Doces ou agridoces, a alta variedade de sabores proporciona grandes refeições

Doces ou agridoces, uma coisa é certa: são deliciosas sempre! As geleias são sinônimo de sabor e versatilidade, garantindo presença especial seja na mesa do café da manhã ou jantar. 

Do francês “gelée”, a palavra geleia significa gelificar ou solidificar, lembrando o aspecto meio gelatinoso do preparo da polpa de frutas ou parte delas. Entre tantas possíveis origens, duas delas remetem a regiões diferentes do mundo: uma no Oriente Médio e outra no sul da França. 

A primeira versão supõe que os povos daquela área usavam o açúcar como método de conservação das frutas que haviam sido colhidas durante o verão. Com isso, essas compotas podiam ser consumidas durante o inverno. Outra possibilidade era a aplicação dessas geleias com fins medicinais. 

Já na França, em 1790, acreditava-se que a produção das primeiras geleias foi por acaso, durante o cozimento de maçãs. Uma tempestade teria feito com que o trabalho fosse interrompido e retornado apenas no dia seguinte, o que fez com que o açúcar das próprias maçãs formasse uma espécie de gelatina natural nas panelas. 

As francesas aproveitaram então aquele doce e observaram até que a durabilidade do novo produto aumentou. Após as maçãs, outras frutas e ingredientes também foram sendo testados e consumidos. 

Atualmente, as opções de geleias de frutas são bem conhecidas. Podem ser encontradas nos sabores: mix de frutas vermelhas, morango, framboesa, uva, amora, maçã, maracujá, damasco, jabuticaba, abacaxi, laranja, goiaba e açaí, entre outras mais famosas. 

Entre as agridoces, as geleias de pimenta, gengibre e cebola caramelizada são tão apreciadas quanto as de frutas. Há, ainda, alguns sabores mais inusitados, como a de cerveja, menta e hortelã, tomate e bacon, alho negro e pimentão. 

A versatilidade de uso das geleias inclui pães salgados e doces, torradas, bolos, tortas, queijos, hambúrgueres, carnes, entre outros pratos que o paladar mandar. O objetivo desta diversificação é intensificar os sabores e aromas de cada refeição ou combinação proposta. 

 

Entradinhas chiques e gostosas

De modo geral, a combinação de geleias com queijos para porções e aperitivos é deliciosa e sempre bem-vinda. Uma entrada fácil de preparar e bonita, que garante requinte a uma mesa de entradas, por exemplo, é a do queijo cremoso (Catupiry) com geleia. 

Os sabores sugeridos para esse prato são damasco, gengibre ou pimenta. É só desenformar o queijo e colocar a geleia por cima. Torradinhas são uma ótima sugestão de acompanhamento.

Outro clássico é o preparo do queijo Camembert aquecido ou empanado com geleia de frutas vermelhas. Uma variação é usar o queijo brie, que, por ter em seu interior uma massa mais macia, proporciona o mesmo efeito de degustação. As geleias de damasco e pimenta são outras duas boas opções para servir. 

Recheio de bolos

As geleias de morango e frutas vermelhas são as preferidas para o recheio de bolos de massa branca. Tendo a base do bolo mais delicada, a geleia dá um toque a mais e modifica, totalmente, a proposta, elevando o sabor da receita. Já os bolos de chocolate, por exemplo, que são mais marcantes, podem ousar e receber as geleias de laranja, damasco ou pimenta em seus recheios.

Bem para a saúde

As versões de geleias light, zero ou diet e orgânicas são opções para aqueles que preferem consumir menos calorias, têm restrições alimentares ou priorizam métodos de produção diferenciados. São uma alternativa para que não haja privações nas refeições e, ainda, assim como as geleias “normais”, para ingerir propriedades antioxidantes, que ajudam a fortalecer o sistema de defesa do organismo e a garantir mais energia nutricionalmente. 

Ao redor do mundo

Algumas geleias têm presença fundamental em refeições de vários países. Na ceia de Natal francesa, uma geleia de cebola ou figo são, tradicionalmente, servidas para acompanhar um prato de salmão defumado e foie gras. 

Já no café da manhã dos alemães, que é preparado com salsichas típicas, queijos, pretzels, ovos cozidos, frios e frutas frescas, uma geleia caseira não pode faltar. 

Na primeira refeição do dia dos americanos, as tradicionais panquecas ganham manteiga, geleia ou mel de cobertura. Uma versão de sanduíche dos Estados Unidos é feita com pão de forma, peito de peru ou creme de amendoim com uma geleia de frutas. 

Já entre os suíços, a geleia pode marcar presença no café da manhã. Um bom pão de ovo trançado é servido com geleia, mel e manteiga.