à internet, hoje temos um excesso de informações, e diversas pessoas recorrem a elas em busca de uma fórmula rápida, como no caso do emagrecimento. Porém muitas dessas “dietas da moda” podem colocar a saúde em risco e causar o tão temido efeito sanfona, pois são restritivas e sem comprovações científicas. Por isso, o acompanhamento nutricional é fundamental para garantir uma saúde de forma segura e duradoura.